Curiosidades do mundo animal

Por que o pavão abre a cauda?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 28 fevereiro 2022
Por que o pavão abre a cauda?

Muita gente se pergunta por que o pavão abre as asas mas, na verdade, o que o pavão macho abre é o inconfundível leque de penas que muitas vezes se confunde com sua cauda, onde se encontra a plumagem que mantém na vertical o leque circular que ele estende.

A penugem do pavão pode contar com até 150 penas e ter um comprimento de até 1,50 metro, onde predominam os tons verdes e azuis, com áreas pretas arredondadas, os chamados ocelos ou olhos.

Esta ostentação colorida é apresentada unicamente nos machos adultos, e o seu motivo é óbvio. Os pavões brancos ou albinos se comportam da mesma maneira que o restante das raças deste animal, e usam suas enormes penas anteriores à cauda de forma semelhante. Continue lendo e descubra, com o PeritoAnimal, por que o pavão abre a cauda.

Também lhe pode interessar: Pavão voa?

Índice

  1. Dimorfismo sexual e diferentes funções da cauda do pavão
  2. Uma nova hipótese sobre a cauda do pavão
  3. O pavão também abre a cauda quando ameaçado
  4. Curiosidades sobre a cauda do pavão

Dimorfismo sexual e diferentes funções da cauda do pavão

Saiba que uma grande diferença entre o pavão e a pavoa ocorre devido ao dimorfismo sexual, já que as pavoas (fêmeas do pavão) também possuem um penacho de penas logo antes da cauda, mas ele tem um tamanho menor, tons pardos e não se levantam. O intuito da tonalidade castanho-escuro da cauda das pavoas é facilitar a camuflagem quando estão cuidando dos ovos ou das crias. O pavão constrói um ninho semienterrado.

O leque de penas longas e coloridas dos pavões machos é o que determinará qual espécime acasalará com várias fêmeas, e elas que escolherão quem contribuirá com os melhores genes para a descendência. Para isso, eles se baseiam no tamanho (diâmetro) e contraste cromático destas penas tão especiais.

Os pavões são polígamos e é comum que um macho que possua boa aceitação entre as fêmeas fecunde a três ou quatro delas em cada época de cortejo.

Por isso, se você se pergunta por que o pavão abre a cauda, ele faz isso para chamar a atenção das fêmeas e se destacar entre os demais no cortejo.

Por que o pavão abre a cauda? - Dimorfismo sexual e diferentes funções da cauda do pavão

Uma nova hipótese sobre a cauda do pavão

É importante comentar que uma pesquisa de 2013 coloca em dúvida a teoria do papel determinante do leque de penas da cauda do pavão na hora de selecionar o futuro pai. Colocando pequenas câmeras em várias pavoas, foi possível determinar que as fêmeas se fixam pouco na zona da cauda ou leque de penas do pavão.

Um resultado como o da experiência não necessariamente se opõe à teoria de que a cauda do pavão desempenha um papel fundamental no cortejo. Caso contrário, porque todos os pavões machos executariam a mesma dança, que termina com a roda ou exposição do leque de penas?

Analisando a seleção natural, que tem favorecido os espécimes com cores mais chamativas e penas mais longas, pode-se perceber que os resultados são inconclusivos. O fato de as fêmeas se fixarem mais na observação de outras áreas da visão frontal do pavão durante o cortejo, supondo a correta realização do experimento, pode implicar em uma capacidade especial por parte das fêmeas para avaliar o contraste entre as cores azul, verde, acobreado e preto do leque do pavão e que, portanto, lhes tiraria a necessidade de fixar tanto a atenção como fariam os humanos.

Por que o pavão abre a cauda? - Uma nova hipótese sobre a cauda do pavão

O pavão também abre a cauda quando ameaçado

Além do motivo descrito anteriormente que explica por que o pavão abre a cauda, existe outra razão que justifica este fato. Estes animais também exibem suas enormes penas em sinal de ameaça contra outros machos rivais e na defesa do seu território contra alguns predadores.

Por que o pavão abre a cauda? - O pavão também abre a cauda quando ameaçado

Curiosidades sobre a cauda do pavão

  • A cauda dos pavões conta com até 150 penas, que caem naturalmente durante o outono uma vez que a época de criação tenha acabado. O cortejo dos pavões acontece durante abril em algumas áreas onde habitam pavões reais silvestres (sul da Índia), e no mês de verão no resto de seus habitats naturais.
  • Estas penas apresentam uma espécie de óculos virados para a ponta da cauda, capazes de mudar de cor ao mover-se devido às fibras que compõe as penas.
  • A esrutura das penas ornamentais é diferente da das penas de vôo, com fibras separadas das primeiras e fibras unidas no caso das penas de vôo.

Agora que você já sabe por que o pavão abre a cauda, e não as asas, e conheceu algumas curiosidades sobre ela, você pode se interessar por este outro artigo sobre as aves mais bonitas do mundo.

Por que o pavão abre a cauda? - Curiosidades sobre a cauda do pavão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o pavão abre a cauda?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • The New York Times. Peacocks Don’t Just Show Their Feathers, They Rattle. Disponível em: <Themhttps://www.nytimes.com/2016/04/28/science/peacocksdont-just-show-their-feathers-they-rattle-them.html>. Acesso em 10 de fevereiro de 2022.
  • Kidadl. Why Do Peacocks Spread Their Feathers? What Does It Mean? Disponível em: <https://kidadl.com/fun-facts/why-do-peacocks-spread-their-feathers-what-does-it-mean>. Acesso em 10 de fevereiro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que o pavão abre a cauda?