menu
Partilhar

Springel spaniel inglês

Atualizado: 29 janeiro 2021
Springel spaniel inglês

O cachorro springer spaniel inglês é uma raça cuja origem remonta há vários séculos atrás e que permaneceu quase invariável. É muito extrovertido e social, de estrutura robusta e de caráter muito dócil, por isso é um excelente companheiro. Por natureza, é extremamente ágil, atento e inteligente. Suas longas orelhas com o pelo eriçado são uma das características mais notáveis e que o fazem muito parecido ao cocker spaniel inglês, com quem compartilha antepassados.

São cachorros que preferem estar ao ar livre e correr pelo campo porque são muito enérgicos, mas se adaptam perfeitamente à cidade sempre que possam disfrutar de seus passeios e exercícios diários. Para conhecer todas as características da raça springer spaniel inglês e seus cuidados, não perca esta ficha de PeritoAnimal onde te contaremos tudo.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do springer spaniel inglês

Como seu nome indica ("spaniel"), esta linha de cachorros é proveniente da Espanha, embora suas origens remontem ao século XVI na Inglaterra, quando seus antepassados eram companheiros de caça e eram usados para perseguir as suas presas, fazê-las sair e pular de seu esconderijos (daí o nome "springer", que do inglês significa "fazer pular"). Seu nome antigo era norfolk spaniel, já que vinham de Norfolk, Inglaterra.

No século XIX é quando se começa a selecionar uma linha diferente e totalmente separada da linha inglesa. Por isso, na atualidade existem duas linhas de springer, o inglês e o galês, sendo o inglês a raça de cachorros caçadores mais antiga e que até os dias de hoje se mantem pura.

Características do springer spaniel

O springer spaniel inglês é uma raça de cachorros de tamanho mediano, sendo sua altura até a cernelha de 50 cm e seu peso entre 17 e pouco mais de 20 kg. É um cão esbelto e suas pernas, tal como seu corpo robusto, são grandes e bastante longas, permitindo percorrer longas distâncias em um curto espaço de tempo. Sua aparência permanece quase inalterada desde suas origens, com olhos grandes, muito expressivos e em um característico tom de avelã escuro. O focinho é largo e com um tamanho proporcional ao crânio, que é arredondado. No entanto, entre as características do springer spaniel inglês, sem dúvida, o que mais se destaca são suas orelhas caídas e longas, semelhantes às de um cocker.

O pelo do springer spaniel inglês não é muito comprido e deve ser liso e denso. O grosso não é aceito pela FCI.

Cores do springer spaniel inglês

O springer spaniel inglês apresenta a cor branca na região do colarinho e na área do focinho, assim como nas pernas e na área da barriga. O resto pode ser cor de fígado, preto ou tricolor com qualquer uma destas duas cores e manchas cor de fogo.

Personalidade do springer spaniel inglês

É uma raça muito amigável e sociável, além de ser alegre e muito dócil. É um cachorro que está sempre muito atento ao que acontece a seu redor, pois em suas origens esta raça era utilizada para caçar. O springer spaniel inglês é um cão muito inteligente, portanto sua educação será fácil desde que sejam utilizadas as técnicas corretas. Além disso, é um excelente companheiro e gosta de ficar com os humanos de sua família, pois é muito protetor.

Eles podem tornar-se muito brincalhões e socializar muito bem com crianças e outros cães. Embora seja muito raro, alguns podem ser mais inativos, mas a grande maioria prefere estar quase sempre em atividade. Como muitos outros cães, eles são atraídos por poças e adoram entrar na água.

Cuidados com o springer spaniel inglês

O springer spaniel inglês precisa fazer muito exercício físico, seja correndo, jogos de agilidade ou através de treinamento, o que é muito importante desde a tenra idade. Além disso, é muito importante a sociabilização, pois eles se dão muito bem com as crianças, portanto, se crescerem juntos, nosso amigo peludo pode se tornar um excelente companheiro e fiel protetor.

Por ter muitas franjas, a limpeza diária é muito importante para manter o pelo de nosso cachorro Springer Spaniel inglês saudável. Neste sentido, cortar um pouco do pelo ajuda em sua manutenção, por exemplo, ao redor das orelhas e patas, sempre com muito cuidado ou levando-os a um profissional. Escovar seu pelo também ajuda a mantê-lo, pois remove nós, pelos mortos ou qualquer outra coisa que possa ter ficado presa a ele. Esta escovação deve ser feita duas ou três vezes por semana.

Outro ponto extremamente importante nos cuidados com o springer spaniel inglês é a limpeza de seus ouvidos, pois eles são propensos a infecções nos ouvidos, portanto, limpá-los com uma gaze umedecida é essencial.

Alimentação do Springer Spaniel

É muito importante que o springer spaniel inglês tenha proteínas em sua dieta, pois este é o principal elemento que os ajudará a se desenvolver adequadamente e é o que tornará possível sua energia. Em geral, embora isso dependa do tamanho, peso e nível de atividade de cada indivíduo, a quantidade recomendada é de cerca de 350g de alimento ou ração seca por dia, que pode ser fornecida em várias porções ao longo do dia. Por tendência natural, esta raça pode ganhar peso facilmente, por isso é importante prestar atenção à quantidade de alimento consumido e à frequência das recompensas, já que seu peso adequado está entre 19 e 20 kg, em média. Além disso, é extremamente importante mantê-lo bem hidratado, fornecendo água fresca, por isso você deve sempre mantê-la ao seu alcance.

Educação do springer spaniel inglês

Como mencionamos, o springer spaniel inglês é um cachorro muito inteligente e ativo, por isso sua educação pode ser muito simples e divertida desde que a realizemos corretamente. Como em todos os cães, é essencial optar por um reforço positivo e nunca por punição, gritos ou violência física, pois isso só fará com que nosso cachorro desenvolva medo, ansiedade, estresse, frustração, etc., o que poderia levar a uma atitude agressiva. Como estamos lidando com um cachorro muito dócil e obediente, reforçando o bom comportamento, começaremos a ver os resultados em muito menos tempo do que em outras raças caninas, de modo que ele pode ser um grande companheiro mesmo para pessoas que nunca viveram com um cão antes.

Como com todos os cachorros, é importante ser paciente e constante ao treinar um springer spaniel inglês. Embora sua educação seja geralmente simples, realizando sessões de adestramento curtas e espaçadas ao longo do dia, devemos enfatizar que se trata de um cão com maior tendência a latir. Isto significa que teremos que prestar atenção especial a este fato se quisermos evitar conviver com um cachorro que late por tudo. Da mesma forma, esta atitude pode se desenvolver sozinha, já que também tende a desenvolver ansiedade de separação, de modo que também pode mostrar outros problemas como a destruição de móveis. Veja nosso artigo sobre a ansiedade de separação em cachorros para evitá-la.

Se você adotou um springer spaniel inglês filhote, além de levar em consideração os aspectos mencionados em termos de educação, não se esqueça de realizar uma boa socialização. Isto também é importante com os adultos adotados. Por isso, te sugerimos a consultar este artigo sobre como socializar um cachorro adulto.

Saúde do Springer Spaniel

Esta raça de cachorro, como em muitas outras, pode apresentar condições de saúde que são típicas ou comuns a eles. Por exemplo, em muitos springer spaniel ingleses, e em muitas raças de cães com orelhas longas e frouxas, é muito comum o desenvolvimento de infecções nos ouvidos, por isso é muito importante verificar semanalmente os ouvidos e os canais auditivos de nosso amigo peludo. Outras condições menos comuns são a presença de alergias e doenças auto-imunes. Eles também podem ter problemas com cílios que ficam enrolados para fora ou para dentro (distiquíase), o que pode causar muito desconforto e pode ser corrigido com uma pequena cirurgia. As cataratas também podem ocorrer em indivíduos mais velhos.

Com boa saúde, a expectativa de vida do springer spaniel inglês está entre 10 e 15 anos, o que também dependerá do tipo de vida e muitos outros fatores que podem se desenvolver durante a vida do animal.

Onde adotar um springer spaniel inglês?

Para adotar um springer spaniel inglês você deve visitar os abrigos e associações de animais mais próximos à sua residência. Se no momento eles não tiverem um cão com estas características, eles anotarão seus dados para informá-lo quando chegar um. Da mesma forma, existem associações que são responsáveis por resgatar e cuidar de cães de raças específicas para encontrar lares responsáveis para eles. Em qualquer caso, encorajamos você a não descartar a ideia de adotar um cachorro springer spaniel inglês vira-lata, pois ele também estará disposto a lhe dar todo o seu amor!

Fotos de Springel spaniel inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Springel spaniel inglês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Springel spaniel inglês
1 de 5
Springel spaniel inglês

Voltar ao topo da página