Comparações

Tipos de camaleão

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 13 dezembro 2023
Tipos de camaleão

Os camaleões são pequenos répteis escamosos que fazem parte do clado dos Sauropsida, pertencendo à família Chamaeleonidae. A maioria das espécies vive em ambientes florestais, como os encontrados na África e em Madagascar. São caracterizados pela forma de suas patas, pelo movimento independente de seus olhos e pela estrutura de suas línguas.

Também são famosos por sua capacidade de mudar de cor ou camuflar-se, uma habilidade que nem todas as espécies de camaleões possuem. A mudança de cor não é realizada apenas para se misturar com o ambiente, mas também está relacionada a mudanças fisiológicas e psicológicas. A seguir, você poderá conhecer os gêneros e tipos que existem deste belo animal. Descubra neste artigo do PeritoAnimal os tipos de camaleão e suas curiosidades.

Você sabe como o camaleão muda de cor? Explicamos tudo neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Tipos de chihuahua
Índice
  1. Gêneros da família Chamaeleonidae
  2. Camaleão-anão-de-Smith
  3. Camaleão-de-Parson
  4. Camaleão-de-jackson
  5. Camaleão-pantera
  6. Camaleão-tigre
  7. Camaleões anões
  8. Camaleão como animal de estimação

Gêneros da família Chamaeleonidae

Para compreender corretamente todos os tipos de camaleão, é importante saber que há um total de 10 gêneros nesta família, que estão agrupados em 2 subfamílias. Vejamos:

Subfamília Chamaeleoniae

Esta subfamília abrange os camaleões típicos (espécies de tamanho normal):

  • Bradypodion - 25 espécies no Sudeste da África;
  • Calumma - 31 espécies em Madagascar;
  • Chamaeleo - 14 espécies na Europa, África e Ásia;
  • Furcifer - 22 espécies em Madagascar e nas Comores;
  • Kinyongia - 18 espécies na África subsaariana;
  • Nadzikambia - 2 espécies em Moçambique e Malawi;
  • Archaius - 1 espécie nas Ilhas Seychelles.

Subfamília Brookesiinae

Esta subfamília abrange os gêneros de camaleões anões:

  • Brookesia - 30 espécies em Madagascar;
  • Rhampholeon - 18 espécies no leste da África;
  • Rieppeleon - 3 espécies no leste da África.

Como você pode ver, a família Chamaeleonidae é muito extensa, e a maioria das espécies vive na África e em Madagascar, onde encontram as melhores condições para sobreviver.

Tipos de camaleão - Gêneros da família Chamaeleonidae

Camaleão-anão-de-Smith

No total, existem 25 espécies que compõem o gênero Bradypodion, no qual estão agrupados os tipos de camaleão nativos do Sudeste africano. Entre as espécies em destaque estão as seguintes:

  • O camaleão-anão-de-Smith é um réptil endêmico da África do Sul, em perigo de extinção devido à destruição de seu habitat. Ele utiliza sua capacidade de mudar de cor para se camuflar e, ao contrário da crença popular, é um dos poucos camaleões com essa habilidade;
  • O camaleão de Ituri é um réptil encontrado em florestas de montanha e áreas de baixa altitude em Ruanda, Burundi, Uganda e República Democrática do Congo. Em seu estado normal, eles são verdes com manchas pretas, com variações em verde-escuro e claro. Eles medem aproximadamente 20 cm e são animais ovíparos, como todos os camaleões;
  • O camaleão Drakensberg deve seu nome ao seu habitat, a Cordilheira do Drakensberg, na África do Sul. Existem duas subespécies e uma delas é conhecida como o camaleão anão esmeralda, devido à sua cor verde brilhante;
  • O camaleão de Fischer é um animal de montanha que pode medir até 32 cm, originário do Leste da África. Normalmente, eles exibem cores brancas, verdes e amarelas. Sua característica distintiva é o processo rostral desenvolvido, que pode medir até 2 cm nos machos. Além disso, podem viver até 7 anos.

Na imagem abaixo, podemos observar o camaleão-anão-de-Smith.

Tipos de camaleão - Camaleão-anão-de-Smith

Camaleão-de-Parson

O gênero Calumma abarca um total de 31 espécies de tipos de camaleão:

Dentro deste gênero, encontramos o menor camaleão entre os camaleões típicos ou verdadeiros, o Calumma nasutum, que mede apenas 10 cm. Em contraste, temos o camaleão-de-Parson, que pode medir até 80 cm.

  • O camaleão-de-Parson é o animal mais conhecido e representativo deste gênero, endêmico das florestas de Madagascar. Pode medir até 80 cm e é um dos maiores camaleões, sendo o primeiro em termos de volume corporal.

São de cor turquesa com olhos amarelos ou laranjas, ou até mesmo com lábios amarelos. Possuem uma aparência aveludada devido às suas pequenas e uniformes escamas. São difíceis de adotar, pois desde 1995 o governo de Madagascar proibiu sua exportação.

Na imagem abaixo, podemos observar o camaleão-de-Parson.

Tipos de camaleão - Camaleão-de-Parson

Camaleão-de-jackson

Os camaleões do gênero Chamaeleo abrangem 14 espécies, sendo originários da Europa, África e Ásia. Entre suas características, destacam-se movimentos lentos, cauda preênsil, olhos independentes e língua longa. A grande maioria vive em árvores, embora também existam espécies que preferem viver no chão. Eles costumam medir entre 15 e 40 cm. Entre as espécies destacadas, temos as seguintes:

  • O camaleão-de-jackson é um animal muito característico devido aos 3 chifres que possui, o que lhe confere a aparência de um tricerátopo vivo. Nativo da África Oriental, são animais tranquilos, desde que não se juntem 2 machos na mesma jaula, pois são muito territoriais. As fêmeas desta espécie dão à luz crias vivas;
  • O camaleão de Meller é uma espécie que vive no Leste da África. Os machos adultos podem medir até 60 cm, têm uma cabeça pequena em comparação com o corpo e possuem uma espécie de chifre falso. São muito longevos, podendo viver até 12 anos, e em casos especiais, alcançam os 20 anos;
  • O camaleão Sailfin dos Camarões é uma espécie que habita o Oeste da África. Trata-se de um camaleão de dois chifres e tamanho médio. Eles podem medir até 30 cm, e os machos possuem 2 chifres e a crista característica dos camaleões daquela região.

Na imagem abaixo, podemos observar o camaleão-de-jackson, caracterizado pelos seus 3 chifres.

Tipos de camaleão - Camaleão-de-jackson

Camaleão-pantera

O gênero Furcifer conta com um total de 22 espécies originárias de Madagascar e da União das Comores. Neste gênero, destacam-se duas espécies, o camaleão-pantera e o camaleão-tapete:

  • O camaleão-pantera é uma das espécies favoritas para manter em cativeiro. É originário de Madagascar, especificamente do Nordeste, Leste e Norte do país. Têm um bom tamanho, sem serem gigantes e, além disso, são muito resistentes e altamente adaptáveis. Podem alcançar até 55 cm, embora seja comum que atinjam apenas 45 cm;
  • O camaleão do tapete é originário de Madagascar, das regiões Oeste e Sul do país. Eles medem até 28 cm e podem viver até 3 anos em cativeiro.

Na imagem abaixo, podemos observar o camaleão-pantera, um dos preferidos pelos criadores.

Tipos de camaleão - Camaleão-pantera

Camaleão-tigre

No gênero Archaius existe apenas uma espécie: o camaleão-tigre. Trata-se de uma espécie endêmica das Ilhas Seychelles. Eles podem medir até 16 cm e preferem viver em florestas primárias e secundárias, onde há uma grande variedade de vegetação.

Também há o gênero Nadzikambia, que abrange apenas 2 espécies. Este é um gênero de criação recente, onde os camaleões são caracterizados por terem uma aparência ancestral.

Na imagem abaixo, podemos observar o camaleão-tigre.

Tipos de camaleão - Camaleão-tigre

Camaleões anões

Englobam um total de 3 gêneros: Brookesia, Rhampholeon e Rieppeleon, totalizando 51 espécies nesses gêneros. Distinguem-se dos chamados "camaleões verdadeiros" por serem animais muito pequenos em comparação com estes. A seguir, iremos dar detalhes sobre esses gêneros, para serem melhor conhecidos:

  • O gênero Brookesia é originário de Madagascar e pode medir até 10 cm. Neste gênero, encontramos a menor espécie de camaleão, o Brookesia micra, que pode medir apenas 29 mm. Eles vivem em locais de difícil acesso e foram descobertos há cerca de 30 anos. Devido ao seu tamanho diminuto, não foram objeto de estudo como outras espécies de tamanho maior;
  • Os camaleões-pigmeus, cientificamente catalogados no gênero Rhampholeon, habitam o leste da África, em florestas e matagais. Eles alcançam no máximo 6 cm de comprimento e são geralmente verdes, marrons ou acinzentados;
  • O gênero Rieppeleon é composto por 3 espécies de pequenos camaleões, originários do leste da África. Eles podem medir até 6 cm quando adultos.

Na imagem abaixo, podemos observar um exemplar de Brookesia micra em cima de um palito de fósforo.

Tipos de camaleão - Camaleões anões

Camaleão como animal de estimação

Se você decidiu adotar um camaleão como animal de estimação, é importante se informar adequadamente sobre os cuidados necessários, bem como sobre sua alimentação. Cada espécie pode ter necessidades muito específicas que devem ser conhecidas para garantir que o animal mantenha-se saudável, belo e tenha uma longa vida.

Tipos de camaleão - Camaleão como animal de estimação
Imagem: infoexoticos.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de camaleão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: infoexoticos.com
1 de 9
Tipos de camaleão