menu
Partilhar

Gato khao manee

Atualizado: 26 abril 2021
Gato khao manee

Os gatos Khao Manee são felinos provenientes da Tailândia que se caracterizam por possuir pelagem curta e branca e por apresentar, geralmente, olhos de cores díspares (heterocromia), sendo um deles frequentemente azul e o outro verde ou amarelo. Quanto à personalidade, são gatos afetuosos, ativos, inquietos, brincalhões, leais e dependentes do carinho de seus cuidadores. Eles não precisam de cuidados especiais, embora exijam que você dedique tempo para brincar com eles e exercitá-los. São gatos fortes e sem doenças hereditárias, exceto pela possibilidade de apresentar surdez devido às suas características de pelagem branca e olhos azuis.

Continue lendo esta ficha de animais do PeritoAnimal para saber todas as características do gato khao manee, sua origem, personalidade, cuidados, saúde e onde adotá-los.

Origem
  • Ásia
  • Tailândia
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato khao manee

As primeiras referências escritas da raça de gatos khao manee datam do ano de 1350, na compilação incluída no Tamra Maew. O nome significa "gema branca", e esses gatos também são conhecidos como "olhos de diamante", "joia branca" ou "gato real de Sian".

De 1868 a 1910, o rei tailandês Rama V se dedicou à criação desses gatos, já que esta era sua raça preferida. Portanto, a origem desta raça ocorreu na Tailândia, um país em que são considerados atrativos da felicidade e da boa sorte, sendo bastante cobiçados pelos tailandeses. No entanto, só em 1999 esses gatos deixaram a Tailândia e foram para os Estados Unidos, com Collen Freymounth.

No Ocidente, a raça é até hoje bastante desconhecida, contudo, é muito valorizada em seu país de origem.

Características do gato khao manee

Os gatos khao manee têm um tamanho médio, com um corpo forte e ágil. Os machos medem entre 30 e 35 cm e pesam entre 3 e 5 kg, enquanto as fêmeas são menores, medindo entre 25 e 30 cm e pesando entre 2 e 5 kg. Eles atingem o tamanho adulto aos 12 meses de idade.

A cabeça desses gatos é de tamanho médio e em forma de cunha, com nariz pequeno e reto e maçãs do rosto proeminentes. As pernas são longas e robustas e as patas são ovais. As orelhas são médias com pontas arredondadas, e a cauda é longa e larga na base. No entanto, se algo caracteriza o gato khao manee acima de todas as outras coisas, é a cor de seus olhos. Os olhos são de tamanho médio e ovais e costumam apresentar heterocromia, ou seja, um olho de cada cor. Geralmente, eles costumam ter um olho azul e um olho verde, amarelo ou âmbar.

Cores do khao manee

A pelagem do gato khao manee é caracterizada por pelos curtos e brancos, embora algo curioso aconteça nessa raça: muitos gatinhos nascem com uma mancha escura na cabeça, que desaparece à medida que crescem e a pelagem se torna completamente branca. Portanto, nenhuma outra cor é aceita e, por isso, o khao manee é popular por ser um gato branco com olhos bicolores.

Personalidade do gato khao manee

Os gatos khao manee são afetuosos, ativos e sociáveis, embora o traço mais característico de sua personalidade seja seu amor por miar para tudo, qualquer desculpa serve para esses gatinhos! Eles adoram estar com seus cuidadores, com quem criam um vínculo forte e aos quais seguem para todos os lados. Isso pode fazer com que não tolerem a solidão e desenvolvam, inclusive, ansiedade por separação. Eles se dão bem com crianças e adoram brincar e correr com elas. No entanto, são um pouco tímidos com desconhecidos.

Continuando com o temperamento e personalidade do khao manee, eles são gatos muito brincalhões e inquietos. Na verdade, quando saem de casa, não é surpreendente que tragam um animal caçado como uma “oferenda” para seu tratador. Nesse sentido, deve-se notar que eles têm tendência a fugir para explorar o exterior. Embora costumem retornar devido ao forte vínculo que desenvolvem com seus humanos, é aconselhável ficar de olho neles para evitar que sofram danos. Além disso, como bom gato oriental, é curioso e inteligente.

Cuidados do gato khao manee

O khao manee é uma raça de poucos cuidados, nada muito além dos cuidados gerais que qualquer gato exige. Assim, os cuidados mais importantes do khao manee são:

  • Higiene adequada do pelo com escovação uma ou duas vezes por semana, aumentando a frequência nas épocas de queda e dando banhos quando necessário. Descubra como escovar pelo de gato neste outro artigo.
  • Cuidado dos ouvidos e dos dentes por meio de exames e limpeza frequentes para procurar e prevenir ácaros, infecções, tártaro ou doenças periodontais.
  • Alimentação completa e equilibrada que contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo. A ração úmida deve ser combinada com a seca, dividida em várias doses diárias. A água deve estar limpa, fresca e sempre à sua disposição.
  • Exercício frequente. São gatos muito ativos e travessos, que precisam liberar energia correndo e brincando. Você precisa reservar alguns minutos diários para essa atividade. Outra opção é levá-los para passear com guia, algo de que podem gostar muito.
  • Vacinação de desparasitação rotineiras para prevenir doenças.

Além disso, por ser uma raça de gatos curiosos e que tendem a fugir, se você não quiser que isso aconteça, é importante habilitar a casa, assim como educar o felino. Claro, no caso do khao manee, assim como de muitos outros gatos, é mais do que recomendado sair para passear para cobrir essa necessidade exploratória. Por último, não podemos esquecer a importância do enriquecimento ambiental, por isso é fundamental introduzir uma variedade de brinquedos e arranhadores em casa.

Saúde do gato khao manee

A expectativa de vida do khao manee varia dos 10 aos 15 anos. Eles não têm doenças hereditárias ou congênitas, mas, devido à sua cor branca e os olhos azuis, apresentam risco de surdez, e de fato alguns espécimes têm esse problema. Outra condição de que podem sofrer é a cauda enroscada. Em ambos os casos, são necessários exames veterinários.

No mais, eles têm a mesma possibilidade de desenvolver doenças infecciosas, parasitárias e orgânicas que os outros gatos. Por isso, os check-ups, vacinações e desparasitações são fundamentais na sua prevenção e diagnóstico precoce dessas condições, para que o tratamento utilizado seja mais rápido e eficaz. Consulte a lista de doenças mais comuns em gatos neste outro artigo.

Onde adotar um gato khao manee?

A adoção de um gatinho khao manee é extremamente difícil se não estivermos na Tailândia ou em países orientais, já que no Ocidente essa raça não é muito difundida e não há muitos exemplares. Em todo caso, você sempre pode perguntar em associações protetoras ou pesquisar na internet uma associação, embora, como já dissemos, seja muito difícil. Por isso, você pode optar por outra raça ou um gato sem raça definida (SRD) que possua várias das características do gato khao manee. Todos merecem uma chance!

Fotos de Gato khao manee

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato khao manee

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato khao manee
1 de 3
Gato khao manee

Voltar ao topo da página