Curiosidades do mundo animal

Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades

 
Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades

Na natureza, existe uma grande variedade de animais e espécies com comportamentos e qualidades únicas. Com o objetivo de estabelecer uma classificação, é possível dividi-los de acordo com suas características, sejam eles répteis, aves, peixes ou anfíbios. No entanto, incrivelmente, existem casos em que uma espécie compartilha características tanto de uma classe quanto de outra.

Por isso, no PeritoAnimal, falaremos sobre os mamíferos que põem ovos, suas características e exemplos. Parece um pouco estranho, certo? Mas eles existem! Descubra quais são neste artigo sobre os mamíferos que botam ovos - características e curiosidades.

Também lhe pode interessar: Coelho bota ovo?

Índice

  1. Mamíferos botam ovos?
  2. Mamífero que bota ovo: ornitorrinco
  3. Mamífero que bota ovo: equidna

Mamíferos botam ovos?

A verdade é que existem apenas dois animais mamíferos que botam ovos. A princípio, a maioria dos mamíferos, incluindo os seres humanos, tem um tipo de reprodução em que células masculinas e femininas de dois indivíduos diferentes são necessárias para que ocorra a fecundação e, portanto, o início de uma nova vida. No entanto, existem alguns mamíferos que se reproduzem por meio de ovos. Estes animais pertencem à ordem Monotremata. Esta ordem inclui todos os mamíferos que possuem características de répteis; entre elas, a reprodução ovípara. Esse tipo de reprodução é realizada graças à presença no corpo dos indivíduos de um orifício chamado cloaca, que cumpre funções do aparelho digestivo, urinário e reprodutor.

Por outro lado, os monotremados, como também são conhecidos, não apenas possuem características de répteis, mas também compartilham qualidades com seus companheiros mamíferos, como as seguintes:

  • São animais homeotérmicos, ou seja, conseguem manter a temperatura do corpo dentro de certos limites;
  • A superfície de sua pele é revestida por pelos;
  • Alimentam suas crias com leite produzido pelo seu organismo;
  • Possuem diafragma;
  • Seu coração está dividido em quatro cavidades.

Graças a tudo isso, no corpo dessas espécies peculiares surgem características de ordens animais completamente diferentes, tornando-as exemplares bastante raros.

Descubra a seguir quais são esses curiosos animais:

Mamífero que bota ovo: ornitorrinco

O ornitorrinco, cujo nome científico é Ornithorhynchus anatinus, é o mamífero que bota ovo mais conhecido. Ele tem uma aparência curiosa que faz pensar que foi formado com partes de diferentes animais: possui o bico de patos, as patas de lontras, uma cauda igual à de castores e, como se não bastasse, um pelo bastante espesso e denso! E isso não é tudo! Por incrível que pareça, o ornitorrinco é um animal venenoso, pois possui um esporão nas patas traseiras que utiliza para se defender dos predadores. Seu pelo é marrom escuro com manchas cinzas ou amarelas; como as fibras são muito grossas, protegem-no da água, onde passa grande parte de sua vida. A maioria dos exemplares mede 60 centímetros e pesa cerca de 3 quilos.

Quanto ao seu habitat, o Ornithorhynchus anatinus é originário do leste da Austrália e vive em tocas ou nas margens dos rios. Alimenta-se de insetos e outros invertebrados que captura através de um método chamado eletrolocalização. Com este método, o ornitorrinco é capaz de perceber os mais fracos impulsos elétricos que outros animais produzem ao se moverem.

Em relação à sua reprodução, como dito, os ornitorrincos fêmeas são mamíferos que botam ovos que, primeiro, se formam no útero e, em seguida, são incubados por um período de cerca de 10 dias. Em geral, não costumam pôr mais de três ovos, sendo dois a cifra mais comum. Uma vez eclodidos, os filhotes se alimentam do leite materno que, curiosamente, não extraem através dos mamilos da mãe, porque elas não têm mamilos! As fêmeas possuem glândulas mamárias, mas secretam o leite através de poros que têm na pele e pelos quais os filhotes podem lamber. Se você quer descobrir mais curiosidades, não perca o artigo de curiosidades sobre o ornitorrinco.

Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades - Mamífero que bota ovo: ornitorrinco

Mamífero que bota ovo: equidna

Outro mamífero que bota ovos é o equidna ou Tachyglossidae. Este é um animal de corpo robusto, coberto por longos espinhos de cerca de 7 centímetros de comprimento. Também tem pelo curto e não tem cauda. Sua aparência, à primeira vista, é muito semelhante à do ouriço.

Assim como muitos outros animais, o sistema defensivo do equidna são seus espinhos, que usa para envolver todo o corpo como um "casaco de espinhos" para repelir seus predadores. Existem duas espécies de equidna: o equidna comum ou de focinho curto e o equidna de focinho longo.

Este mamífero só habita na ilha da Nova Guiné e na Austrália. É um animal noturno, por isso durante o dia costuma se esconder entre rochas, buracos, raízes de árvores e arbustos. É um bom nadador e se alimenta especialmente de insetos, que localiza através do seu sentido do olfato; sua visão, por outro lado, é muito limitada. Outro mecanismo de caça dessa espécie é sua língua pegajosa. Tem 20 centímetros de comprimento e é usada para capturar suas presas. O equidna não tem dentes, então tritura seu alimento com uma espécie de espinhos córneos que estão localizados no palato no final da boca.

Assim como o ornitorrinco, o equidna pertence ao grupo dos monotremados, então sua reprodução é ovípara como a das aves, entretanto, alimenta seus filhotes através de glândulas mamárias como qualquer outro mamífero.

Agora que você conhece os únicos dois mamíferos que botam ovos, não perca os seguintes artigos para ampliar seus conhecimentos sobre o mundo animal:

      Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades - Mamífero que bota ovo: equidna

      Se deseja ler mais artigos parecidos a Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

      Escrever comentário
      Adicione uma imagen
      Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
      O que lhe pareceu o artigo?
      1 de 3
      Mamíferos que botam ovos - Características e curiosidades