PARTILHAR

O que são animais ovíparos

O que são animais ovíparos

Na natureza podemos observar várias estratégias reprodutivas, e uma delas é a oviparidade. Você deve saber que existem muitos animais que seguem a mesma estratégia, que apareceu muito antes na história evolutiva do que os animais vivíparos.

Se você quer saber o que são animais ovíparos, em que consiste essa estratégia reprodutiva e alguns exemplos de animais ovíparos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Você vai resolver todas as suas dúvidas e aprender coisas incríveis!

O que são animais ovíparos

Os animais ovíparos são aqueles que botam ovos que eclodem,uma vez que estão fora do corpo da mãe. A fertilização pode ser externa ou interna, mas a eclosão sempre ocorre no meio externo, jamais no ventre da mãe.

Os peixes, anfíbios, répteis e aves, assim como alguns mamíferos ocasionalmente, são ovíparos. Costumam botar os ovos em ninhos bem protegidos, onde o embrião se desenvolverá dentro do ovo e depois eclodirá. Alguns animais são ovovivíparos, ou seja, incubam os ovos no interior do corpo em vez de fazê-lo em um ninho e as crias nascem vivas diretamente do corpo da mãe. Isso pode ser observado em alguns tipos de tubarões e serpentes.

A reprodução de animais ovíparos é uma estratégia evolutiva. Pode-se produzir um ou muitos ovos. Cada ovo é um gameta formado por material genético da fêmea (óvulo) e material genético do macho (espermatozoide). Os espermatozoides devem encontrar o caminho até o óvulo, seja em um meio interno (o corpo da fêmea), quando a fecundação é interna, ou em um meio externo (por exemplo, o meio aquático), quando a fecundação é externa.

Uma vez que o óvulo e o espermatozoide se encontram, dizemos que o óvulo foi fertilizado e ele se torna um embrião que se desenvolverá dentro do ovo. Muitos animais produzem muitos ovos, mas muito frágeis, e a vantagem desta estratégia é que, ao produzir tantos descendentes, há mais chances de que pelo menos um deles sobreviva aos predadores. Outros animais produzem pouquíssimos ovos, mas muito grandes e fortes e isso aumenta a probabilidade de que o desenvolvimento do novo indivíduo chegue até o final e ocorra a eclosão, dando lugar a um novo indivíduo muito forte, que terá mais possibilidades de escapar dos predadores ao nascer.

Ser ovíparo também tem suas desvantagens. Diferentemente dos animais vivíparos e ovovivíparos, que levam suas crias dentro do corpo, os animais ovíparos precisam proteger ou ocultar seus ovos durante seu estágio de desenvolvimento em estruturas chamadas de ninhos. As aves costumam se sentar sobre seus ovos para mantê-los quentes. No caso dos animais que não protegem ativamente seus ninhos, sempre existe a possibilidade de que um predador os encontre e os devore, por isso é muito importante selecionar corretamente o lugar do ninho e esconder muito bem os ovos.

O que são animais ovíparos - O que são animais ovíparos

Animais ovíparos e vivíparos - Diferenças

A principal diferença entre os animais ovíparos e os vivíparos é que os animais ovíparos não se desenvolvem dentro da mãe, enquanto os animais vivíparos sofrem todo tipo de mudança dentro de sua mãe. Assim, os animais ovíparos botam ovos que se desenvolvem e eclodem indivíduos jovens. Enquanto que os animais vivíparos nascem como indivíduos vivos jovens e não botam ovos.

As aves, os répteis, os anfíbios, a maioria dos peixes, insetos, moluscos, aracnídeos e monotremados (mamíferos com características reptilianas) são animais ovíparos. A maioria dos mamíferos são animais vivíparos. Para que não restem dúvidas, mostramos uma lista de características que diferenciam os animais ovíparos dos vivíparos:

Ovíparos:

  • Os animais ovíparos produzem ovos que amadurecem e eclodem depois de expulsos do corpo materno;
  • Os ovos podem ser botados já fertilizados ou sem fertilizar;
  • A fertilização pode ser interna ou externa;
  • O desenvolvimento do embrião ocorre fora da fêmea;
  • O embrião recebe os nutrientes da gema do ovo;
  • A probabilidade de sobrevivência é menor.

Vivíparos:

  • Os animais vivíparos dão a luz a animais vivos jovens, totalmente desenvolvidos;
  • Não botam ovos;
  • A fertilização do óvulo é sempre interna;
  • O desenvolvimento do embrião ocorre dentro da mãe;
  • A probabilidade de sobrevivência é maior.

Exemplos de animais ovíparos

São muitos os tipos de animais que botam ovos, abaixo estão alguns deles:

  • Aves: algumas aves botam apenas um ou dois ovos fertilizados, enquanto outras botam muitos. Geralmente, as aves que botam um ou dois ovos, como grous. não sobrevivem muito tempo na natureza. Essas aves passam muito tempo cuidando de suas crias para ajudá-las a sobreviver. Por outro lado, as aves que botam muitos ovos, como galeirão comuns, têm uma taxa de sobrevivência mais alta, e não precisam passar tanto tempo com suas crias.
  • Anfíbios e répteis: as rãs, os tritões e as salamandras são todos anfíbios, vivem na água e fora dela, mas precisam dela para se manter úmidos, e também para botar seus ovos, já que esses ovos não têm cascas e, no ar, secariam rapidamente. Os répteis, como lagartos, crocodilos, lagartos, tartarugas e serpentes, podem viver na terra ou na água, e que botam ovos fora ou dentro dela, dependendo da espécie. Como não costumam cuidar de seus ninhos, botam muitos ovos para que a taxa de sobrevivência aumente.
  • Peixes: todos os peixes botam seus ovos na água. Os peixes fêmeas expulsam seus ovos no meio livremente, os colocam em plantas aquáticos ou os lançam em um pequeno buraco escavado. O peixe macho, depois, libera o esperma sobre os ovos. Alguns peixes, como os ciclídeos, mantém seus ovos na boca depois da fertilização, para protegê-los dos predadores.
  • Artrópodes: a maioria dos aracnídeos, miriápodas, hexápodes e crustáceos que formam o grupo dos artrópodes são ovíparos. Aranhas, lacraias, caranguejos e mariposas são alguns dos milhões de artrópodes que botam ovos, e botam centenas deles. Alguns botam ovos que foram fertilizados mediante fertilização interna, e outros botam ovos não-férteis, que ainda precisam de esperma.
O que são animais ovíparos - Exemplos de animais ovíparos

Exemplos de mamíferos ovíparos

É muito raro que os mamíferos botem ovos. Só um pequeno grupo denominado monotremata o faz. Este grupo inclui os ornitorrincos e equidnas. Só podemos encontrá-los na Austrália e em algumas zonas da África. Estes seres colocam ovos, mas diferente do restante dos animais ovíparos, os monotremados alimentam suas crias com leite e também têm pelos.

O que são animais ovíparos - Exemplos de mamíferos ovíparos

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que são animais ovíparos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
laura
mt legal
A sua avaliação:
Anna70
Amei esse site, me ajudou muito com uma pesquisa da escola. Coloquei do lado aí uma foto de pato, espero que alegre seu dia, porque patos alegram o meu.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Adoramos o patinho e com certeza alegrou nosso dia, agradecemos por compartilhar!
Vitória
ai amei com certeza vai alegrar o meu dia.
A sua avaliação:
esdras lima
Ovíparos são animais, que colocam ovos,que não nascem da bariga de sua mãe, e sim do ovo,isso é um animal ovíparo.Animas vivíparos são animais que aquecem o ovo, por exemplo,a galinha,a galinha aquece o ovo ate chocar,eu não faz um ninho nem nada para ele nascer,e sim aquece o ovo.
A sua avaliação:
Rafaela bom dallazden
obg vc me ajudou muito
A sua avaliação:
Matheus Braga
Sapo é ovíparo?
REGIANE PAULA DINIZ MORAIS
Sim, o sapo é ovíparo.
esdras lima
Sapo é ovíparo sim,ele não aquece o ovo,então ele não é vivíparo,ele é ovíparo mesmo,Matheus Braga.
Anna70
O sapo é sim ovíparo, ele não aquece seus ovos, assim como a galinha, então ele não é vivíparo. Espero ter ajudado que nem as duas outras pessoas que responderam, Matheus
O que são animais ovíparos
1 de 4
O que são animais ovíparos

Voltar ao topo da página ↑