Curiosidades do mundo animal

Que animal é o Bambi?

 
Sandra Sotoca
Por Sandra Sotoca, Jornalista. 8 abril 2022
Que animal é o Bambi?

Bambi é um dos clássicos da Disney. Seja por seu físico adorável ou por causa de sua personalidade cativante, este personagem faz parte do filme Bambi, lançado em 1943. O filme marcou a infância de muitas crianças com suas fantásticas aventuras.

No entanto, ainda há muita gente que se pergunta sobre que animal é o bambi. Se você também tem esta dúvida e quer conhecer mais sobre a espécie, suas características, alimentação e habitat, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Diapausa em animais - O que é e exemplos

Índice

  1. Que animal é o bambi do filme da Disney?
  2. Características do veado-de-cauda-branca
  3. Habitat do veado-de-cauda-branca
  4. Alimentação do veado-de-cauda-branca
  5. Estado de conservação do veado-de-cauda-branca
  6. Diferença entre cervo, veado e corça
  7. Outros animais de Bambi, o filme

Que animal é o bambi do filme da Disney?

No livro Bambi, a história de uma vida na floresta, de Felix Salten, Bambi era um cervo. Entretanto, existem diferentes tipos de cervos, de modo que este personagem da Disney pode causar confusão. Então poderíamos falar sobre o Bambi ser um cervo ou um veado, que são sinônimos, mas também poderia ser uma corça, um alce ou um caribu, todos pertencentes à família dos cervídeos. Mas que tipo de animal é realmente o Bambi?

Bem, as corças não vivem nos Estados Unidos, e os norte-americanos estão mais acostumados aos veados-de-cauda-branca. É por isso que, no filme da Disney, Bambi é um veado-de-cauda-branca (Odocoileus virginianus), também conhecido como cariacu, veado-da-virgínia ou veado-galheiro.

Que animal é o Bambi? - Que animal é o bambi do filme da Disney?

Características do veado-de-cauda-branca

Agora que sabemos que animal é o Bambi, vamos dar uma olhada em algumas das principais características da espécie veado-de-cauda-branca.

  • É um mamífero artiodáctilo: pertence à família Cervidae. Se você quiser saber mais sobre as características dos mamíferos, não hesite em dar uma olhada neste outro artigo que recomendamos a você.
  • É um veado de tamanho médio: pode medir até 1,20 metro e pesar aproximadamente 130 kg.
  • Sua pelagem muda de acordo com a estação do ano: no verão é acetinada e marrom claro, enquanto no inverno se torna mais espessa e cinzenta.
  • Tem dimorfismo sexual: os machos são um terço maiores do que as mulheres.
  • O veado-de-cauda-branca, assim como os demais membros do grupo, possuem galhadas, em vez de cornos ou chifres, curvados para frente: eles crescem com a idade até atingirem seu desenvolvimento máximo por volta dos 4 anos de idade.
  • As fêmeas vivem em pequenos grupos. Paralelamente, os machos vivem uma vida solitária, exceto durante a época de acasalamento.
Que animal é o Bambi? - Características do veado-de-cauda-branca

Habitat do veado-de-cauda-branca

O veado-de-cauda-branca (Odocoileus virginianus) habita diferentes ecossistemas do continente americano e é, portanto, nativo das Américas. Podemos falar sobre os veados que vivem da região subárctica canadense, através de florestas secas das encostas montanhosas do México e florestas tropicais da América Central e do Sul, até florestas equatoriais secas do norte do Peru e outras áreas florestadas da América do Sul. Assim, observamos que o Bambi é um animal capaz de se adaptar a diferentes tipos de habitat, embora predominem nas florestas.

Alimentação do veado-de-cauda-branca

Agora que sabemos que animal é o Bambi e que características ele tem, vamos descobrir o que ele come. Os veados-de-cauda-branca são ruminantes e herbívoros. Assim, a alimentação do Bambi é baseada em um grande número de diferentes folhas, brotos, frutas e fungos.

Além disso, em certos períodos do ano, eles podem incluir alimentos como bagas de pequenas árvores e arbustos e alguns tipos de frutas doces que estão disponíveis em sua dieta.

Você pode se interessar por estes outros artigos do PeritoAnimal os diferentes tipos de animais ruminantes e os animais herbívoros.

Que animal é o Bambi? - Alimentação do veado-de-cauda-branca

Estado de conservação do veado-de-cauda-branca

Infelizmente, o veado-de-cauda-branca é perseguido por caçadores mas, felizmente, está em um estado de menor preocupação. Na verdade, as populações destes animais aumentaram devido à falta de predadores.

Em 28 de junho de 1993, o Congresso Nacional de Honduras declarou o veado-de-cauda-branca um símbolo nacional da fauna do país. Da mesma forma, o Odocoileus virginianus foi declarado o símbolo nacional da Costa Rica em 2 de maio de 1995.

Diferença entre cervo, veado e corça

O veado e o cervo são sinônimos para o mesmo animal. No entanto, o comparamos com as corças, aí sim são duas espécies diferentes de cervídeos com características biológicas e, sobretudo, morfológicas muito diferentes. As principais diferenças estão em:

  • Tamanho: o veado-vermelho é muito maior em tamanho, em termos de peso, do que uma corça. Um veado adulto pode atingir 80-200 kg, em comparação com os 15-30 kg da corça.
  • Chifres: Eles são maiores e mais complexos no veado do que na corça. Eles também diferem no número de dicas. Na corça há três pontos por chifre e eles são fixos, embora quando entram na fase adulta possam chegar a 35 cm. O número varia no cervo adulto, que pode ter mais de 15 espigões que podem atingir um metro de comprimento.
  • Focinho: As corças têm uma galhada preta, enquanto os veados mantêm o tom acastanhado do resto da cabeça.
  • Cauda: A corça também pode ser distinguida à distância por sua cauda branca, enquanto a cauda branca do veado é menor e é atravessada por uma cauda curta.
Que animal é o Bambi? - Diferença entre cervo, veado e corça

Outros animais de Bambi, o filme

Agora que você descobriu que animal é o Bambi, você pode estar se perguntando sobre os outros animais que aparecem no filme da Disney. Vamos falar sobre os mais destacados abaixo.

  • Os outros co-protagonistas do filme da Disney são seus pais, o Grande Príncipe da Floresta e sua mãe sem nome: também dois veados-de-cauda-branca.
  • Tambor: um coelho de nariz cor-de-rosa. Se você quiser saber mais sobre a Anatomia do coelho, não hesite em ler este artigo do PeritoAnimal.
  • Flor: é um gambá macho. Recomendamos que você verifique este post sobre as características dos gambás.
  • Sua amiga de infância e futura parceira Faline: que também é um veado-de-cauda-branca filhote.

Agora que você já sabe mais sobre a espécie animal do Bambi, viu as características e alimentação do veado-de-cauda-branca, você talvez possa se interessar por este outro artigo em que listamos os melhores filmes com animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Que animal é o Bambi?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gallina, S. and Lopez Arevalo, H. 2016. Odocoileus virginianus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T42394A22162580. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-2.RLTS.T42394A22162580.en>. Acesso em 29 de março de 2022.
  • Disney Fandom. Faline. Disponível em: <https://disney.fandom.com/pt-br/wiki/Faline>. Acesso em 29 de março de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Que animal é o Bambi?