O que é um gato escaminha?
Ver fichas de Gatos
Vários animais foram domesticados porque possuíam alguma utilidade para o homem, como produção de leite, carne, lã, tração e comportamento de caça, como os cães. No entanto, o gato doméstico teve um processo diferente dos demais animais domesticados, pois não apresentava requisitos úteis para a sobrevivência humana. Mas com a aglomeração humana em algumas cidades, o cenário ficou favorável para o desenvolvimento dos gatos, pois eles encontravam comida de forma mais fácil, não sendo necessário se esforçar com a caça. Além disso, as pessoas começaram a tolerar os bichanos e a se relacionar com eles devido a sua habilidade de caçar e matar roedores, responsáveis por grande número de doenças.
Dessa forma, os gatos foram participando cada vez mais da vida das pessoas. Diferentemente dos cães, a seleção artificial dos gatos tinha como foco qualidades estéticas como cor dos pelos e tipos de pele. Atualmente, a cor da pelagem influencia muito no momento da adoção dos bichanos, havendo uma correlação com o tipo de comportamento do animal, segundo alguns estudos. Existem gatos de várias cores, sendo a pelagem “escama de tartaruga” ou “escaminha” uma cor bastante comum nos gatos sem raça definida. Falaremos mais dessa pelagem neste artigo do PeritoAnimal, detalhando o que é um gato escaminha e os aspectos da personalidade dos gatos dessa cor. Boa leitura!
O que é um gato escaminha?
O gato escaminha é um gato doméstico, que pode ser de raça ou não, que possui a pelagem que mescla tons de laranja e preto, em um padrão semelhante às escamas do casco das tartarugas. A cor dos pelos necessariamente precisa ser uma mistura apenas de laranja e preto, sendo que qualquer acréscimo de outra cor torna o bichano tricolor, e não mais escaminha. Essa cor pode aparecer em raças como persa, angorá, maine coon, pelo curto americano, cornish rex, pelo curto inglês e o nosso pelo curto brasileiro, conhecido como “vira-lata”. Lembrando que o gato escaminha é uma cor, e não uma raça.
E caso você tenha um gato dessa cor em casa, saiba que ele é único! Nenhum gato escaminha tem a mesma distribuição de cores ao longo da pelagem, gerando uma identidade visual exclusiva, não existindo dois gatos escaminhas com o mesmo padrão. Apesar de toda essa beleza, ainda é uma cor que sofre preconceito no momento da adoção, pois as pessoas têm preferência por gatos de cores mais claras, como brancos e amarelos.
Como é a personalidade de um gato escaminha?
Segundo alguns pesquisadores, pouco se estudou sobre as influências genéticas no comportamento de gatos domésticos. Algumas linhagens de gatos, criadas para características específicas de pelagem, podem desenvolver peculiaridades de personalidade. Lembrando que a cor é determinada pelos genes do gato, contidos no DNA, responsáveis pela maior ou menor produção de melanina, a proteína responsável pela pigmentação dos pelos. As cores como castanho e preto são derivadas da eumelanina e a produção dos tons vermelho é oriunda da feomelanina. Essas informações são armazenadas no cromossomo X. Todos os gatos com três cores ou mais são fêmeas, a não ser que possuam uma anomalia genética rara chamada de Síndrome de Klinefelter, onde os gatos possuem três cromossos, sendo XXY.
Alguns estudos realizados com os tutores sobre o comportamento dos seus gatos mostraram que a cor do gato pode ter influência sobre o seu comportamento. As gatas escaminhas são conhecidas por gostarem de socializar, vocalizam bastante, são muito carinhosas e apegadas a seus tutores. O temperamento delas pode ser definido como forte e independente.
Símbolos de boa sorte
Em algumas culturas, gatos escaminhas são símbolos de boa sorte, prosperidade e proteção, sendo considerados um amuleto vivo.
Como criar um gato escaminha
Não existem recomendações específicas para a criação dos gatos escaminhas. Eles são gatos comuns, como qualquer outro. Caso sejam de raças de pelo longo, um cuidado especial deverá ser dedicado à sua pelagem, para que não embole ou proliferem fungos e bactérias. A escovação diária é recomendada para todos os tipos de pelagem, tanto curta quanto longa.
Assim como os demais gatos, esses bichanos precisam de uma boa alimentação, com alimentos de boa qualidade e em quantidade adequada, além de vacinas, vermifugação, água limpa à vontade, cuidados veterinários e um ambiente saudável, enriquecido com brinquedos que auxiliem na redução do estresse.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um gato escaminha?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
- Pinheiro, A.G. et al. Adoção de gatos versus cor do pelo. Ciênc. Vet. Tróp., Recife-PE, v.18, n.2, 2015. Disponível em https://www.cabidigitallibrary.org/doi/pdf/10.5555/20163080775. Acesso em 22 de setembro de 2025.
- Melo, J. Gato escaminha: conheça 7 raças que podem ter a pelagem escama de tartaruga. Patas da Casa, 2024. Disponível em https://www.patasdacasa.com.br/noticia/gato-escaminha-conheca-7-racas-que-podem-ter-a-pelagem-escama-de-tartaruga?utm_source=google_ads&utm_medium=trafego&utm_campaign=gatos&gad_source=1&gad_campaignid=15112167503&gbraid=0AAAAACZs4rbJuKQ9hYPelhz7rHrs-c58h&gclid=Cj0KCQjw3OjGBhDYARIsADd-uX7cJySwKihpqNj4vVCLzcvC-MK5KWqldnw_huswKU-ou6WrQ1ztWZwaAtYuEALw_wcB. Acesso em 29 de setembro de 2025.
- Pires, R.T. Relação entre cor da pelagem em gatos domésticos e comportamento agressivo – uma abordagem na grande Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Zootecnia, 2020. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/233539/RAONI%20TAYGUARA%20PIRES_2020.1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 29 de setembro de 2025.
