menu
Partilhar

Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer

Por Karoline Schneider, Adestradora e tosadora canina. Atualizado: 29 março 2021
Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros dormem muito mais do que nós, certo? Na verdade, eles precisam de muitas horas de sono, mas a maior parte do tempo eles descansam cochilando. E você já reparou no olho do cachorro enquanto ele dorme? Assim como os humanos, os cachorros processam o que aconteceu durante o dia em seus sonhos e muitas vezes se colocam em posições estranhas e movem seus olhos e patas. Embora seus hábitos de sono sejam diferentes dos nossos, eles podem ter sonhos perturbadores ou fazer caretas engraçadas enquanto dormem com os olhos abertos.

Se você está lendo este artigo do PeritoAnimal, certamente você já passou pela seguinte situação e está se perguntando: meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer. Você vai descobrir os motivos para isso e daremos algumas dicas sobre este tema. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Animais que dormem com um olho aberto

Como os cachorros dormem

Você provavelmente já observou seu cachorro dormindo em posições engraçadas que parecem ser desconfortáveis. Os olhos do cachorro podem ficar brancos durante o sono ou quando move as patas. A principal diferença entre o comportamento adormecido de humanos e cães é a intensidade do sono. Entretanto, temos em comum com eles as diferentes fases do sono, tais como o sono leve e profundo.

Embora os cachorros tenham fases REM e leves, assim como os humanos, seu sono é mais sensível, o que explica o olho de cachorro muitas vezes "em alerta". Eles também têm que dormir mais horas do que nós. Eles podem adormecer em segundos, mas tão rapidamente quanto adormecem, eles acordam. Seu horário de descanso é adaptado à nossa rotina de sono, embora no fundo os cachorros tenham seu próprio ritmo natural de descanso.

Quantas horas um cachorro dorme?

Os cachorros podem dormir de 10 a 20 horas por dia. O número de horas que um cachorro dorme depende muito de sua idade e do exercício físico e mental que ele faz durante o dia. Além disso, eles nem sempre dormem profundamente, mas tendem a chochilar durante o dia para estarem sempre atentos à qualquer novidade que chame a atenção deles.

Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer - Como os cachorros dormem

Por que meu cachorro dorme com os olhos abertos?

Se você já reparou no olho do cachorro enquanto dorme, você sabe que às vezes os cachorros dormem com os olhos abertos ou semi-abertos, mas em geral isso não é motivo para alarme. Este comportamento vem de seus ancestrais, que viviam na natureza e tinham que estar atentos, mesmo que estivessem descansando.

Eles desenvolveram uma maneira de poder recuperar energia descansando ou dormindo com os olhos abertos ou semi-abertos, mas, ao mesmo tempo, estando conscientes de seu entorno. Como podemos ver, não há necessidade de preocupação, pois é um comportamento totalmente natural e instintivo. Além disso, eles movem os olhos lentamente ou piscam os olhos para que os olhos não sequem quando estão abertos.

Embora na maioria dos casos isto não seja motivo de preocupação, às vezes este comportamento pode indicar outras coisas. Se você observar os olhos do cachorros e reparar que as pupilas estão relaxadas, seu cão provavelmente está bem e sonhando. Mas se elas estiverem fixas e dilatadas e os olhos do cachorro estiverem literalmente bem abertos, ele pode estar tendo convulsões.

Dê uma boa olhada em seu companheiro peludo e se ele também começar a chorar e uivar, certifique-se de que ele esteja em um lugar seguro onde não possa cair ou se machucar. Neste ponto, você só pode esperar que a convulsão passe. Em seguida, consulte um veterinário para descobrir o motivo das convulsões.

Cachorro com olho branco enquanto dorme

Você já notou que os olhos do cachorro ficam brancos enquanto ele dorme? Ou quando o cachorro fica virando o olho nesses momentos de descanso? Relaxe! Quando um cão está adormecendo ou já está dormindo profundamente, é normal que ele fique com os olhos brancos ou simplesmente virando os olhos. O que devo fazer se meu cachorro ficar com os olhos brancos quando dorme? Absolutamente nada! Normalmente isto acontece quando o cachorro fica em uma posição que puxa a pele em sua cabeça e abre suas pálpebras enquanto dorme, o que faz com que o branco do olho apareça de repente.

Outra possibilidade é que ele tente ficar acordado e deixe seus olhos entreabertos. Se seu cachorro fica com os olhos brancos e revirados enquanto dorme, isto não é um problema de saúde, significa que ele está muito relaxado e feliz, como explicamos neste outro artigo sobre as posições que indicam que um cachorro está feliz. Portanto, você não precisa se preocupar ou acordá-lo. Certamente, assim que ele mudar sua posição, ele fechará os olhos.

Agora que você já sabe o motivo de termos um cachorro com olho branco dormindo e também quando o cachorro fica virando o olho nestes momentos, a seguir explicaremos como podemos identificar quando um cachorro está dormindo bem.

Como saber se meu cachorro está dormindo bem

Assim como os humanos, os cachorros precisam dormir para recarregar as energias. Na verdade, uma boa noite de sono é essencial para seu amigo peludo, porque o sono é a forma como ele processa suas aventuras e o que aconteceu com ele durante o dia. Isso significa que depois de um dia cheio de atividades ele pode ter um sono inquieto. Se ele move as patas ou se franze a testa, isso não significa necessariamente que esteja tendo pesadelos. Ele está simplesmente sonhando. Talvez ele esteja correndo em um grande campo verde brincando com seu amigo humano.

Os cachorros são como crianças, eles não devem ser acordados quando estão dormindo, pelo simples fato de que eles precisam descansar para ficar de bom humor. Se um cão não dormir o suficiente, ele ficará mais inquieto e, assim, menos suscetível ao aprendizado. Neste sentido, um cachorro que dorme bem será mais feliz, mais equilibrado e ativo durante o dia. Além disso, suas posturas para dormir podem ajudá-lo a saber se ele está dormindo bem ou não.

Se seu cachorro de repente move as patas ou começa a chorar enquanto dorme, pode ser que ele esteja num sono muito pesado. Fique alerta, mas tenha cuidado se quiser acordá-lo. Se ele realmente estiver tendo um pesadelo e o acordarmos neste momento, sua reação instintiva pode ser nos morder.

Dicas para ajudar seu cachorro dormir bem

Alguns fatores melhoram ou pioram a profundidade e a eficácia do sono do seu cachorro. As seguintes dicas garantirão um sono tranquilo para seu cão:

  • Exercício físico e mental: a atividade física ajuda seu cachorro a descansar e relaxar. Mas não só o exercício físico cansa nosso cão, mas também a educação mental, como o treinamento com clicker, agility e mantrailing (rastrear o tutor).
  • Evitar o estresse: se seu cachorro dorme mal ou simplesmente não quer dormir, pode ser que ele esteja estressado. Os cães nervosos precisam de um lugar fixo para dormir, seguro, escuro e sem distrações.
  • Ter uma rotina: os cachorros são animais de rotina, e se ele for para a cama todos os dias no mesmo horário, sentirá segurança para poder dormir melhor. Tenha em mente incluir na rotina uma hora fixa para comer e dar uma caminhada.
  • Cama confortável: também é importante que você proporcione um lugar confortável para ele dormir. Existem diferentes camas para cachorro, portanto, nosso conselho é procurar a cama certa para as necessidades de seu amigo peludo.
Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer - Como saber se meu cachorro está dormindo bem

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ken Sewell. (1989). Así es su perro. Hispano Europea.
  • Charlotte Schwartz. (2006). El comportamiento del perro. Hispano Europea.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Élida Alexandre
Gostei muito da matéria. Me tranquilizou, pois fui verificar como meu cão estava de madrugada e o encontrei deitado com os olhos abertos. O chamei e ele despertou normal. Imaginei que fosse coisa de cachorro mesmo, mas achei melhor pesquisar. Agora, ficarei atenta para convulsões. Obrigada.

Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer
1 de 3
Meu cachorro dorme com os olhos abertos: causas e o que fazer

Voltar ao topo da página