Curiosidades do mundo animal

Quais são os animais de Kung Fu Panda?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 12 abril 2024
Quais são os animais de Kung Fu Panda?

"Kung Fu Panda" é um longa-metragem em desenho animado norte-americano a partir do qual foram feitos quatro filmes, sendo o último lançado recentemente nos cinemas. Esta produção tem sido um grande sucesso, tanto que os dois primeiros foram indicados ao Oscar na categoria de melhor filme de animação, além de terem ganho vários outros prêmios.

A história central gira em torno de Po Ping, um panda gigante da antiga China, que, apesar de sua personalidade peculiar que não corresponde à de um guerreiro típico, é escolhido com base em uma profecia como o Dragão Guerreiro, tornando-se assim um mestre na arte do Kung Fu. Po passa por uma série de aventuras acompanhado por muitos outros animais antropomórficos, e neste artigo do PeritoAnimal, contamos tudo sobre quais são os animais de Kung Fu Panda. Confira!

Índice

  1. Ping Xiao Po: urso-panda
  2. Maestro Shifu: panda-vermelho
  3. Tigresa: tigre-do-sul-da-china
  4. Mestre Víbora: víbora verde ou asiática
  5. Mestre Macaco: langur-de-ouro
  6. Mestre Louva-a-Deus: louva-a-deus-chinês
  7. Garça: grou-da-manchúria
  8. Mestre Oogway: tartaruga-das-galápagos
  9. Tai Lung: leopardo-das-neves
  10. Sr. Ping: ganso-chinês
  11. Comandante Vachir: rinoceronte-de-java
  12. Zhen: raposa-das-estepes
  13. Lorde Shen: pavão-indiano
  14. Kai: touro
  15. Camaleoa: camaleão
  16. Outros animais do filme Kung Fu Panda
Ver mais >>

Ping Xiao Po: urso-panda

Po não é apenas um dos animais de "Kung Fu Panda" - é o protagonista desta história. Po tem fascínio pela arte do kung fu e, de acordo com a profecia, ele personifica o Dragão Guerreiro. No entanto, Po trabalha no restaurante de macarrão de seu pai adotivo e, realmente, no início, não tem nenhuma habilidade física para as artes marciais. Sendo um panda-gigante, ele tem um corpo volumoso e pouca agilidade, mas possui um caráter amistoso e muito tranquilo. Com o passar de certos eventos, tudo mudará e ele irá gradualmente aprender as técnicas do kung fu, tornando-se um mestre completo.

Po é um urso-panda (Ailuropoda melanoleuca), uma espécie icônica de urso nativa da China, atualmente classificada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), devido à alteração do habitat como principal ameaça. O intervalo de tamanho desses ursos está entre 1,5 e 1,8 metros e eles pesam entre 80 e 125 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. Essas informações dos dão uma ideia de como Po é enorme!

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Ping Xiao Po: urso-panda

Maestro Shifu: panda-vermelho

Continuando com os animais de "Kung Fu Panda", encontramos o Mestre Shifum, um personagem importante e corresponde na vida real ao panda-vermelho (Ailurus fulgens). Embora a cor de sua pelagem possa gerar confusão, deve-se ter em mente que seu personagem é um idoso. Este mestre é quem dirige o Palácio de Jade e é o treinador, inicialmente, dos Cinco Furiosos e depois de Po, a quem reconhece como o Dragão Guerreiro.

Apesar do nome comum, o panda-vermelho não corresponde a um tipo de panda e sua taxonomia tem sido controversa. Ele foi classificado entre os guaxinins e seus parentes, assim como entre os ursos, mas estudos têm evidenciado sua independência e filogenia, sendo classificado em sua própria família Ailuridae dentro da ordem dos carnívoros, embora, assim como o panda gigante, ele tenha uma dieta herbívora. Em média, ele mede cerca de 60 cm e pesa entre 3 e 6 kg. Geralmente, tem uma pelagem densa de cor avermelhada que escurece em direção às patas, e a cabeça combina com tons claros ou brancos. É classificado como "em perigo de extinção".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Maestro Shifu: panda-vermelho

Tigresa: tigre-do-sul-da-china

Este é outro dos personagens mais icônicos de "Kung Fu Panda"! Tigresa faz parte do grupo dos cinco furiosos e foi adotada por Shifu, vivendo com seu mestre no palácio. Ela tem um temperamento forte e inicialmente rejeita Po. É uma grande lutadora e acaba formando uma grande equipe com o protagonista.

Tigresa é uma representação do tigre (Panthera tigris), uma espécie nativa da Ásia que está fortemente afetada e classificada como "em perigo de extinção". Relata-se que Tigresa pertence à subespécie Panthera tigris amoyensis, conhecida como tigre-do-sul-da-china. No entanto, a taxonomia das subespécies do tigre tem sido muito controversa e uma das propostas aceitas, embora ainda em revisão, é que essa subespécie, juntamente com outras, seja agrupada com o tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris). De todo modo, Tigresa, um dos animais de "Kung Fu Panda", representa uma tigresa fêmea que realmente existe.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Tigresa: tigre-do-sul-da-china

Mestre Víbora: víbora verde ou asiática

Mestre Víbora também é membro dos cinco furiosos e outro dos grandes guerreiros, com suas duas peculiares flores de lótus na cabeça. Apesar de não possuir as presas próprias de sua espécie, ela compensa isso com sua grande destreza para lutar, embora também seja compassiva e tenha uma atitude diferente com Po.

Este personagem é inspirado no gênero de serpentes Trimeresurus, nativas da Ásia. Geralmente são de cor verde, têm corpos delgados e não são muito grandes. São serpentes venenosas, de grande importância médica. Existem cerca de 72 espécies e seu estado de conservação varia entre "pouca preocupação", "vulnerável" ou "em perigo de extinção".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Mestre Víbora: víbora verde ou asiática

Mestre Macaco: langur-de-ouro

Mestre Macaco é um personagem bastante divertido dentro do grupo dos cinco furiosos. Para lutar, ele se apoia em um bastão e reconhece o potencial de Po rapidamente. É bastante provável que este personagem de "Kung Fu Panda" seja inspirado no langur-de-ouro (Trachypithecus geei), nativo da Índia e do Butão, classificado como "em perigo de extinção". Esses primatas são de cor creme ou dourada com algumas partes escuras, no caso dos machos, enquanto as fêmeas são mais claras. Eles medem até 1,7 metros incluindo a longa cauda e seu peso ronda os 10 kg.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Mestre Macaco: langur-de-ouro

Mestre Louva-a-Deus: louva-a-deus-chinês

Quanto ao Mestre Louva-a-Deus, da mesma forma, é um membro dos cinco furiosos, sendo o menor de todos, mas isso não o impede de ter uma força incrível e grande agilidade para o combate. Na verdade, ele é o mais rápido de todos.

Este animal de "Kung Fu Panda" representa um louva-a-deus-chinês (Tenodera sinensis), um tipo de louva-a-deus que é nativo da Ásia, mas foi introduzido em outros países. É uma das espécies maiores, medindo em média 7 cm, mas as fêmeas podem chegar a cerca de 12 cm, com uma massa de cerca de 3 gramas. Eles têm uma cor castanha-amarelada combinada com verde. No entanto, existem outras espécies bastante semelhantes.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Mestre Louva-a-Deus: louva-a-deus-chinês

Garça: grou-da-manchúria

O último membro dos cinco furiosos e discípulo do Mestre Shifu é a Garça, que tem um temperamento mais tranquilo no grupo e ajuda nas explorações por ser o único membro que pode voar.

Mas afinal, que animal é a Garça de "Kung Fu Panda"? Algumas fontes afirmam que é uma representação do grou-da-manchúria (Grus japonensis), nativa da China, Japão e outras áreas da Ásia. É uma das maiores aves, com cerca de 9,5 kg e 1,6 metros de envergadura, com uma plumagem branca e preta. Está classificada como "vulnerável". Também há quem acredite que poderia corresponder ao grou-de-pescoço-preto (Grus nigricollis), nativa da China, Índia, Butão e extinta no Vietnã. Ela mede cerca de 1,3 metros, pesa cerca de 5,5 kg e, além de penas brancas e pretas, tem algumas cinzentas. Está classificada como "quase ameaçada". Ambas têm uma coroa vermelha na cabeça, que é pele exposta e que o personagem não tem no filme.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Garça: grou-da-manchúria

Mestre Oogway: tartaruga-das-galápagos

Mestre Oogway é um ancião, principal diretor e sábio do Palácio de Jade, sendo quem escolhe Po como o Dragão Guerreiro, algo que consterna a todos. Depois de morrer, ele ascende ao reino dos espíritos.

Tudo indica que o Mestre Oogway é uma tartaruga-das-galápagos (Chelonoidis niger). A taxonomia deste gênero e o nome desta espécie mudaram ao longo do tempo. Aqui estão incluídas várias espécies de tartarugas gigantes, com tamanhos que podem chegar a 1,1 metros de comprimento e cerca de 200 kg. Especificamente, C. niger está classificada como "extinta" pela UICN, e outras estão "em perigo de extinção".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Mestre Oogway: tartaruga-das-galápagos

Tai Lung: leopardo-das-neves

Tai é filho adotivo do Mestre Shifu e é o principal antagonista de Po, ou seja, é um vilão. Embora tenha sido treinado de forma ideal, ao não ser reconhecido como o Dragão Guerreiro, revelou sua personalidade maligna e orgulhosa, acompanhada de uma grande e impiedosa força e técnicas de combate.

O animal que Tai representa em "Kung Fu Panda" é um leopardo-das-neves (Panthera uncia), um felino nativo de vários países asiáticos, incluindo a China. É de cor esbranquiçada ou acinzentada com manchas negras. Pode medir até 1,5 metros, com uma longa cauda de aproximadamente 1 metro e pesar até 75 kg, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas. Seu estado de conservação atual é "vulnerável".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Tai Lung: leopardo-das-neves

Sr. Ping: ganso-chinês

O Sr. Ping é o pai adotivo de Po, que possui uma loja de macarrão muito popular e espera que assumi-la seja o sonho de seu filho. Este personagem representa um ganso, que se classifica no gênero Anser, provavelmente um ganso-chinês, que é uma raça derivada do ganso-cisne (Anser cygnoides), nativo da China, Coreia, Mongólia e Rússia. Existem duas variedades, uma marrom-acinzentada e outra esbranquiçada. A primeira tem o bico preto, a segunda alaranjado, então o pai de Po deve pertencer a esta última. O ganso-cisne, como espécie selvagem, está classificado como "em perigo de extinção".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Sr. Ping: ganso-chinês

Comandante Vachir: rinoceronte-de-java

Comandante Vachir é o chefe da prisão Chorh-Gom, onde Tai Lung está preso há anos, e lidera um exército de rinocerontes. A espécie associada a este personagem de "Kung Fu Panda" é o rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus), que agora só vive na Indonésia, pois está extinto em outras regiões nativas da Ásia, incluindo a China. Está classificado como criticamente em perigo de extinção devido à caça para a obtenção de seu chifre. Ele pode medir cerca de 2 metros de altura, 3 metros de comprimento e superar as 2 toneladas. Sua pele é de cor cinza.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Comandante Vachir: rinoceronte-de-java

Zhen: raposa-das-estepes

Zhen é uma ladra que aparece em "Kung Fu Panda 4", e embora inicialmente Po a capture, depois ela o acompanha em uma missão. Este personagem representa uma fêmea da espécie conhecida como raposa-das-estepes (Vulpes corsac), um tipo de raposa nativa da China e outras regiões da Ásia. Essas raposas medem até cerca de 65 cm com uma cauda de até 35 cm, pesam entre 1,6 e 3,2 kg e têm a pelagem cinza amarelada com branco. A espécie é classificada como de "menor preocupação".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Zhen: raposa-das-estepes

Lorde Shen: pavão-indiano

Lorde Shen é o vilão de "Kung Fu Panda 2", obcecado em tomar posse da China. Ele corresponde a um pavão-indiano (Pavo cristatus), uma bela ave nativa da Índia e de outras áreas asiáticas. O personagem é de uma variedade branca, que existe e é causada por uma mutação, a qual é obtida através de cruzamentos seletivos.

Esses pavões podem medir, incluindo a chamativa cauda, até cerca de 2,25 metros e pesar entre 4 a 6 kg. São classificados como de "menor preocupação". Se você se interessa por esses animais, confira nosso artigo "Por que o pavão abre a cauda?".

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Lorde Shen: pavão-indiano

Kai: touro

Kai é o antagonista de "Kung Fu Panda 3". Embora inicialmente fosse amigo do Mestre Oogway, suas ânsias de poder o fizeram mudar. Agora, que animal é Kai de "Kung Fu Panda"? Este personagem representa um touro, que assim como as vacas, pertence à espécie Bos taurus. No entanto, atualmente existem muitas raças, já que são animais altamente domesticados para serem utilizados com diversos fins. Um touro pode pesar cerca de uma tonelada, dependendo do tipo.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Kai: touro

Camaleoa: camaleão

Por último, surge uma vilã que é um camaleão, uma feiticeira que tem a capacidade de se transformar em outros animais. O animal representado é um camaleão, que pertence à família Chamaeleonidae. Existem diversas espécies e várias têm a particularidade de mudar sua coloração, característica na qual provavelmente se inspiraram para fazer com que o personagem se transforme.

Neste outro post, falamos sobre os diferentes tipos de camaleão.

Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Camaleoa: camaleão

Outros animais do filme Kung Fu Panda

A lista de animais de "Kung Fu Panda" é bastante extensa, desde personagens principais até outros secundários, pois não apenas foram produzidos vários filmes, mas também versões para televisão. Abaixo, apresentamos mais personagens de "Kung Fu Panda" e a que animal real correspondem:

  • Chefe Lobo: lobo-do-himalaia (Canis lupus chanco);
  • Li Shan: panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca);
  • Zeng: ganso-chinês (Anser cygnoid);
  • Vovó Panda: panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca);
  • Han: pangolim-malaio (Manis javanica);
  • Wo Hop: coelho (família Leporidae);
  • Hu: elefante-asiático (Elephas maximus);
  • Shirong: panda-vermelho (Ailurus fulgens);
  • Peng: leopardo-das-neves (Panthera uncia);
  • Adivinha: cabra-da-caxemira (raça do gênero Capra).
Quais são os animais de Kung Fu Panda? - Outros animais do filme Kung Fu Panda

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os animais de Kung Fu Panda?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
  • IUCN (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 17
Quais são os animais de Kung Fu Panda?