Os coelhos dormem?

Os coelhos dormem?

Se tem ao seu lado um coelho doméstico, é provável que já se tenha questionado se eles dormem, pois parece que estão sempre acordados. São animais adoráveis com um comportamento curioso, independentemente do tipo de raça ou pelagem.

Claro que os coelhos dormem, mas fazem-no de uma forma diferente de outros animais mais populares. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo sobre o sono do seu coelho e explicamos porque é assim.

Continue lendo para conhecer tudo sobre o descanso do seu coelho.

Os coelhos dormem de dia ou de noite?

Os coelhos são animais crepusculares, isso significa que o seu período de maior atividade encontra-se na primeira hora da manhã e na última da noite. Estes são os momentos ideais para brincar com ele e praticar atividades divertidas.

Deve saber que o colho deve a sua sobrevivência ao seu estado de alerta permanente, por esse mesmo motivo aproveita as horas de mais baixa atividade (meio dia e meia noite) para tirar um cochilo, sempre com discrição.

Os coelhos dormem com os olhos abertos ou fechados?

Os coelhos que ainda não se sentem cômodos com a sua nova casa são capazes de dormir com os olhos abertos, mais uma forma de permanecerem alertas perante qualquer perigo. Será difícil para si vê-lo dormindo durante as primeiras semanas.

Conforme o coelho se começar a sentir mais cômodo e com confiança na sua nova casa, poderá vê-lo a dormir relaxadamente. Mas para isso acontecer, precisará de tempo, conforto e uma zona calma na qual se sinta bem.

Quantas horas os coelhos dormem por dia?

É difícil determinar com exatidão o tempo de sono de um coelho visto que dependerá diretamente do seu estado de humor, de tranquilidade ou inquietação. No entanto, o mais habitual é que coelho costume descansar entre 6 e 8 horas por dia podendo chegar a dormir até 10 em condições de calma e tranquilidade ideais.

Como pode observar trata-se de um mamífero que gosta de relaxar e dormir, sempre que se sinta suficientemente cômodo para o fazer.

Talvez lhe interesse saber que...

Uma das dúvidas mais frequentes entre a comunidade do PeritoAnimal é saber quanto tempo vive um coelho. A responsabilidade de cuidar de um ser vivo até aos seus últimos dias é fundamental e temos que pensar nisso antes de querer adotar um.

Também é importante saber como e porque se produz o crescimento anormal dos dentes do coelho, um tema de saúde que é muito importante prevenir.

Além disso, também poderá encontrar no PeritoAnimal informação útil sobre os seus cuidados, alimentação ou doenças. Encontre aqui tudo sobre o coelho para lhe oferecer os melhores cuidados no seu dia a dia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os coelhos dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.