Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam

Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam

Todo o mundo que já viu dois gatos cruzando sabe a gritaria que eles fazem. A verdade é que os miados começam logo quando a gatas entram no cio, pois elas emitem miados característicos para chamar a atenção dos machos. Os machos respondem também com miados e assim se inicia a corte.

Mas é durante a cópula que os gritos são mais evidentes e escandalosos. Muitas pessoas se questionam porque é que os gatos fazem tanto barulho quando cruzam? O PeritoAnimal criou este artigo para responder precisamente a essa pergunta.

Como os gatos se reproduzem

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 9 meses de idade. Os machos atingem um pouco mais tarde, entre os 9 e os 12 meses.

É bastante evidente quando as gatas estão no cio pois, além dos miados característicos, elas têm muitos outros sinais de que estão em cio: ficam rebolando, elevam a cauda, etc.

As gatas têm um ciclo reprodutivo poliéstrico sazonal, em condições normais. Ou seja, elas se reproduzem mais em algumas épocas do ano, uma vez que o número de horas de luz é um fator determinante do ciclo reprodutivo. Porém, numa região equatorial, onde o número de horas com e sem luz é aproximado, as gatas apresentam um ciclo reprodutivo contínuo, ou seja, se reproduzem todo o ano. Além disso, gatas sempre confinadas em casa podem apresentar um ciclo mais contínuo do que as gatas de rua, sendo a luz artificial a explicação deste fenômeno.

O ciclo dura cerca de 21 dias. Sendo que o estro dura em média de 5 a 7 dias (fase em que mais notamos os sinais de cio nas gatas) e se repete conforme o que referimos anteriormente. Este intervalo depende do fato se a gata foi ou não cruzada com um macho durante o cio. Outros fatores podem influenciar este intervalo, como a estação do ano e a raça da gata. Por exemplo, raças de pelo longo são mais sazonais do que as raças de pelo curto. Se você tem uma gata com sinais de cio e não quer que ela engravide, confira este artigo para saber como ajudar.

Basta uma pequena distração para o seu gato ou a sua gata saírem correndo pela janela em busca de relacionamentos mais calorosos. Daí a importância da castração, principalmente para prevenir a gravidez indesejada. Mesmo que você tenha um gato macho, é igualmente importante castrar. A castração é uma ótima maneira de garantir a saúde do animal e também uma oportunidade para que você exerça um papel de responsabilidade.

Com a castração, você evita o acasalamento de gatos e, consequentemente, aumento do número de gatinhos abandonados pelas ruas sem cuidados e atenção devida. Não queremos aumentar o número de gatos na rua, sujeitos a todo o tipo de condições adversas, acidentes, maus tratos e fome!

Como os gatos cruzam

Quando a fêmea entra no estro (fase em que a gata é mais receptiva aos machos) ela muda drasticamente o comportamento dela e já não recusa as tentativas de monta dos machos.

Ela se coloca em posição de lordose, ou seja, com a porção ventral do tórax e o abdômen tocando no chão e o períneo levantado. Essa posição é necessária para o macho conseguir penetrar. O macho realiza movimentos copulatórios e a fêmea se ajusta lentamente ao macho por meio dos movimentos pélvicos de modo a facilitar a cópula.

A expressão facial dos gatos cruzando é muito semelhante à de gatos agressivos. O acasalamento de gatos dura, em média, 19 minutos, mas pode variar de11 até 95 minutos. Gatos mais experientes podem acasalar 10 vezes numa hora. Durante o cio, as gatas podem acasalar mais de 50 vezes!

As fêmeas também podem copular com diferentes machos. A fertilização do óvulo é feita apenas por um espermatozóide, mas se a fêmea acasalou com mais do que um macho no cio, diferentes óvulos podem ser fecundados por espermatozóides de diferentes machos. Por essa razão, uma curiosidade interessante sobre os gatos é que na mesma ninhada a fêmea pode ter filhotes de pais diferentes.

Se a sua gatinha acabou de ter filhotes, talvez este outro artigo do PeritoAnimal possa te interessar: como saber se o gato é macho ou fêmea.

Porque os gatos gritam quando estão cruzando

O pênis dos gatos é espinhoso. Sim você leu bem! O órgão genital destes felinos está repleto de pequenos espinhos queratinizados (como você pode ver na imagem) que servem para estimular a ovulação das fêmeas. São essas espículas penianas que induzem a ovulação. Aém disso, os espinhos do pênis do gato permitem que ele não deslize durante o coito.

No ato sexual, as espículas arranham e irritam o órgão genital da fêmea, causando sangramento. Elas também desencadeiam um estímulo neuroendócrino que provoca a descarga de uma hormona (LH). Essa hormona vai agir dentro de 24 a 36 horas após a cópula completa.

Depois do acasalmento dos gatos, o comportamento da fêmea é muito dramático por causa da dor provocada. Assim que o macho começa a retirar o pênis, depois de ejacular, as pupilas da fêmea dilatam e 50% das fêmeas emitem um choro, como um guincho, o típico som agudo de gato cruzando. A maioria das gatas ataca o macho após o acasalamento de uma forma muito agressiva e, em seguida, rolam pelo chão e lambem a vulva entre 1 a 7 minutos.

Na foto abaixo, observamos o pênis de gato em detalhe, com destaque para os espinhos queratinizados.

Agora você já sabe porque é que os gatos fazem barulho quando acasalam e o que acontece durante o ato de gatos cruzando, esperamos que tenha gostado deste artigo e que continue a seguir o PeritoAnimal!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ALEJANDRA, Maria. Particularidades fisiológicas de la reproducción en felinos. Disponível em: <https://cbra.websiteseguro.com/pages/publicacoes/rbra/download/RB079%20Stornelli%20pag%2071-76.pdf>. Acesso em 14 de dezembro de 2020.