Partilhar

Pastor Belga Tervueren

Pastor Belga Tervueren

Das quatro variedades do Pastor Belga, apenas o Pastor Belga Tervueren e o Pastor Belga Groenendael têm o pelo comprido. Por isso, são as duas variedades que alcançaram mais popularidade como pets, ao logo de toda a história. No entanto, e apesar da sua beleza e elegância, o Pastor Belga Tervueren é antes de mais um cachorro de trabalho. O seu corpo quadrado, musculado e leve proporcionar-lhe a agilidade e a força necessárias para ter êxito em quase qualquer trabalho. Tal como os restantes Pastores Belgas, o Tervueren é um cão ágil e muito ativo, e além disso, é muito bom no que diz respeito a proteção e vigilância.

Nesta ficha de raça do PeritoAnimal contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre o Pastor Belga Tervueren para adotar um.

Origem
  • Europa
  • Bélgica
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Pastor Belga Tervueren

O Pastor Belga Tervueren deve o seu nome à vila belga de Tervueren. Este bonito cachorro nem sempre foi muito popular. Depois de duas épocas em que esta raça esteve quase a desaparecer, o Tervueren conseguiu ganhar popularidade em 1945.

Embora cada variedade de Pastor Belga tenha uma história particular, a história do Tervueren faz parte da história de toda a raça, sendo a variedade resultante do cruzamento entre o Pastor Belga Groenendael e o Collie de pelo comprido.

Caraterísticas do Pastor Belga Tervueren

A altura na cernelha para os machos oscila entre os 60 e os 66 centímetros. Para as fêmeas, a altura na cernelha está entre os 56 e os 62 centímetros. O peso dos machos deve estar entre os 25 e os 30 quilos. O das fêmeas deve estar entre os 20 e os 25 quilos.

As orelhas triangulares e terminadas em ponta, são pequenas e de inserção alta em uma cabeça larga, reta e fina. Os olhos escuros e de forma amendoada, dão ao Pastor Belga Tervueren uma expressão entre arrogante e melancólica. Os dentes poderosos do Tervueren fecham em tesoura e estão dispostos em um focinho que é mais largo na sua base do que na extremidade. O focinho nunca deve ser pontiagudo. As extremidades anteriores são retas e paralelas entre si. As extremidades posteriores são poderosas mas sem darem a aparência de serem pesadas, tendo uma angulação normal.

O pelo deste Pastor Belga é curto sobre a cabeça, a parte externa das orelhas e parte baixa das patas (à exceção do lado posterior do antebraço que apresenta franjas). O restante corpo está coberto por pelo comprido, embora não tão comprido como em outras raças de Pastor tal como o Bobtail. O pelo liso e comprido é mais abundante no pescoço e antes do peito, onde desenha um bonito colar que confere ao Tervueren uma aparência de realeza. O pelo também é muito abundante na cauda. As cores aceites para o Pastor Belga Tervueren são o fulvo encarvoado e o cinza encarvoado, sempre com máscara preta. O encarvoado é a cor resultante de pelos que têm o extremo preto, pelo que a cor de base escurece um pouco. A cauda é de comprimento médio e com pelo abundante, deve chegar pelo menos até ao jarrete.

Caráter do Pastor Belga Tervueren

Vigilante, ativo e de grande vitalidade, o Tervueren é um excelente cão de guarda e protetor da sua família humana. Como tem os seus instintos de proteção e territorialidade muito desenvolvidos, é necessário socializá-lo desde filhote. O Tervueren tem tanta energia como qualquer outro Pastor Belga, pelo que precisa de alguma ocupação diária para se manter distraído e queimar toda a energia. A falta de exercício físico e mental pode causar-lhe problemas de comportamento.

Cuidados do Pastor Belga Tervueren

Apesar do Pastor Belga Tervueren se conseguir adaptar a viver em um apartamento, precisa de muito exercício. Por isso, é melhor se contar com um jardim ou um pátio. Independentemente se viver em um apartamento ou em uma casa, os passeios diários longos são imprescindíveis para este cachorro. Além de exercício este cão precisa de companhia constante, pois não é um cachorro para deixar no jardim ou no pátio a maior parte do dia.

O Pastor Belga Tervueren perde pelo de forma regular durante todo o ano. Além disso, os machos perdem pelo em maior quantidade uma vez por ano. As fêmeas perdem pelo de forma abundante duas vezes por ano. A escovação regular é necessária para manter o pelo do Tervueren em boas condições. Caso não consiga cuidar adequadamente do pelo do seu cachorro é fundamental que vá ao veterinário ou ao cabeleireiro canino.

Educação do Pastor Belga Tervueren

Este cão é fácil de treinar se se utilizarem os métodos adequados. Métodos duros de educação podem destruir o caráter do Tervueren ou levar à confrontação. É preferível usar métodos de adestramento canino que se baseiem na cooperação e não na dominação.

O Pastor Belga Tervueren precisa de um dono experiente. Se lhe proporcionarem as condições adequadas, este cachorro pode chegar a ser um excelente cão de guarda, um grande cachorro pastor ou um ótimo pet. Tudo depende da correta educação e adestramento.

Saúde do Pastor Belga Tervueren

Tal como as restantes variedades do Pastor Belga, o Tervueren é um cachorro resistente que apresenta problemas de saúde poucas vezes. No entanto, o cuidado veterinário e a administração correta das vacinas são sempre necessários, pelo que se deve escolher um veterinário com conhecimentos sólidos e experiência.

Não é muito comum que esta raça fique afetada pela doença da displasia de quadril, mas ainda assim é importante vigiar só para prevenir. O que se conhece nesta raça são casos de epilepsia, secreção da tiroide e problemas pancreáticos.

Fotos de Pastor Belga Tervueren

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Belga Tervueren

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Belga Tervueren

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Rafaella
É uma raça super inteligente e com uma super fidelidade ao dono

Pastor Belga Tervueren
1 de 7
Pastor Belga Tervueren

Voltar ao topo da página