menu
Partilhar

Porquinho-da-índia coronet

Atualizado: 29 julho 2021
Porquinho-da-índia coronet

O porquinho-da-índia coronet surgiu de cruzamentos entre porquinhos-da-índia shelties, caracterizados por possuir pelagem longa, e porquinhos-da-índia coroados, que têm como suas principais características uma coroa ou crista na cabeça e a pelagem curta. Como resultado, surgiu um porquinho de pelo comprido e com coroa, que pode ser de várias cores. Como todos os porquinhos, têm corpo alongado, com pernas curtas e cabeça grande. No que diz respeito ao seu temperamento, é um porquinho dócil, simpático, agradável e brincalhão. Adora a companhia humana, não hesitando em soltar gritinhos ou guinchos para chamar atenção. Sua alimentação, assim como a dos demais porquinhos-da-índia, deve ser balanceada e incluir feno, frutas, vegetais e ração para porquinhos-da-índia nas proporções adequadas para prevenir doenças e manter o correto metabolismo e funcionalidade do organismo.

Continue lendo para conhecer todas as características do porquinho-da-índia coronet e seus principais cuidados, assim como sua origem, temperamento e saúde.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido

Origem do porquinho-da-índia coronet

O porquinho-da-índia coronet é um porquinho de pelagem comprida que surgiu a partir do cruzamento entre um um porquinho coroado e um porquinho sheltie. Esses cruzamentos começaram na Inglaterra na década de 1970 e continuaram nos Estados Unidos em busca de uma pelagem ainda mais longa, o que foi conseguido misturando o porquinho-da-índia sheltie com porquinhos-da-índia coroados que possuíam pelos mais longos nas costas. O resultado foi um porquinho com a pelagem comprida dos shelties e a coroa de pelos dos porquinhos-da-índia coroados.

A raça de porquinho-da-índia coronet foi reconhecida pela primeira vez em 1998 pela Associação Americana de Coelhos, que é afiliada à Associação Americana de porquinhos-da-índia.

Características do porquinho-da-índia coronet

O porquinho-da-índia coronet se caracteriza principalmente por possuir pelos longos que caem em cascata por todo o corpo, com exceção da face. Possui uma coroa na testa que, ao contrário de seus parentes porquinhos coroados, pode ser de várias cores, não apenas branca.

Pesa entre 700 gramas e 1,2 kg e pode ter entre 25 e 35 cm de comprimento, sendo os machos maiores que as fêmeas. O porquinho coronet se caracteriza por possuir corpo alongado, cabeça grande e praticamente indiferenciada do corpo, olhos vivazes e pernas curtas. A cor de sua pelagem pode variar em diferentes tons, mas predominam as cores marrons. Também é possível encontrar espécimes acetinados, com uma pelagem mais brilhante e densa. No entanto, este tipo de porquinho-da-índia ainda não foi reconhecido pela Associação Americana de Porquinhos-da-índia.

O porquinho-da-índia coronet atinge a maturidade aos três meses de idade e uma fêmea pode gestar de 2 a 5 filhotes em um período de gestação que dura entre 59 e 72 dias.

Temperamento do porquinho-da-índia coronet

O porquinho-da-índia coronet é uma companhia ideal, principalmente para os mais novos da casa. É um porquinho muito carinhoso, simpático e brincalhão. Adora chamar a atenção para que seus companheiros humanos dediquem tempo a eles, a qualquer hora do dia. São porquinhos muito enérgicos que não passam mais tempo do que o necessário descansando. Essa característica traz vantagens na prevenção do sobrepeso e da obesidade, mas ao mesmo tempo, faz com que exijam muita atenção.

É precisamente por essa necessidade de atenção que outra característica do temperamento desses porquinhos-da-índia é que tendem a emitir guinchos ou gritinhos para que os seus humanos atendam ao seu chamado, sendo esta uma das suas formas de se comunicar. Portanto, uma boa ideia é conseguir brinquedos para porquinhos-da-índia que satisfaçam esse instinto lúdico, curioso, terno e inquieto.

Cuidados do porquinho-da-índia coronet

O principal cuidado do porquinho-da-índia coronet é a higiene e a manutenção de sua pelagem comprida. A escovação deve ser feita diariamente para desembaraçar e evitar o aparecimento de nós. Para isso, uma escova de cerdas macias deve ser usada. O porquinho-da-índia coronet pode tomar banho, mas é necessário usar um shampoo específico para porquinhos-da-índia ou roedores, e secá-lo muito bem para evitar resfriados ou doenças respiratórias. Você também pode aparar a pelagem em determinadas áreas se estiver muito longa.

Continuando com os cuidados do porquinho coronet, as unhas devem ser cortadas quando estiverem compridas, e isso geralmente é feito uma vez por mês. É necessário verificar os dentes do porquinho para detectar problemas dentários como má oclusão.

O porquinho-da-índia coronet precisa de uma gaiola abrigada em local sossegado, sem ruídos, com dimensões mínimas de 80 cm de comprimento x 40 cm de largura e não muito alta. A superfície deve ser lisa e não vazada, para evitar lesões, e deve ter um forro abundante que absorva a umidade da urina e dos alimentos frescos. A temperatura ideal fica entre 10 e 25ºC. Devem sair várias vezes ao dia para que possam se sentir livres, correr e brincar, algo de que precisam e gostam muito. Naturalmente, durante esses momentos é aconselhável monitorar o animal para evitar que se machuque ou se perca.

Como estamos falando de um porquinho que precisa de muita atenção, também faz parte de seus cuidados passar um tempo mimando e brincando com ele. Da mesma forma, o enriquecimento ambiental adequado é vital para mantê-lo entretido enquanto está sozinho ou quando não temos tempo suficiente, de modo que precisará de muitos brinquedos. Descubra neste artigo como fazer brinquedos para porquinhos-da-índia.

Como prevenção, será necessária pelo menos uma visita de rotina anual ao centro veterinário para verificar se o porquinho está saudável, bem como quando aparecer algum sintoma de doença.

Alimentação do porquinho-da-índia coronet

Algumas das doenças que afetam os porquinhos-da-índia coronet com frequência podem ser evitadas com uma nutrição adequada. A alimentação de um porquinho coronet deve incluir os seguintes alimentos em suas devidas proporções: feno, frutas, vegetais e ração.

Em primeiro lugar, compondo entre 65 e 70% da dieta, o feno é o alimento principal, pois é fibroso e bom para o metabolismo e trânsito intestinal. Em segundo lugar, deve-se incluir várias frutas e vegetais em cerca de 25% da dieta para a contribuição com vitaminas, minerais e umidade. Alguns desses vegetais e frutas que os porquinhos-da-índia coronet podem consumir com segurança são os seguintes:

  • Laranja
  • Maçã
  • Pera
  • Pera
  • Mirtillo
  • Morango
  • Mamão
  • Kiwi
  • Alface romana (jamais a americana)
  • Cenoura
  • Pepino
  • Repolho
  • Ervilhas
  • Pimentão
  • Acelga
  • Cereja
  • Tomate

Descubra a lista completa de frutas e verduras recomendadas para porquinhos-da-índia.

Em terceiro lugar, mas não menos importante ou necessária, está a ração para porquinhos-da-índia, ocupando de 5 a 10% da dieta diária de nosso porquinho. Com a ração é possível suprir as necessidades nutricionais diárias e, junto com as frutas e verduras, suprir as necessidades de vitamina C.

A água deve ser fornecida aos porquinhos-da-índia coronet em um bebedouro para roedores, e não em um recipiente na gaiola, pois neste caso há risco de estagnação e a água pode se tornar uma fonte de bactérias.

Saúde do porquinho-da-índia coronet

Os porquinhos-da-índia coronet têm uma expectativa de vida entre 5 e 9 anos, desde que sejam cuidados e sua saúde tratada como merecem. Em relação à saúde desses porquinhos, destacam-se as seguintes doenças importantes:

  • Problemas digestivos como a disbiose cecal. Esta doença é caracterizada pela transformação da flora comensal natural da transição entre o ceco e o cólon por microrganismos patogênicos ou por uma flora diferente. Isso geralmente ocorre quando existem certos fatores predisponentes para reduzir a motilidade do cólon, como uma dieta pobre em fibras, uma grande ingestão de carboidratos fermentáveis ​​ou uma infecção pela bacteria Clostridium piriforme.
  • Escorbuto ou deficiência de vitamina C. A vitamina C é um nutriente essencial para os porquinhos-da-índia, que não conseguem sintetizá-la como outros animais e precisam obtê-la a partir dos alimentos. Esta doença ocorre quando a dieta do porquinho é pouco balanceada, não respeita as proporções indicadas ou carece de alimentos, frutas e vegetais que são fontes de vitaminas, incluindo a vitamina C. O escorbuto em porquinhos-da-índia pode produzir sinais clínicos como doenças respiratórias, imunossupressão, hemorragia interna, hipersalivação, anorexia, problemas de pelo e pele, pododermatite, claudicação e fraqueza.
  • Má oclusão dentária: ocorre quando os dentes não estão bem alinhados ou não apresentam o crescimento adequado, perdendo o alinhamento e a simetria, o que predispõe à formação de feridas e infecções, bem como a ingestão adequada de alimentos, podendo causar problemas digestivos.
  • Problemas respiratórios: produzem sintomas como tosse, espirros, febre, coriza, mal-estar, depressão, dispneia e sons respiratórios. Geralmente aparecem quando a dieta é inadequada ou quando há deficiência de vitamina C causando imunossupressão, quando se resfriam após o banho ou quando sua gaiola fica em um local onde há correntes de ar.
  • Parasitações externas por pulgas, ácaros, piolhos e carrapatos. Além das lesões causadas na pele do porquinho, esses pequenos organismos podem transmitir doenças, portanto, para preveni-los ou acabar com eles, o porquinho-da-índia deve ser desparasitado.

Na verdade, a maioria das doenças mais comuns que podem afetar os porquinhos-da-índia coronet podem ser prevenidas com um bom manejo e cuidados adequados. Na presença de qualquer sinal de doença, como isolamento, febre, depressão, não querer brincar, decaimento, letargia, lacrimejamento, fezes inadequadas, aumento da ingestão de água, anorexia, aparecimento de lesões na pele ou alterações dentárias, deve-se ir ao um veterinário de animais exóticos para encontrar uma solução o mais rápido possível.

Fotos de Porquinho-da-índia coronet

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Porquinho-da-índia coronet

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Porquinho-da-índia coronet
1 de 3
Porquinho-da-índia coronet

Voltar ao topo da página