menu
Partilhar

Boiadeiro de flandres

Atualizado: 3 agosto 2021
Boiadeiro de flandres

O bouvier des Flandres, ou boiadeiro de flandres, é um cachorro grande e corpulento, com uma aparência rústica muito peculiar. De temperamento estável, protetor e leal, é um ótimo cão pastor, boiadeiro e de guarda, mas também pode ser um excelente animal de estimação. Graças à sua grande inteligência e memória magnífica, esses cães tendem a aprender todo tipo de comando rapidamente. Devido ao seu grande tamanho, é recomendável que viva em espaços amplos, pois precisam de muita atividade física e mental diariamente.

Se você se interessa em adotar um cão desta raça, continue a ler esta ficha do PeritoAnimal na qual trazemos todas as informações necessárias sobre a raça boiadeiro de flandres, para que possa cuidar bem do seu companheiro peludo.

Origem
  • Europa
  • Bélgica
  • França
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do boiadeiro de flandres

Os boiadeiros de flandres são originários da região Flamenga, também chamada de Flandres, compartilhada pela Bélgica e França. É por isso que a FCI os considera de origem franco-belga. O nome bouvier des Flandres é francês e em português significa pastor da Flandres, o que denota a sua origem e a sua função de cão-guia do gado.

O primeiro padrão da raça foi elaborado em 1912 e a popularidade do boiadeiro de flandres aumentou até a Primeira Guerra Mundial, contudo, depois disso a raça chegou à beira da extinção. Um dos poucos boiadeiros sobreviventes da guerra foi usado como fundador para recuperar a raça, e seu nome hoje pode ser encontrado em quase todos os pedigrees do boiadeiro de flandres. Esse cão foi o Ch. Nic de Sottegem. Em 1922, o padrão racial foi redefinido para obter uma raça mais homogênea. Hoje em dia, o boiadeiro de flandres é um cachorro visto facilmente em exposições e eventos de pastoreio, mas não é muito popular como animal de estimação.

Características físicas do boiadeiro de flandres

O corpo deste cão é compacto, forte e musculoso, mas sem parecer pesado. Seu perfil é quadrado, uma vez que o comprimento das nádegas e dos ombros é igual à altura na cernelha. Essa altura varia entre 62 e 68 centímetros nos machos e entre 59 e 65 centímetros nas fêmeas. O peso aproximado varia de 30 a 40 quilos nos machos e 27 a 35 quilos nas fêmeas. As pernas são musculosas e com ossos fortes.

A cabeça do boiadeiro de flandres é maciça, bem proporcional ao corpo e bem delineada, mas essas características podem não ser visíveis a olho nu devido à abundante pelagem que as recobrem. Possui uma barba bem desenvolvida e seu nariz é redondo e preto. Os olhos, ligeiramente ovais e muito escuros, estão dispostos horizontalmente. As orelhas têm inserção alta e caem sobre as bochechas. Infelizmente, o padrão FCI da raça aceita e recomenda a amputação das orelhas em formato triangular.

Da mesma forma, o padrão da raça publicado pela FCI indica que a cauda deve ser cortada acima da segunda ou terceira vértebra, exceto em países onde essa prática bárbara é proibida.

A pelagem deste cão é espessa e tem duas camadas. A camada externa é de comprimento médio (cerca de seis centímetros), áspera, seca e ligeiramente desgrenhada. A camada interna é composta por pelos finos e apertados. A pelagem pode ser cinza, malhada ou cor de carvão, mas o padrão também aceita pelagem castanha-preta.

Temperamento do boiadeiro de flandres

São cães inteligentes, enérgicos e de temperamento estável. Devido ao seu passado como cães multipropósito em fazendas belgas, eles tendem a ser excelentes guardiões e protetores, mas precisam de companhia durante grande parte do dia.

Eles tendem a ser reservados com estranhos e podem ser agressivos com cães do mesmo sexo. No entanto, com a socialização adequada, podem se tornar excelentes animais de estimação e se dar bem com pessoas, cães e outros animais. É importante começar a socialização do boiadeiro de flandres enquanto ainda é um filhote, já que do contrário ele pode se tornar um animal agressivo ou medroso.

Cuidados do boiadeiro de flandres

O cuidado da pelagem é complicado e requer escovação e penteação do cachorro entre duas e três vezes por semana, além da retirada manual dos pelos mortos (decapagem) a cada três meses. Obviamente, o cuidado com a pelagem é mais intenso para cães de exibição do que para cães de exposição, mas em geral a pelagem do boiadeiro de flandres exige mais cuidado do que a dos outros cães pastores e boiadeiros.

Esses cães também exigem muito exercício físico e companhia. Eles não se contentam com caminhadas curtas, mas precisam de longas caminhadas ou corridas todos os dias. Deve-se ter cuidado, entretanto, para não exigir grandes esforços deles quando ainda são muito jovens, pois isso pode prejudicar suas articulações. Também não são cães que devem ficar isolados no quintal, mas devem passar a maior parte do tempo com suas famílias. Assim, eles podem se adaptar à vida em apartamentos se receberem suficiente exercícios ao ar livre, mas vivem melhor em casas com grandes quintais. Se não receberem estímulo constante e um treinamento de obediência adequado, podem ficar entediados.

Educação do boiadeiro de flandres

Além da sua grande inteligência, os boiadeiros de flandres possuem uma excelente memória, razão pela qual surpreendem a todos com suas capacidades cognitivas. Quando bem treinados, esses cães são verdadeiras joias do mundo animal, pois aprendem muito rapidamente. Eles respondem bem a diferentes técnicas de adestramento, mas é por meio do adestramento com clicker que se podem obter os resultados mais impressionantes e duradouros.

Esses cães podem apresentar problemas de comportamento quando não praticam exercícios suficientes, a atenção que exigem ou o adestramento de que precisam. Nesses casos, eles podem se tornar cachorros destruidores, agressivos ou tímidos. No entanto, quando os boiadeiros de flandres recebem os cuidados e educação necessários, são excelentes animais de estimação que não deixam nada a desejar para outras raças.

Saúde do boiadeiro de flandres

O boiadeiro de flandres tende a ser um cachorro saudável e a ter menos problemas de saúde do que muitas outras raças de cães. No entanto, é propenso a sofrer com algumas doenças hereditárias, como:

Fotos de Boiadeiro de flandres

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boiadeiro de flandres

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Boiadeiro de flandres
1 de 8
Boiadeiro de flandres

Voltar ao topo da página