Partilhar

Quanto tempo vive um coelho

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 maio 2017
Quanto tempo vive um coelho

Ver fichas de  Coelhos

Hoje vamos nos centrar em algo que precisa saber sobre estes pequenos animais de estimação de orelhas compridas que não deixam de nos surpreender. O coelho é um animal de companhia comum conhecido pelo seu carinho e doçura. Ainda assim, aquelas pessoas que decidem adotar um coelho pode ser que não encontrem muita informação na internet, como acontece no caso dos gatos ou dos cachorros. Por isso, muitos donos ficam se perguntando quando tempo vive um coelho e o que podem fazer para aumentar a sua expectativa de vida. Para esclarecer suas dúvidas, continue lendo este artigo de PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um carrapato?

A expectativa de vida do coelho depende de quê?

O coelho como animal de estimação é um companheiro tranquilo e amigável, no qual podemos encontrar uma diversidade de caráteres e personalidades. Alguns coelhos poderão ser mais reservados, mais tímidos e inclusive mais hóstis e, outros pelo contrário, poderão gostar bastante das carícias humanas e do contato com os humanos. A forma como tratar este animal desde pequeno vai influenciar sempre na sua personalidade, porque se formos cuidadosos, entendermos a sua linguagem e os tratarmos com delicadeza será mais simples que com o tempo adquiram confiança e estejam bem do nosso lado. Isso irá repercutir diretamente na felicidade e bem-estar do coelho.

Embora possamos pensar que se tratam de casos incomuns, é possível até ir passear com ele em parques tranquilos e verdes. Todos os cuidados que lhe possamos oferecer para que sua vida seja melhor serão recompensados com uma melhor companhia e uma melhor relação com ele. Por isso, conseguirá desfrutar de um coelho feliz e radiante.

Na verdade, a esperança média de vida destes mamíferos lagomorfos é muito diferente dependendo da espécie que estivermos falando, uma vez que podemos considerar até 50 tipos diferentes. Mas para ter uma ideia, um coelho selvagem poderia chegar até aos 3 ou 4 anos, devido a circunstâncias como o clima, os predadores e a disponibilidade de alimento no meio. Pelo contrário, um coelho doméstico poderá viver de 6 a 8 anos.

Mas isto não é tudo. Algo que fará com que o coelho viva ou menos é o bem-estar e a felicidade que lhe pode proporcionar. Ensinar-lhe truques, dar-lhe a sua comida favorita e dedicar-lhe tempo e carinho são algumas das coisas que podem fazer com que o seu coelho viva durante muito mais tempo que a expectativa de vida para estes animais. Os coelhos com uma vida feliz e saudável podem viver até aos 10 anos e, como curiosidade saiba que o coelho que viveu durante mais tempo tinha 19 anos.

Quanto tempo vive um coelho - A expectativa de vida do coelho depende de quê?

Outros fatores para estimular o bem-estar do coelho

A verdade é que, como referimos no princípio, os coelhos são animais de estimação mais complicados do que aquilo que parecem e precisam de muitos cuidados. Por conseguinte, ter uma vida saudável será a primeira coisa que eles dependem. Para melhorar o bem-estar do seu coelho deve ter em conta os seguintes fatores:

  • Higiene: É muito importante que cuidemos da higiene do nosso animal de estimação e do local onde vive. Se não o fizer, isso poderá levar ao aparecimento de parasitas, doenças e depressão.
  • Vacinação: Se estiver pensando em levar o seu coelho à floresta é fundamental que esteja vacinado. A curiosidade é uma das caraterísticas do coelho e devemos fomentá-la sem nenhum risco.
  • Escovação: Essencial para as raças de pelo comprido, é muito importante escová-lo para manter a pele saudável e o pelo desembaraçado.
  • Exercício: Pela manhã e no final da tarde são os dois momentos do dia mais adequados para que o coelho se exercite. Na natureza costumam fazer exercício constantemente. Podemos deixá-lo sair e correr pela casa além de lhe preparar percursos com tubos e caixas de papelão.
  • Brincadeiras: Também pode brincar com o seu coelho para fomentar a interação com ele e alegrar-lhe o dia. Não o persiga. Brinque com uma bola ou com outros objetos macios.

Ter um coelho como animal de estimação não significa cuidar dele apenas durante um tempo, significa ter um companheiro de casa com suas necessidades e seus benefícios, com o qual vamos compartilhar tempo e companhia, que marcará pelo menos 6 ou 7 longos anos da nossa vida.

Quanto tempo vive um coelho - Outros fatores para estimular o bem-estar do coelho

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um coelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Quanto tempo vive um coelho

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Iona Maximo
minha coelhinha mel menina orelhuda tem oito meses muito linda
Antoni Roberto
O Kiko está com 11 anos... e não está fazendo as malas não. Já passou por duas cirurgias e é o companheirão de todos aqui. Meio mal humorado com estranhos, mas não se esconde não.
Maria de Lurdes Guerra Mota
No meu Coelho ele faz muito coco e fica agarrado ao rabo"nao sai", faz mal a ele?
Danillo
Eu tô querendo comprar um coelho, mas já tenho uma gatinha bem serelepe em casa, essas espécies podem se dar bem?
Gabriel
Olá eu queria lhe perguntar se os cães dão se bem com o coelho-anão é que eu estou a pensar em comprar um coelho anão mas eu já tenho a minha cadela eles conseguem ser amigos?
Neve
A neve minha coelinha,ela adora andar mas quando faco tubinhos de papelao ela come o papelao,Eu tiro dela mas ela precisa se exercitar como Eu faco para ela se exercitar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neve! Uma boa forma de fazer a sua coelhinha se exercitar é colocar as verduras dela em diferentes pratinhos pelo quarto onde você solta ela. Assim, ela é obrigada a ir de um lado para o outro para comer as verduras. Você também pode ensinar ela a vir ao nome, chamando e tendo uma verdura na mão e sempre que ela vier, reforce ela com um pedacinho. Também existem alguns brinquedos que se vendem nas petshops onde você pode colocar feno ou verduras dentro. Esses brinquedos também são interessantes para estimular a mente dela e fazê-la se exercitar para obter comida.
Léa Vidal
Meu coelhinho tem 12 anos de idade. E ficou cego do olho direito e percebo que o outro olho também está ficando branco. Estou muito preocupada. Não sei como será a sobrevivência dele. Me ajude!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Léa! Pelo que descreve é possível que sejam cataratas. De qualquer forma, ele deve ser visto por um médico veterinário que diagnostique e possa definir um tratamento o quanto antes de forma a evitar que ele perca totalmente a visão.
A sua avaliação:
Guilherme
Muito legal
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Guilherme! Esse é o sue coelho? Essa gaiola é totalmente desaconselhada e muito prejudicial para a saúde dele. Um coelho não pode estar num espaço tão limitado sem poder se movimentar. Para além disso, vê-se obrigado a urinar, defecar, comer e beber, tudo no mesmo lugar, o que prejudica não só a saúde física dele como a mental. Para além disso, a gaiola tem no fundo grades que podem danificar gravemente as patinhas dele.
A sua avaliação:
Andrea
Boa noite,
Tenho um coelho a duas semanas e sempre tenho muitas dúvidas....
Gostaria de saber como faço para minimizar o odor de urina dos coelhos... por mais que eu limpe, sempre sinto cheiro na casa...
outra dúvida que tenho é se não estou o entupindo de comida, kkkk, como ele sempre come, acabo colocando mais... não sei se isso é prejudicial.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andrea! Relativamente ao cheiro da urina, o ideal é comprar um bom substrato com bom poder absorvente e que neutralize odores. Muitos coelhos se acostumam a fazer apenas num canto da gaiola e existem até uns wc próprios que você pode comprar na petshop e acostumar o coelho a fazer nesse lugar. Assim, você pode trocar com regularidade o substrato dessa caixinha onde ele urinar. Em relação à comida, na embalagem costuma dizer a quantidade adequada por dia conforme o peso do coelho. Relembro que deve ser uma ração uniforme, ou seja de granulado todo igual, sem sementes, e própria para coelhos (evite as rações que dizem que podem ser para mais do que uma espécie). A ração deve ser limitada, apenas a quantidade indicada na embalagem (você pode dividir metade de manhã e metade à noite). O feno sim, deve estar sempre à disposição e nunca pode faltar na gaiola, para ele ir comendo feno ao longo de todo o dia e sempre que tiver fome. Para além disso, você pode complementar com algumas frescuras frescas.
carlos
eu tenho o Dunga branco e peludo de olho azul faz quase dezasseis anos foi sempre super calmo e meigo e é assim até hoje
marcio correa
foi de mais saber sobre o tempo de vida de um coelho ,eu tenho um em casa o nome dele é candinho nos o chamamos de cande
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcio! Entregue um carinho da nossa parte para ele :)

Quanto tempo vive um coelho
1 de 3
Quanto tempo vive um coelho

Voltar ao topo da página