Partilhar

Latido de cachorro, o que significa?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 14 julho 2016
Latido de cachorro, o que significa?

Ver fichas de  Cachorros

Como sabe os cachorros comunicam de muitas formas diferentes tanto entre eles como com os restantes seres vivos e, alguns deles fazem-no tão claramente que por vezes dizemos que "se lhes falta falar, pois sabe bem o que quer dizer e como o fazer".

É importante saber que os cachorros comunicam de muitas formas, por exemplo com o seu cheiro, o seu corpo, com sons e olhares, etc. No caso da comunicação por voz, os latidos são talvez a forma de comunicação mais reconhecível em cachorros, mas não são a única forma uma vez que também gritam, choram e gemem.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos nos centrar em apenas um aspeto da comunicação dos cães, o latido. Certamente que existem latidos muito diferentes mas todos têm a sua razão de ser. Se quer saber o que significam os latidos de cachorros, continue lendo e esclareça suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: O que significa sonhar com cachorro

Latidos contínuos, rápidos e com tom médio

Os cães utilizam um latido constante, rápido e com um tom médio quando detetam alguém desconhecido no seu território. Por exemplo, quando chega uma visita que eles não conhecem ou quando alguém que não reconhecem se aproxima demasiado do que eles consideram o seu território. Com este latido o nosso cachorro está nos avisando de um possível intruso, dando alarme cada vez que tenta expulsar o estranho da sua zona.

Latido de cachorro, o que significa? - Latidos contínuos, rápidos e com tom médio

Latidos contínuos, lentos e com tom baixo

Neste caso o cachorro está claramente avisando de que está preparado para se defender pois sente-se encurralado. Se, tal como no caso que explicamos no ponto anterior, o intruso não lidou ao latido do cachorro e decidiu avançar e se aproxima do cachorro ou de nós de forma incorreta, e nós não indicamos ao nosso fiel companheiro que a visita é bem vinda, claro que o nosso cachorro se quererá defender e defender-nos a nós.

Este tipo de latido constante, mas lento e em tom baixo, por si só já nos indica claramente que em breve ocorrerá um ataque, mas os cachorros indicam esta situação com todo o seu corpo e comportamento, é por isso que facilmente nos podemos dar conta quando o estamos incomodando, irritando ou inclusive aterrorizando o cão. Ele avisa-nos e quando já não tem outra opção atua, um cachorro nunca ataca sem antes avisar. Descubra no nosso artigo o que deve fazer se o seu cachorro tentar atacar outro cachorro.

Latido de cachorro, o que significa? - Latidos contínuos, lentos e com tom baixo

Latido breve e agudo em tom baixo

Quando o nosso cachorro emite um latido curto mas agudo em tom baixo está a indicar-nos que algo o incomoda. Se observarmos um latido assim junto com uma linguagem corporal de inquietude, devemos revisar de imediato o meio para tentar perceber o que pode estar incomodando o nosso companheiro ou fazê-lo entender a situação de forma adequada.

Latido de cachorro, o que significa? - Latido breve e agudo em tom baixo

Latido breve em tom alto

Se ouvir que o seu cachorro ladra brevemente mas em um tom alto indica-nos surpresa positiva ou alegria. Este latido é caraterístico como cumprimento quando nos vê entrar pela porta de casa ou encontra alguém, pode ser uma pessoa, outro cachorro ou inclusive o seu brinquedo preferido, pelo qual tem muito carinho e que tanto o alegre por ver. É um tipo de latido que indica claramente felicidade e emoção.

Latido de cachorro, o que significa? - Latido breve em tom alto

Latido vacilante em um tom médio

O cachorro utilizará este tipo de latido quando nos quiser fazer entender que quer brincar e precisa gastar energia. Descubra que exercícios pode praticar com cachorros adultos.

Podemos observar este latindo também entre cachorros quando se procuram para brincar junto com uma linguagem corporal muito claro com saltos, abaixando a cabeça enquanto elevam a parte de trás e mexem a cauda rápida e constantemente, etc.

Latido de cachorro, o que significa? - Latido vacilante em um tom médio

Latidos longos e contínuos

Identificamos normalmente este tipo de latidos como choramingo que nos costumam dar pena. Essa é precisamento a intenção do nosso fiel amigo, chamar a nossa atenção porque se sente sozinho e quer companhia.

São os típicos latidos dos quais os vizinhos se queixam quando o dono sai de casa e deixa o cachorro sozinho e, precisamento por isso, são latidos muito longos e contínuos. É um som que claramente denota que o cachorro se sente abandonado, sozinho, aborrecido ou inclusive assustado e precisa de si ao seu lado. Informe-se sobre a ansiedade por separação se este problema ocorrer com o seu cachorro.

Latido de cachorro, o que significa? - Latidos longos e contínuos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Latido de cachorro, o que significa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Latido de cachorro, o que significa?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Latido de cachorro, o que significa?
1 de 7
Latido de cachorro, o que significa?

Voltar ao topo da página