Gato kurilian bobtail
O gato kurilian bobtail se originou há menos de 200 anos nas ilhas Curilas russas. Possivelmente seja um cruzamento entre gatos bobtail japonês e gatos naturais da ilha, particularmente os siberianos. São gatos simpáticos, ativos e muito inteligentes, toleram bem as mudanças e as pessoas de todas as idades. Além disso, como são muito bons caçadores de peixes, não são inimigos da água, por isso o banho pode ser adicionado junto com a escovação na rotina de prevenção das bolas de pelos.
Por outro lado, são muito fortes e possuem boa saúde, por isso, com uma correta medicina preventiva, podem ter uma expectativa de vida muito elevada, chegando inclusive até os 20 anos, se não desenvolverem doenças incuráveis antes. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer a origem, as características, a personalidade, os cuidados e a saúde do gato kurilian bobtail.
- Europa
- Rússia
- Categoria III
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Origem do gato kurilian bobtail
Os gatos kurilian bobtail são pequenos felinos procedentes da Rússia, das ilhas Curiles, um arquipélago que se estende desde a ilha japonesa de Hokkaido até a península russa de Kamchatka. A soberania destas ilhas é disputada entre Rússia e Japão, mas parece que é mais provável que estes gatos tenham descendência do bobtail japonês, mesmo que sejam mais musculosos e de maior tamanho, possivelmente por cruzamentos com gatos habitantes das ilhas, especialmente os siberianos.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Rússia conseguiu ficar com o controle das ilhas e os soldados russos levaram alguns exemplares de bobtail japonês, que foram criados como gatos domésticos. Hoje em dia, os gatos kurilian bobtail senguem sendo vistos pelas ruas das ilhas, mostrando altas capacidades para a caça, principalmente de peixes, grande resistência a baixas temperaturas e uma elevada força física.
A raça chegou ao continente europeu, no entanto ainda é bastante desconhecida na América. De fato, nos Estados Unidos não chegam a mais de 100 exemplares. Por fim, diferentes entidades internacionais de gatos já reconheceram a raça. A FIFE o fez em 2004 e, desde 2012, a TICA a aceita para competir por títulos.
Características do gato kurilian bobtail
Os kurilian bobtail são gatos medianos e também grandes. Medem de 25 a 30 cm de altura e as fêmeas pesam de 4-5kg e os machos de 5 a 7 kg. O mais chamativo da raça e o que dá o nome, além do seu lugar de origem, é sua cauda curta de menos de 12 cm e com aspecto de pompom. Não se encontram duas caudas iguais. Sua cabeça é de tamanho grande e possui maçãs do rosto largas. Os olhos têm uma forma de amêndoa na parte inferior e ovalados na parte superior. As orelhas são medianas, triangulares e direcionadas um pouco para frente. Apresentam um corpo muito musculoso e forte, com tórax amplo e as extremidades também muito fortes e robustas. Sua pelagem é sedosa, sem nós e muito suave, o que faz ser muito agradável ao toque. Pode ser curto ou semi-longo.
Cores do gato kurilian bobtail
A pelagem dos gatos kurilian bobtail pode ser dos seguintes tipos:
- Cores sólidas, como preto, branco, loiro ou prata.
- Tabby ou rajado.
- Carey ou tricolor.
Personalidade do gato kurilian bobtail
Os kurilian bobtail são gatos muito inteligentes, brincalhões e ativos. Diferentemente de outros gatos, se adaptam muito bem às novas situações e às mudanças ambientais, por isso não lhes causam tanto estresse. Além disso, como são acostumados a caçar peixes, levam nos genes não terem medo de água, por isso o banho pode inclusive ser prazeroso para eles. Também podem ser muito bons caçadores de roedores e de pequenos répteis, por isso, possivelmente terá a casa limpa de pragas se convive com um exemplar desta raça.
São gatos muito sociáveis. Se dão bem com todo tipo de pessoas e não deixam de cumprimentar e tentar brincar com as visitas. Também te cumprimentarão todos os dias ao chegar em casa. Por outro lado, são muito fáceis de treinar, devido à sua grande inteligência. Todas estas características fazem a convivência perfeita, mas é preciso considerar que, por serem gatos tão ativos e brincalhões, sem enriquecimento ambiental, principalmente quando você não estiver em casa, ou sem jogar suficientemente com eles, podem se frustrar e deprimir, piorando sua saúde e, em geral, sua qualidade de vida.
Cuidados do gato kurilian bobtail
Como acabamos de comentar, um dos principais aspectos para o bom cuidado destes gatos é conseguir que liberem sua energia. Para isso podemos recorrer ao jogo, aos brinquedos interativos ou de escalar, às corridas, aos arranhadores, etc. O importante é que nunca se aborreçam durante o tempo em que não estejam descansando. Por outro lado, sua alimentação deve ser especialmente rica em proteínas. Em geral, os gatos requerem elevadas quantidades deste macronutriente, obtido do tecido animal e básico para a manutenção da sua saúde, mas nesta raça são ainda mais importantes para conservar sua musculatura, sua força e forma física.
E quanto à higiene, os kurilian bobtail, podem ter o pelo semi-longo, sendo imprescindível, nesse caso, uma escovação mais frequente que requerem os exemplares de pelo curto. A escovação habitual ajudará a eliminar o pelo morto, evitando que seja ingerido durante a higiene e, desta forma, ajudando a prevenir a formação de bolas de pelo. O risco destas bolas é que se acumulem no tubo digestivo, o que pode ter consequências tão graves como a obstrução, cujo tratamento, em algumas ocasiões, tem que ser a intervenção cirurgica. Por outro lado, como estes gatos geralmente não tem medo de água, pode tentar dar banho no seu gatinho para eliminar mais pelos mortos, o que facilita a troca, além de prevenir a formação das bolas de pelos. Seguindo com a higiene, os ouvidos dos kurilian bobtail também devem ser limpos e revisados em busca de qualquer secreção anormal, odor fétido ou outros sinais de infecção ou parasitas.
Saúde do gato kurilian bobtail
Estes gatos têm uma expectativa de vida entre 15 e 17 anos, mesmo que não seja raro que cheguem aos 20, sempre que sejam cuidados adequadamente e não tenham doenças hereditárias ou tumores. Como qualquer outro gato, os kurilian bobtail podem contrair doenças infecciosas, como a imunodeficiência, a rinotraqueíte o a clamidiose. Muitas delas são prevenidas por meio da vacinação. A presença de parasitas, capazes de transmitir doenças como a bartonelose ou a leishmaniose, também podem ser prevenidas seguindo as recomendações de desparasitação que o veterinário fornecer. As revisões veterinárias, a vacinação e a desparasitação são medidas básicas de saúde, mesmo que nosso exemplar não tenha acesso ao exterior. Além disso, mesmo que os kurilian bobtail sejam gatos fortes e não tenham predisposição a nenhuma doença específica, temos que ter cuidado com as seguintes patologias:
- Alergia: dermatite atópica, alergia à picada de pulgas, complexo eosinofílico felino ou reação adversa ao alimento parecem ser as doenças alérgicas mais frequentes nestes gatos.
- Doenças bucais: infecções, gengivite ou gengivoestomatite crônica são as patologias mais frequentes que afetam a boca dos kurilian bobtail.
- Peritonite infecciosa felina: como muitos gatos que são criados em criadouros vivem em grupos, apresentam um maior risco de se infectar pelo coronavírus entérico felino, que pode sofrer mutação e desenvolver a devastadora peritonite infecciosa felina, com uma forma seca em que se formam piogranulomas em diversos órgãos e uma forma úmida caracterizada pela produção de derrames abdominais e/ou torácicos.
- Leucemia felina: doença infecciosa viral transmitida especialmente pela saliva que pode provocar alterações sanguíneas, doenças imunomediadas e processos tumorais que chegam a ser mortais.
Onde adotar um gato kurilian bobtail?
Adotar um gato da raça kurilian bobtail pode ser uma tarefa quase impossível no Brasil. Por isso, recomendamos que pergunte em associações protetoras de animais e busque pela internet.
Por outro lado, não deixe de pensar na possibilidade de adotar um gato com características similares às do kurilian bobtail quanto à personalidade e aparência. Muitos são os que esperam nos abrigos por esta oportunidade.
- Comps, C. M. (2013). Razas de gatos. Editorial Libsa SA.
- NGV (2010). 1000 gatos. Editorial NGV