menu
Partilhar

Gato don sphynx ou donskoy

Atualizado: 2 junho 2022
Gato don sphynx ou donskoy

O gato don sphynx, também conhecido como gato donskoy, provém da Rússia e foi encontrado na década de 1980, quando foi encontrada uma gatinha que foi perdendo os pelos pouco a pouco e que teve uma ninhada de gatinhos que acabaram perdendo também. Esses gatos estavam saudáveis, o que aconteceu foi uma mutação de caráter dominante, que é transmitida facilmente aos descendentes. Isto é o que diferencia claramente dos sphynx, cuja ausência de pele se deve a uma mutação recessiva. Trata-se de um gato mediano, fino, carinhoso, amigável e inteligente. Devido a ausência de pelos, uma série de cuidados especiais são necessários.

Continue lendo para conhecer mais sobre as características do gato don sphynx, sua origem, personalidade, cuidados, saúde e onde adotar um exemplar.

Origem
  • Europa
  • Rússia
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato don sphynx ou donskoy

O gato don sphynx é uma raça de origem Russa, especificamente de Rostov del Don, por isso o nome. O gato apareceu em 1987 a partir da descoberta de Elena Kovaleva de uma gatinha que havia recolhido dias antes e que estava perdendo pelos. Esta notícia chegou a uma cuidadora de gatos que começou a estudar a gata e chegou à conclusão que não tinha nenhuma doença endócrina ou dermatológica, mas que era uma gata totalmente saudável que estava perdendo pelos por uma mutação genética. Quando esta gatinha teve sua primeira ninhada, várias de seus filhotes não tinham pelos e os que tinham iam perdendo conforme passavam as semanas, por isso se deduziu que se tratava de uma mutação dominante e não de caráter recessivo como ocorre com os gatos sphynx.

Esta raça felina foi reconhecida em 1997 pela WCF, em 2005 pela TICA e em 2011 pela FIFE.

Características do gato don sphynx ou donskoy

O gato donskoy tem um tamanho médio, com uma altura de 25 a 35 cm e peso de 4 a 5 kg nos machos e de 2 a 3 kg nas fêmeas. Seu corpo é musculoso, apesar de parecer fino e delicado pela ausência de pelos. Devido a este último, as dobras cutâneas são bem marcadas e os dedos são longos e bem diferenciados. As pernas são longas e fortes e a cauda é fina e longa.

A cabeça do don sphynx tem forma de cunha, as maçãs do rosto são bem desenvolvidas e eles tem queixo forte, testa plana e muito enrugada. As orelhas são de tamanho grande, largas e inseridas altas um pouco para frente. Os olhos dessa raça de gato têm forma amendoada e tem uma expressão séria, mas tranquila. E quanto a cor, sus olhos podem ser de qualquer tonalidade, mas sempre brilhantes e claros, de acordo com a pele e com o pouco de pelo que possa ter.

Cores do gato don sphynx

O don sphynx é um gato do grupo dos gatos sem pelo, mesmo que a pele possa ser de diversas cores e padrões. Dependendo da quantidade de pelo e do tempo que eles permanecem até cair, podemos diferenciar 4 variedades de don sphynx:

  • Don sphynx brush: são os que têm mais pelos, nascem com pelos mas perdem pouco a pouco na cabeça, pescoço e parte superior das costas.
  • Don sphynx velour: nascem com pelos lanosos que acabam desaparecendo durante seu primeiro ano de vida, ficando alguns pelos curtos na cauda, pernas e rosto.
  • Don sphynx flock: nascem sem pelos, mas com um tipo de cabelo que lhes dão um toque aveludado que pode desaparecer com o tempo, ficando totalmente sem pelos.
  • Don sphynx rubber bald: nascem sem pelos e nunca surgem novos.

Personalidade do gato don sphynx ou donskoy

O don sphynx tem temperamento carinhoso, amigável e leal. São gatos muito sociáveis, tendem a se darem bem com outros animais, com estranhos e pessoas de todas as idades, principalmente se desejam brincar com eles, já que são muito brincalhões. Também são muito ativos, e necessitam estar constantemente em movimento, subindo, pulando e correndo pela casa.

Um ponto a destacar desta raça é que não gostam de ficar sozinhos em casa, são dependentes e fiéis a seus cuidadores, de formar que costumar sofrer com sua ausência, especialmente se tem pouco enriquecimento ambiental.

Cuidados com o gato don sphynx ou donskoy

Com respeito aos cuidados higiênicos que devem ter os cuidadores de gatos donskoy, devido a quantidade de secreção sebácea que produzem diariamente sobre sua pele e que não se distribui aos pelos por não os possuir, será necessário limpá-los com panos úmidos ou toalhas específicas, sem que sejam irritantes. O banho também deve ser realizado com shampoo suave para gatos se eles toleram bem. A higiene dos olhos, ouvidos e dentes é importante para a prevenção de doenças e infecções que podem afetar estas estruturas corporais.

Considerando a ausência de pelos, são gatos cuja pele está muito exposta aos danos causados pelos raios UV do sol, por isso devem usar protetor solar. Também são sensíveis a baixas temperaturas, por isso a casa deve sempre ser climatizada. Mesmo assim, em climas muito frios, não é exagero usar abrigos ou mantas para gatos para ajudar a manter a temperatura.

A alimentação deve ser completa, equilibrada e específica para a espécie felina. Os donskoy têm um metabolismo acelerado, por isso necessitam se alimentar em maior quantidade todos os dias que outras raças de gatos mais tranquilos e com metabolismo mais lento. No entanto, sempre a quantidade deve estar ajustada a cada don sphynx segundo suas características individuais. A água deve sempre estar a sua disposição e a comida deve ser servida em várias porções diárias.

Devem ter jogos interativos e outras medidas de enriquecimento ambiental, especialmente para quando estão sozinhos em casa. Além de arranhadores, é recomendável tem uma boa caixa de areia com areia de seu agrado, que não seja irritante para a pele desses gatos e preferencialmente não perfumada.

Saúde do gato don sphynx ou donskoy

A expectativa de vida do gato don sphynx varia entre 10 a 15 anos. São gatos fortes e saudáveis que não tem predisposição a nenhuma doença em particular. No entanto, pela ausência de pelos, podem sofrer queimaduras solares no verão, ser mais propensos a infecções de pele se ocorrerem qualquer arranhão ou traumatismos, alergias e outros problemas dermatológicos. Conheça as doenças da pele mais comuns em gatos neste outro artigo.

Sem dúvida, o que vai propiciar que o gato tenha uma boa esperança de vida e seja feliz e saudável serão os cuidados corretos e uma boa prevenção de saúde. Para prevenir doenças infecciosas e parasitárias, é recomendável procurar uma clínica veterinária para realizar um calendário de vacinação e desparasitação, respectivamente, bem como exames de rotina. Também é importante que estejam castrados para prevenir doenças e tumores do sistema reprodutor dos machos e das fêmeas don sphynx.

Onde adotar um gato don sphynx ou donskoy?

A adoção de um exemplar don sphynx pode ser difícil, já que são gatos muito procurados pelos tutores. No entanto, pode existir a possibilidade de encontrar um gato donskoy em um abrigo ou serviço de proteção. Se não é o caso, também podem ser procurados em associações de regate de gatos sphynx, onde podem estar inclusos os don sphynx por serem parecidos.

Bibliografia
  • Fédération Internationale Féline. Don Sphynx. Disponível em: <http://www1.fifeweb.org/dnld/std/DSP.pdf>. Acesso em 2 de junho de 2022.

Fotos de Gato don sphynx ou donskoy

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato don sphynx ou donskoy

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Gato don sphynx ou donskoy
1 de 4
Gato don sphynx ou donskoy

Voltar ao topo da página