Curiosidades do mundo animal

Morcego é mamífero ou ave?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 junho 2023
Morcego é mamífero ou ave?

O morcego é um mamífero. Na verdade, é o único mamífero voador, uma vez que outros mamíferos, como os esquilos-voadores, na realidade, saltam de uma árvore para outra, e não voam de verdade.

Os membros da ordem Chiroptera, conhecidos como morcegos, são animais com asas muito antigos, cuja evolução ocorreu há milhões de anos. Eles geram dúvidas em muita gente, que acredita que se tratam aves. Neste artigo do PeritoAnimal trazemos a resposta para o seguinte questionamento: o morcego é mamífero ou ave? Boa leitura.

Índice

  1. O morcego é um mamífero?
  2. O morcego é uma ave?
  3. Por que os morcegos são mamíferos e não aves?

O morcego é um mamífero?

Sim, o morcego é um mamífero que taxonomicamente é classificado na ordem Chiroptera e é subdividido em dois grandes grupos, que anteriormente correspondiam aos subordens Megachiroptera e Microchiroptera, mas agora foram alterados para Yinpterochiroptera e Yangochiroptera. Em ambos os casos, os primeiros são conhecidos como morcegos gigantes e os segundos como micromorcegos.

A capacidade de voo nos morcegos é única. Entre os mamíferos, eles são os únicos que voam e, na verdade, em muitos casos, voam muito melhor e com mais agilidade do que as aves. Por outro lado, essa capacidade evoluiu de forma independente nesses mamíferos, não estando relacionada a nenhum outro grupo de animais.

Nesses animais, encontramos uma série de características muito particulares, como por exemplo:

  • Os morcegos são um grupo muito diverso que abrange 20% dos mamíferos. Assim, depois dos roedores, eles constituem o segundo grupo mais numeroso;
  • Entre os morcegos, encontramos uma das menores espécies de mamíferos do mundo, o morcego-nariz-de-porco-de-Kitti (Craseonycteris thonglongyai);
  • Possuem uma excelente capacidade de ecolocalização, que também evoluiu de forma independente no grupo. No entanto, nem todos necessitam dessa característica, pois ela varia de acordo com o tipo de alimentação, sendo especialmente útil para aqueles que caçam suas presas, como insetos, roedores e outros vertebrados. Para aqueles que se alimentam de néctar e frutas, a ecolocalização não é tão necessária.

Se você quiser conhecer mais sobre esses animais peculiares, não perca este outro artigo sobre os tipos de morcegos e suas características.

Morcego é mamífero ou ave? - O morcego é um mamífero?

O morcego é uma ave?

O morcego não é uma ave, apesar de possuir asas e ser capaz de voar, assim como muitos desses animais. Ambos pertencem ao grupo dos vertebrados e suas extremidades anteriores foram modificadas para se transformarem em asas, permitindo a conquista dos céus. No entanto, também existem aves que não voam ou o fazem de maneira muito limitada, como os avestruzes.

Uma das principais diferenças entre o morcego e uma ave é que as extremidades anteriores do morcego são cobertas por pele e sustentadas por quatro dedos, enquanto nas aves a superfície dessa estrutura geralmente é coberta por penas e sustentada pelo que seriam os pulsos e dois dedos. Além disso, nos morcegos, a membrana de voo conhecida como patágio geralmente se estende ao longo do corpo, chegando a se unir às extremidades posteriores ou pernas traseiras. Também é comum que os morcegos tenham uma membrana em sua cauda, conhecida como membrana interfemural. As aves, por outro lado, não possuem essas membranas, e suas asas são desenvolvidas de maneira mais independente, sem estarem ligadas por tecidos ao longo do corpo ou às pernas traseiras.

Além disso, outra característica que diferencia esses animais está relacionada à anatomia que possibilita o voo. No caso do morcego, existe uma região torácica bastante desenvolvida onde os músculos para o voo estão inseridos. Além disso, o que seriam os ombros, juntamente com essa região torácica, mantêm o centro de gravidade no animal e tornam o voo muito eficiente. Por outro lado, a parte posterior do corpo é menor e as extremidades traseiras costumam ser curtas e pequenas. Nas aves, encontramos aspectos anatômicos diferentes para o voo. Existem aves voadoras que possuem uma estrutura chamada carena, onde os músculos do voo se inserem e são muito bem desenvolvidos. Há também aves que não possuem carena e cujo esterno é plano, o que as impede de voar. Quanto às extremidades posteriores, nas aves existem variações, pois algumas são muito longas em relação ao corpo, enquanto em outras espécies há uma proporção mais harmônica.

Morcego é mamífero ou ave? - O morcego é uma ave?

Por que os morcegos são mamíferos e não aves?

Os morcegos são mamíferos e não aves devido a diferentes características que os classificam como animais mamíferos:

  • Possuem dentes, o que lhes permite morder, enquanto as aves não têm essa estrutura;
  • O rádio é o osso principal do antebraço dos morcegos, assim como em outros mamíferos, e a partir dele irradiam-se os quatro dedos ao longo da asa; o cúbito também está bem desenvolvido. Nas aves, por outro lado, o desenvolvimento desses ossos é menor, especialmente o cúbito e o que seriam os dedos. Portanto, as asas dos morcegos têm mais ossos do que as das aves, uma anatomia que se assemelha mais à dos mamíferos;
  • Têm pelos e glândulas sudoríparas, traços típicos dos mamíferos. As aves não possuem essas estruturas;
  • Gestam suas crias até o momento do parto. As aves, por sua vez, põem seus ovos e os incubam por um determinado período de tempo até que o filhote nasça. As únicas exceções são o ornitorrinco e a équidna, que são mamíferos que põem ovos. Portanto, os morcegos são animais vivíparos, enquanto as aves são ovíparas;
  • Amamentam seus filhotes quando nascem, enquanto as aves fornecem comida, geralmente regurgitada, para os filhotes ou secreções do papo, às vezes chamadas de "leite-de-papo", mas que na realidade não possue composição láctea.

Agora que você sabe que o morcego é um mamífero e não uma ave, não deixe de aprender consultando estes artigos:

Morcego é mamífero ou ave? - Por que os morcegos são mamíferos e não aves?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Morcego é mamífero ou ave?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ITIS. (2023). Chiroptera. Disponível em: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=179985#null
  • Donegan, K. (2002). Struthio camelus. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Struthio_camelus/
  • Wund, M.; Myers, P. (2005). Chiroptera. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Chiroptera/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Morcego é mamífero ou ave?