PARTILHAR

Quanto tempo vive um coelho

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 3 fevereiro 2020
Quanto tempo vive um coelho
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

O coelho é um animal de companhia comum conhecido pelo seu carinho e doçura, além da sua extrema beleza. No entanto, para aquelas pessoas que decidiram adotar um coelho pode ser que não encontrem muita informação de qualidade na internet, como acontece no caso dos tutores de gatos ou cachorros.

Dessa forma, é normal que os cuidadores de coelhos ou futuros tutores se perguntem quais são os cuidados necessários, qual a melhor alimentação ou quanto tempo vive um coelho. Para esclarecer suas dúvidas, continue lendo este artigo de PeritoAnimal e seja um tutor ainda melhor.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um hamster?

Do que depende o tempo de vida de um coelho

O coelho como animal de estimação é um companheiro tranquilo e amigável, no qual é possível encontrar diversos tipos de personalidades. Alguns coelhos poderão ser mais reservados, mais tímidos e inclusive mais hostis, por outro lado você pode encontrar coelhos que gostam das carícias e do contato com os humanos.

A maneira como você tratar o seu animal desde pequeno vai influenciar na personalidade dele, pois se ele tiver contato com tutores cuidadosos, que entendam sua linguagem corporal e os tratarem com delicadeza será mais fácil de se sentirem confiantes e despreocupados com o convivio humano. Isso também irá repercutir diretamente na felicidade, bem-estar e longevidade do coelho.

Embora você possa pensar que se tratam de casos incomuns, é possível até levar o seu coelho para passear em parques tranquilos e verdes. Todos os cuidados que você possa oferecer para que a vida do seu pet seja mais positiva serão recompensados com uma melhor companhia e uma melhor relação com ele. Por isso, conseguirá desfrutar de um coelho feliz e radiante.

Se você está pensando em ter um coelho como animal de estimação, não pode perder o nosso artigo com alguns conselhos para adotar um coelho.

Quantos anos vive um coelho

A esperança média de vida dos mamíferos lagomorfos é muito diferente dependendo da espécie, uma vez que existem cerca de 50 tipos diferentes. Além disso, no caso dos coelhos, a raça do coelho também pode afetar na expectativa de vida. Um coelho selvagem pode chegar até os 2 anos, devido às circunstâncias como o clima, os predadores e a disponibilidade de alimento no meio. Pelo contrário, a expectativa de vida de um coelho doméstico esta entre os 6 e 8 anos.

Mas isto não é tudo. Algo que fará com que o coelho viva ou menos é o bem-estar e a felicidade que você pode proporcionar. Ensinar truques, oferecer uma boa alimentação e dedicar tempo e carinho são algumas das coisas que podem fazer com que o seu coelho viva durante muito mais tempo que a expectativa de vida desses animais. Os coelhos com uma vida feliz e saudável podem viver até aos 10 anos. Inclusive, o coelho que viveu durante mais tempo tinha 19 anos.

Para saber mais sobre a alimentação dos coelhos, confira abaixo nosso vídeo no YouTube:

Cuidados com o coelho para que ele viva mais

Agora que você já sabe quanto tempo vive um coelho é importante saber quais são os cuidados essenciais com esse tipo de pet. A verdade é que os coelhos são animais de estimação que exigem mais cuidados do que aquilo que parecem. Por essa razão, ter uma vida saudável será o primeiro aspecto a se ter em conta. Para melhorar o bem-estar do seu coelho deve ter atenção a:

  • Higiene: é muito importante cuidar da higiene do seu animal de estimação e do local onde vive. Se não o fizer, isso poderá levar ao aparecimento de parasitas, doenças e depressão.
  • Vacinação: se estiver pensando em levar o seu coelho a algum parque é fundamental que esteja vacinado. A curiosidade é uma das caraterísticas do coelho e você deve estimular sem que isso represente um risco.
  • Escovação: é essencial para as raças de pelo comprido, é muito importante escová-lo para manter a pele saudável e o pelo desembaraçado.
  • Exercício: pela manhã e no final da tarde são os dois momentos do dia mais adequados para que o coelho se exercite. Na natureza costumam fazer exercício constantemente. Você pode deixá-lo sair e correr pela casa além de lhe preparar percursos com tubos e caixas de papelão.
  • Brincadeiras: você também pode brincar com o coelho para fomentar a interação com ele e alegrar o seu dia. Não o persiga, brinque com uma bola ou com outros objetos macios.

Ter um coelho como animal de estimação não significa cuidar dele apenas durante um tempo, significa ter um companheiro de casa com suas necessidades e seus benefícios, com o qual vamos compartilhar tempo e companhia, que marcará pelo menos 6 ou 7 longos anos da sua vida.

Se você quiser saber algumas curiosidades sobre o coelho, leia também esse artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um coelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Vídeos relacionados com Quanto tempo vive um coelho

1 de 3
Vídeos relacionados com Quanto tempo vive um coelho

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Edna
A Quim ama mamão, banana caturra, couve, salsinha, cebolinha, goiaba, manga e arroz. Quando o arroz dela acaba, logo dá um jeito de mostrar pra gente. Já até tentou abrir o pote que fica ao seu alcance.
Mas minha maior surpresa foi quando percebi que ela aprendeu sozinha a usar a pá se lixo: ela entra se ré dentro da lãzinha, para fazer suas necessidades. Só não usa o vaso porque assim que chegou aqui, caiu duas vezes de ponta cabeça, e por isso fechamos a pota do banheiro e abaixamos a tampa do vazo!
A sua avaliação:
Maria
Minha Thifany tem 6 anos éuma coelha anão, ja teve avc e o lado esquerdo dela é um pouquinho torto. Depois de um ano do avc ela ta com a perninha meia dura nao ta conseguindi deitar e nao esta comendo so se der na boca . oq faço????
sophia
O meu coelhinho Muffin, ele tem tres meses e esta muito bem!!!
ele fica meio maluquinho as vezes rsrs.

Michele Lopes
O meu já está com 9 anos♥️ Saudável e bem ativo, acho q vive mais uns 10 anos rss
Richelle
Comprei uma coelhinha femea bem pequenininha. Como faço para Dar todas as vacinas necessárias. E aonde consigo vacinar ela. Posso colocar a coelhinha juntos com as minhas cachorras uma shitzu e uma pinscher 0. Aguardo retorno. Obrigado
Luísa Savala
Oi Richelle! Para saber quais as vacinas necessárias, você pode consultar nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/vacinas-para-coelhos-20591.html
Com relação a socialização dos seus pets, tudo depende de como são introduzidos. Você pode ver algumas dicas sobre a socialização do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/a-socializacao-do-cachorro-21654.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar orientação veterinária.
Vitoria Duarte
Olá boa noite essa é a Lili comprei ela bem pequenina e ela já está enorme , ela é muito carinhosa ama um carinho e de tanto conviver com meus cachorros simon e gabriel ela Acha que é um cachorrinho também
A sua avaliação:
Iona Maximo
minha coelhinha mel menina orelhuda tem oito meses muito linda
Antoni Roberto
O Kiko está com 11 anos... e não está fazendo as malas não. Já passou por duas cirurgias e é o companheirão de todos aqui. Meio mal humorado com estranhos, mas não se esconde não.
Maria de Lurdes Guerra Mota
No meu Coelho ele faz muito coco e fica agarrado ao rabo"nao sai", faz mal a ele?
Danillo
Eu tô querendo comprar um coelho, mas já tenho uma gatinha bem serelepe em casa, essas espécies podem se dar bem?
Gabriel
Olá eu queria lhe perguntar se os cães dão se bem com o coelho-anão é que eu estou a pensar em comprar um coelho anão mas eu já tenho a minha cadela eles conseguem ser amigos?
Sofia
Sim eles se dão bem. Eu tenho um Coelhinho e um gato e eles se dão muito bem
Neve
A neve minha coelinha,ela adora andar mas quando faco tubinhos de papelao ela come o papelao,Eu tiro dela mas ela precisa se exercitar como Eu faco para ela se exercitar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neve! Uma boa forma de fazer a sua coelhinha se exercitar é colocar as verduras dela em diferentes pratinhos pelo quarto onde você solta ela. Assim, ela é obrigada a ir de um lado para o outro para comer as verduras. Você também pode ensinar ela a vir ao nome, chamando e tendo uma verdura na mão e sempre que ela vier, reforce ela com um pedacinho. Também existem alguns brinquedos que se vendem nas petshops onde você pode colocar feno ou verduras dentro. Esses brinquedos também são interessantes para estimular a mente dela e fazê-la se exercitar para obter comida.
Léa Vidal
Meu coelhinho tem 12 anos de idade. E ficou cego do olho direito e percebo que o outro olho também está ficando branco. Estou muito preocupada. Não sei como será a sobrevivência dele. Me ajude!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Léa! Pelo que descreve é possível que sejam cataratas. De qualquer forma, ele deve ser visto por um médico veterinário que diagnostique e possa definir um tratamento o quanto antes de forma a evitar que ele perca totalmente a visão.
A sua avaliação:
Guilherme
Muito legal
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Guilherme! Esse é o sue coelho? Essa gaiola é totalmente desaconselhada e muito prejudicial para a saúde dele. Um coelho não pode estar num espaço tão limitado sem poder se movimentar. Para além disso, vê-se obrigado a urinar, defecar, comer e beber, tudo no mesmo lugar, o que prejudica não só a saúde física dele como a mental. Para além disso, a gaiola tem no fundo grades que podem danificar gravemente as patinhas dele.
Daniela
Que maldade... inadmissível criar um Coelho assim! Não é pássaro! Tomara que isso seja apenas uma brincadeira de alguém que não tem o que fazer... que isso não seja real, e que esse Coelho esteja Bem atualmente!!!
Alan
Alguém vende ou a doa
A sua avaliação:
Andrea
Boa noite,
Tenho um coelho a duas semanas e sempre tenho muitas dúvidas....
Gostaria de saber como faço para minimizar o odor de urina dos coelhos... por mais que eu limpe, sempre sinto cheiro na casa...
outra dúvida que tenho é se não estou o entupindo de comida, kkkk, como ele sempre come, acabo colocando mais... não sei se isso é prejudicial.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andrea! Relativamente ao cheiro da urina, o ideal é comprar um bom substrato com bom poder absorvente e que neutralize odores. Muitos coelhos se acostumam a fazer apenas num canto da gaiola e existem até uns wc próprios que você pode comprar na petshop e acostumar o coelho a fazer nesse lugar. Assim, você pode trocar com regularidade o substrato dessa caixinha onde ele urinar. Em relação à comida, na embalagem costuma dizer a quantidade adequada por dia conforme o peso do coelho. Relembro que deve ser uma ração uniforme, ou seja de granulado todo igual, sem sementes, e própria para coelhos (evite as rações que dizem que podem ser para mais do que uma espécie). A ração deve ser limitada, apenas a quantidade indicada na embalagem (você pode dividir metade de manhã e metade à noite). O feno sim, deve estar sempre à disposição e nunca pode faltar na gaiola, para ele ir comendo feno ao longo de todo o dia e sempre que tiver fome. Para além disso, você pode complementar com algumas frescuras frescas.
carlos
eu tenho o Dunga branco e peludo de olho azul faz quase dezasseis anos foi sempre super calmo e meigo e é assim até hoje
marcio correa
foi de mais saber sobre o tempo de vida de um coelho ,eu tenho um em casa o nome dele é candinho nos o chamamos de cande
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcio! Entregue um carinho da nossa parte para ele :)
A sua avaliação:
RODRIGO
Adorei dificil encontrar informaçoes sobre coelhos , parabens ajudou muito.
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodrigo, muito obrigado pelo seu comentário. Esperamos que continue acompanhando as nossas dicas :)
Quanto tempo vive um coelho
Quanto tempo vive um coelho

Voltar ao topo da página ↑