Curiosidades do mundo animal

Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 28 agosto 2023
Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos possuem um comportamento reprodutivo bastante peculiar, além de uma reprodução extremamente rápida, proliferando em progressão geométrica. Um casal de gatos, por exemplo, gerando uma prole de 6 filhotes, dentro de seis meses a um ano, quando esses gatinhos estiverem aptos à reprodução, poderão gerar, cada um deles, mais seis filhotes, resultando em mais 36 gatinhos. Enquanto isso, o casal inicial já terá gerado mais 6 filhotes, totalizando 42 novos felinos.

Para evitar a superpopulação de gatos, além de eliminar comportamentos considerados inadequados, resultantes da ação hormonal, os tutores recorrem à castração, que é um procedimento cirúrgico que visa a remoção dos órgãos reprodutivos de machos e fêmeas. Esse procedimento possui efeitos no comportamento e na biologia do gato castrado, proporcionando condições para um maior bem-estar do bichano.

A visão popular de que o gato é um animal altamente independente, de pouco afeto, não social, traiçoeiro, com comportamentos reprováveis como a caça, o cio, a marcação de território com urina ou arranhaduras e hábito noturno é usada como razão para os atos de abandonar, maltratar ou não adotar animais dessa espécie. Diante disso, a castração evitará comportamentos entendidos como indesejáveis, reduzindo o número de abandonos e maus tratos. E quando o gato é submetido à castração e continua saindo de casa, o que fazer? Existe alguma forma de corrigir esse comportamento? Será que ele foge para namorar? Se você tem um bichano em casa e sofre com esse problema, aproveite este artigo do PeritoAnimal, que te ajudará a entender melhor o comportamento dessa espécie tão singular.

Índice

  1. Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?
  2. Quanto tempo depois de castrado o gato para de sair de casa?
  3. O que fazer para o gato parar de sair para a rua?
  4. É normal o gato, depois de castrado, querer cruzar?
  5. Quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo?
  6. Meu gato castrado está com um comportamento estranho, o que pode ser?

Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?

Nem sempre a castração é capaz de eliminar por completo as fugas e/ou passeios dos gatos. Felinos são animais caçadores por natureza, além de muito curiosos. Nem sempre os passeios são ocasionados pelo comportamento reprodutivo, podendo ser consequência de um mapeamento do território por parte do gato. Essa espécie costuma expandir seus domínios territorialistas, aumentando a distância dos seus passeios para conhecer melhor o ambiente.

Além disso, caso a castração seja realizada após o primeiro ano de vida do animal, quando a produção hormonal já estará em pleno vigor, não haverá grandes alterações no comportamento do gato. Então, se o tutor quiser um gato mais caseiro, deverá levá-lo ao veterinário para realizar a esterilização enquanto o bichano ainda não se tornou adulto, antes do primeiro ano de vida, pois não terá desenvolvido comportamentos regulados por hormônios sexuais.

Quando castrado, o gato fica livre do principal hormônio reprodutivo e, com isso, obtém várias vantagens, como por exemplo, não se expor à constante agressividade com outros animais do mesmo sexo. O animal permanecerá mais tempo em sua residência, minimizando sua chance de fugir de casa, adquirir doenças nesses conflitos, ser atropelado, atacado por cães e outros eventos danosos ao animal.

Neste outro artigo explicamos por que os gatos somem.

Quanto tempo depois de castrado o gato para de sair de casa?

Gatos ferais perambulam por grandes distâncias diárias (que chegam a superar vários quilômetros). Os gatos machos vão mais longe do que as fêmeas, assim como se envolvem em mais comportamentos de risco, tais como atravessar ruas movimentadas ou adentrar casas com cães. Fazem isso rotineiramente e com muito prazer, sempre deixando suas marcas pelos trajetos percorridos.

Com a castração, a taxa hormonal do gato começará a diminuir, sendo possível perceber alterações no seu comportamento cerca de um mês após a cirurgia. No entanto, devemos lembrar que nem sempre os passeios são estimulados pelo comportamento reprodutivo, e sim pela simples vontade de sair de casa para caçar ou expandir seu território.

Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer? - Quanto tempo depois de castrado o gato para de sair de casa?

O que fazer para o gato parar de sair para a rua?

A única forma de evitar completamente que o gato saia de casa é mantê-lo em cativeiro, ou seja, preso em casa, por meio de telas em janelas e com muros altos. Para animais que moram em apartamento, a missão será mais fácil, pois basta telar as janelas e tomar cuidado ao abrir a porta que vai para a rua. Porém, quem reside em casa terá que providenciar, além das telas, muros e grades fechadas, evitando que o gato saia para passear.

Manter o gato bem alimentado também é uma forma de fazê-lo ficar mais tempo em casa, pois não precisará sair para caçar. Mas atenção! Isso pode resultar em sedentarismo e obesidade, sendo necessário brincar com o animal o maior tempo possível, para que ele faça exercícios físicos e mantenha seu escore corporal saudável.

É normal o gato, depois de castrado, querer cruzar?

Alguns gatos mantém o comportamento de montar nas fêmeas que estão no cio mesmo após a castração. Isso ocorre principalmente em animais que já copularam, sendo mais por instinto do que por impulso hormonal. As taxas de testosterona também podem aumentar em alguns períodos, fazendo com que o gato tenha esse tipo de comportamento, mas ele não será capaz de reproduzir, pois não produz espermatozoides.

Quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo?

As primeiras alterações comportamentais serão percebidas cerca de um mês após a castração. No entanto, a cirurgia não eliminará o comportamento brincalhão do filhote, que continuará ativo até sua maturidade.

Algumas pessoas acreditam que o gato castrado desenvolve menos o seu instinto de caça, mas isso não é uma regra. A maioria dos gatos continua brincando e caçando normalmente, havendo uma diminuição ou inexistência do comportamento reprodutivo apenas.

Meu gato castrado está com um comportamento estranho, o que pode ser?

O comportamento “estranho” pode ter origem em alguma doença da qual o bichano esteja padecendo. Gatos saudáveis costumam manter o comportamento alegre e brincalhão. Quando com dor, os felinos tendem a se esconder e ficar mais quietos, apáticos. Além disso, outras situações podem fazer com que o gato permaneça mais retraído, como mal-estar, náusea e dificuldade respiratória.

Caso o seu gato esteja mais quieto, sem se alimentar direito, bebendo menos água, com a respiração difícil e sem ânimo para brincar, procure a ajuda de um profissional, pois ele pode estar com algum problema de saúde.

Agora que você já sabe o que fazer se tiver castrado o gato e ele continua saindo, não perca o vídeo a seguir sobre os prós e contras da castração de gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Machado, J.C., Ferreira,G.A., Genaro, G. Castração e Bem-estar felino. Revista Brasileira de Zoociências, 2018. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/24765-Texto%20do%20artigo-97176-1-10-20180607.pdf. Acesso em 28/08/2023.
  • Comportamento Felino, Conceitos e Prática. Ceva. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/direitosdosanimais/files/2020/10/apostila_gatos_digital_ceva.pdf. Acesso em 28/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Castrei meu gato e ele continua saindo, o que fazer?