Partilhar

Porquinho-da-índia Skinny

Atualizado: 19 agosto 2020
Porquinho-da-índia Skinny

Existem muitas raças de porquinho-da-índia, cada uma com suas peculiaridades, as características especiais que tornam cada raça única e diferente das demais. No caso dos porquinhos-da-índia Skinny, esta diferença é perceptível à primeira vista, já que são porquinhos sem pelos, mas isso não significa que não tenham cores diferentes, havendo também algumas diferenças com outras raças de porquinhos que também são categorizadas como carecas. Quer saber quais são essas características dos porquinhos-da-índia Skinny? No PeritoAnimal, te apresentamos essas curiosas criaturas.

Origem
  • América
  • Canadá

Origem do porquinho-da-índia Skinny

Os porquinhos-da-índia Skinny não surgiram espontaneamente por causa de uma mutação genética natural. Esses porquinhos surgiram da necessidade dos laboratórios canadenses de realizar estudos dermatológicos para os quais era essencial ter sujeitos experimentais sem pelos.

Por serem frutos do cruzamento de porquinhos sem pelos e porquinhos com pelos, eles foram muito úteis porque, assim como os humanos, os porquinhos possuem timo, e os Skinny possuem também um sistema imunológico saudável. Seu surgimento ocorreu em 1978, no Instituto Armand Frappier, em Montreal, a partir de porquinhos Hartley que viviam no laboratório.

A partir daquele momento, os porquinhos Skinny foram ganhando adeptos entre aqueles que desejavam tê-los como animais de estimação, tornando-se porquinhos domésticos em poucos anos.

Características do porquinho-da-índia Skinny

O porquinho-da-índia Skinny tem cerca de 27 centímetros de comprimento, os machos pesam entre 1 kg e 1,5 kg, sendo as fêmeas menores que os machos, uma vez que costumam pesar entre 800 e 1300 gramas. A expectativa de vida média de um porquinho Skinny varia de 5 a 8 anos.

Esses porquinhos não têm pelos no corpo todo, exceto por um tufo que apresentam no focinho e que os distingue de outras raças de porquinhos-da-índia carecas, como o porquinho-da-índia Baldwin, embora esta raça não nasça careca, e sim com pelos que perdem à medida que crescem. A pele dos porquinhos Skinny é enrugada e ele pode apresentar dobras de pele, o que é completamente normal. Devido à ausência de pelos, suas vértebras e costelas podem parecer salientes, mas isso não anormal. Se não estiverem bastante marcadas, isso indica que seu porquinho está acima do peso.

Apesar de não terem pelo, esses porquinhos podem ter cores de pele diferentes, como preta, branca e marrom. Da mesma forma, podem ter padrões diferentes, como malhado ou manchado, combinando várias cores, sendo tanto bicolores como tricolores.

Personalidade do porquinho-da-índia Skinny

Os porquinhos-da-índia Skinny são animais muito ativos, geralmente inquietos, e precisam de muita atividade física que farão durante o dia, já que são animais diurnos. Essas porquinhos são muito carinhosos, buscando sempre atenção e carinho de seus donos.

Os porquinhos-da-índia são animais muito sociáveis ​​e gregários, e por isso recomenda-se ter pelo menos a dois, uma vez que um porquinho sozinho costuma apresentar vários problemas como ansiedade, agressividade, depressão... Contudo, é possível que mostrem um pouco de desconfiança para com estranhos, dado que se assustam com facilidade.

Cuidados dos porquinhos-da-índia Skinny

Devido à falta de pelo, os porquinhos-da-índia Skinny são extremamente sensíveis às temperaturas, tanto as muito frias como as muito quentes. Por isso, você deve ter sempre muito cuidado para que seu porquinho-da-índia não fique em uma área onde a temperatura é quente demais ou fria, já que eles não toleram o frio muito bem, podendo contrair doenças se forem expostos a baixas temperaturas.

Você também precisa garantir que seu porquinho não tome sol, pois sua pele é muito sensível e se queima facilmente. Se for ficar exposto, é preciso hidratar sua pele e aplicar filtro solar especial para seu uso, sendo este um dos principais cuidados para porquinhos-da-índia Skinny.

Além disso, é importante cuidar da alimentação do seu porquinho, fornecendo a ele alimentos de qualidade, e deixando à sua disposição feno fresco, pellets e água limpa em todos os momentos. Recomenda-se complementar sua dieta com vegetais como brócolis, rabanete ou cenoura, bem como todos os vegetais ricos em vitamina C.

Saúde do porquinho-da-índia Skinny

Os porquinhos-da-índia Skinny são considerados porquinhos-da-índia imunocompetentes, e isso significa que seu sistema imunológico é capaz de lidar com os possíveis vírus e patógenos que podem afetá-los. O veterinário deve ser visitado anualmente para check-ups, bem como no caso de detectar sintomas estranhos ou alarmantes como tristeza, apatia, diarreia, falta de apetite ou quando ele deixa de beber água.

A maioria das condições que são preocupantes no caso dos porquinhos-da-índia Skinny são as relacionadas à pele. Como já mencionamos, essa pele sem a proteção proporcionada por pelos fica muito exposta. Isso faz com que seja mais fácil para o seu Skinny ser afetado por queimaduras solares, ou queimaduras causadas por proximidade a objetos muito quentes. Da mesma forma, são propensos a pegar resfriados e pneumonias quando precisam suportar baixas temperaturas, correntes de ar ou se a isso se somarem também as condições de alta umidade.

Os porquinhos-da-índia podem apresentar deficiências de vitamina C, que podem favorecer a depressão do seu sistema imunológico, deixando-os mais expostos a agentes patogênicos que os fazem adoecer. Portanto, embora possa ser considerado suficiente fornecer a eles uma ração de qualidade combinada com vegetais e frutas ricas nesta vitamina, pode ser necessário fornecer ao seu porquinho-da-índia um suplemento de vitamina C, e o recomendado é fazer isso sob a supervisão de um veterinário especializado em animais exóticos. Alguns alimentos ricos em vitamina C são pimentões e morangos.

Fotos de Porquinho-da-índia Skinny

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Porquinho-da-índia Skinny

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Porquinho-da-índia Skinny
1 de 3
Porquinho-da-índia Skinny

Voltar ao topo da página