Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais domésticos muito bons, pois em geral não necessitam de muitos cuidados e são bastante sociáveis. Para alimentá-los e para que tenham um crescimento adequado, é necessário conhecer bem a alimentação, uma vez que ela consiste em três tipos de alimentos principais: o feno, as verduras e frutas, e a ração. A alimentação do porquinho-da-índia precisa dessas três coisas para ser saudável, por isso todas elas são essenciais.

Neste artigo do PeritoAnimal sobre a quantidade diária de comida para porquinhos-da-índia, vamos explicar os requerimentos nutricionais básicos e as necessidades alimentares de porquinhos jovens e adultos. Você também encontrará uma lista de boas verduras e frutas e de alimentos proibidos para porquinhos-da-índia, para que tenha todas as informações sobre como alimentar seu querido pet.

Comida para porquinho-da-índia

A partir da 3ª semana de vida, quando já se pode desmamar o porquinho-da-índia e começar a dar comida, esses animaizinhos precisam de uma série de alimentos imprescindíveis para uma dieta adequada, independentemente da idade, embora a quantidade dos alimentos varie com o fato de serem mais jovens ou mais adultos.
Veja a seguir, como alimentar um porquinho-da-índia com uma dieta equilibrada:

Feno para porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia, além de precisar de água limpa sempre, também deve ter feno fresco ilimitado, já que os dentes dianteiros desses roedores (como os de muitos outros) nunca param de crescer e o feno ajudará a desgastá-los continuamente. Além disso, os porquinhos-da-índia não tem motilidade intestinal ao contrário de outros animais e, como precisam comer no mínimo a cada 4 horas, esse alimento ajuda o sistema digestivo a não parar de funcionar, assim os porquinhos não terão problemas de saúde, pois o feno contém uma grande quantidade de fibras. Portanto, o feno para porquinho-da-índia deve estar sempre disponível, uma vez que constitui cerca de 70% de sua dieta diária.

O feno não deve ser confundido com a alfalfa, que é dada somente aos porquinhos-da-índia jovens, doentes, grávidas ou que estão amamentando, pois é um alimento que, além da fibra, tem um alto teor de cálcio e pode produzir pedras na bexiga se for consumido em excesso.

Frutas e verduras para porquinho da índia

Infelizmente, os porquinhos não são capazes de produzir vitamina C por si próprios, por isso precisam obtê-la externamente através de uma dieta adequada. Para isso, você pode oferecer uma grande variedade de verduras de folhas verdes que contêm uma quantidade considerável desta vitamina, como acelga, alface-da-terra, alfaces (menos o iceberg), folhas de cenoura, salsa (embora com moderação, pois é muito diurética), ou espinafre. Outros vegetais, como as cenouras ou o pimentão vermelho (mais do que o verde), também ajuda com uma grande quantidade de vitamina C.

As frutas para porquinho da índia indicadas para obter vitamina C são laranjas, tomates, maçãs ou kiwis, por exemplo, que também são baixos em açúcares, o que é interessante para eles.

Vale ressaltar que é necessário lavar e limpar as frutas e verduras que você vai dar ao pet para que não se intoxiquem, e se possível, evitar dar a eles frutas inteiras, e oferecê-las em pequenas poções, um pouquinho a cada dia. Se você quer saber mais sobre esse assunto, pode dar uma olhada nessa lista de frutas e verduras boas para os porquinhos-da-índia e também nos alimentos proibidos para os porquinhos-da-índia.

Ração para porquinho-da-índia

Por último, a ração para porquinho-da-índia deve ser específica para ele, já que são 100% herbívoros e não toleram as proteínas animais que costumam estar presentes em outras rações para roedores em geral. Também devem conter uma quantia extra de fibra e de vitamina C, embora uma vez aberta a ração, essa vitamina se evapore em pouco tempo. Por isso, você deve guardar a ração bem-fechada em um lugar fresco e seco e evitar rações que contenham muitos açúcares, gorduras e substâncias químicas, para que o porquinho-da-índia cresça da maneira mais saudável possível.

Alimentação porquinho-da-índia jovem

Um porquinho-da-índia é considerado jovem até os 15 meses de idade. Como já dissemos antes, a quantidade de água e feno é ilimitada, mas é recomendável que as verduras fibrosas sejam oferecidas em pequena quantidade duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à tarde. Quanto às frutas, recomenda-se oferecer uma porção, dia sim dia não já que, se forem oferecidas todos os dias, o porquinho-da-índia começará a engordar rapidamente. O ideal é fazer uma pequena salada variada com 2 tipos de verdura ou uma verdura e uma fruta, por exemplo.

Quanto à ração, que deve constituir 10% da alimentação dos porquinhos-da-índia jovens, recomenda-se uma quantidade de ração de 20 gramas ao dia (duas colheres de sopa), divididas em duas partes, como as verduras, para roedores que pesam até 300 gramas.

Alimentação porquinho-da-índia adulto

Depois dos 15 meses de idade, os porquinhos-da-índia já podem ser considerados adultos e portanto, você deve mudar um pouco a quantidade e porcentagem de comida diária. Assim como no caso dos jovens, o feno fresco deve estar disponível 24 horas por dia e constituir cerca de 70% da dieta mas, para os porquinhos-da-índia adultos, a ingestão diária de verduras e frutas constituirá uns 25% e a ração passará a cerca de 5%, passando a ser considerada um extra e sendo oferecida apenas uma vez ao dia, normalmente pela manhã.

Mesmo assim, a quantidade de ração para porquinho-da-índia vai variar em função do peso do seu animalzinho:

  • Se pesa até 500 gramas, comerá 45 gramas de ração por dia.
  • Se pesa mais de 500 gramas, comerá 60 gramas de ração por dia.

Vale mencionar que, uma vez que o porquinho tenha terminado sua ração, ela não deve ser reposta até o dia seguinte.

Por último, descubra também se seu porquinho-da-índia te ama assistindo nosso vídeo do YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Conselhos
  • Siempre deben tener a su disposición agua limpia y heno de forma ilimitada.
  • Es importante llevar a tu cobaya al veterinario cada medio año y controlarle el peso.
  • No hay que pasarse de las cantidades de comida diarias recomendadas.
  • En caso de que no tengan suficiente vitamina C, podemos suministrarles un suplemento alimenticio.