menu
Partilhar

Gato pode comer melancia?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 5 abril 2022
Gato pode comer melancia?

Ver fichas de  Gatos

A melancia é uma importante fonte de água para manter uma boa hidratação principalmente nas altas temperaturas. Ela também é rica em vitaminas e são bastante benéficas para a nossa saúde. Mas será que gato pode comer melancia? Faz bem ou mal para os felinos?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar detalhadamente sobre os benefícios e propriedades desta fruta, assim como as quantidades que os gatos podem ingerir e contraindicações. Descubra ainda como dar melancia para nossos amigos de quatro patas! Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

Gato pode comer melancia?

Sim, gato pode comer melancia mas ela não é necessária e, além disso, pode causar problemas se for dada em excesso. Com nome científico Citrullus lanatus, a melancia é uma fruta deliciosa e refrescante pertencente à família Cucurbitaceae, originária da África e agora cultivada em todo o mundo. O fruto comestível da planta é composto de 90% de água e a polpa é vermelha devido ao licopeno, um antioxidante. Tem numerosas sementes no seu interior, que são ricas em vitamina E e também são comidas assadas. Entretanto, a melancia é uma fruta muito doce, com quase 8g de carboidratos por 100g de melancia, portanto não é a melhor opção de fruta para gatos, já que eles são carnívoros adaptados a uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas.

Os gatos obtêm todos os seus nutrientes essenciais do tecido animal da presa que caçariam na natureza, algo que retiveram de seus antepassados, pois ainda são carnívoros rigorosos. É na carne que eles obtêm aminoácidos essenciais e outros nutrientes para a energia e saúde a partir da proteína e da gordura presentes nela. Se você pensar nisso, a carne quase não tem carboidratos e gatos, e outros felinos, subsistem perfeitamente bem sem boas quantidades desses macronutrientes. Além disso, se aumentarmos sua ingestão diária de carboidratos, eles podem ser propensos a desenvolver doenças como a obesidade e o diabetes. Neste outro artigo falamos em profundidade sobre o que os gatos comem.

Quando em dúvida se a melancia é boa para os gatos, a resposta é que ela é desnecessária. Os gatos não precisam comer melancia para se alimentarem, mas ela pode ser dada como um petisco sob certas condições e nunca com frequência. Além disso, os gatos não sentem o sabor da doçura, faltam-lhes as papilas gustativas que detectam este sabor, de modo que eles só notarão que é uma fruta fresco e úmida.

Benefícios da melancia para gatos

O principal benefício da melancia para um gato é a hidratação que ela proporciona. Já mencionamos que a melancia é 90% feita de água, portanto alguns pequenos pedaços da fruta podem fornecer uma quantidade significativa de água para os gatos, uma espécie que tende a beber muito pouca água devido à sua natureza. Por esta razão, o principal benefício da melancia para gatos é a água em sua dieta, que ajuda a proteger os gatos de doenças comuns como a DTUIF (doença do trato urinário inferior felino) ou doenças renais.

Um gato pode comer melancia também para se beneficiar de sua grande quantidade de licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir doenças cardíacas e protege os ossos. É ainda uma boa fonte de fibras e contém algum efeito laxante, que pode ajudar em casos de constipação ou prisão de ventre.

Outros nutrientes benéficos para gatos encontrados na melancia incluem as seguintes vitaminas e minerais:

  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina B5
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Cobre
  • Fósforo
  • Potássio
  • Biotina
  • Potássio
  • Magnésio

Como dar melancia para um gato?

Os gatos podem comer melancia, sim, mas você tem que saber como e quando dar a eles. Não é uma fruta que pode ser oferecida todos os dias, mas uma vez por semana, por exemplo.

Mas como exatamente podemos dar melancia para um gato? O ideal é dar eles pequenos pedaços cortados em pequenos quadrados e sem sementes ou casca. Uma vez cortados, de preferência, coloque-os em sua tigela habitual de comida ou use-os como um tipo de prêmio. Em qualquer caso, não fique muito longe do gatinho quando ele começar a comer a melancia, pois embora não seja uma fruta difícil de mastigar devido ao seu teor de água, você não sabe exatamente como o gato irá reagir ou se ele irá se engasgar com ela. Além disso, alguns gatos podem ser alérgicos à melancia, embora isso não seja nada comum, e outros podem desenvolver diarréia por não reagirem bem à fruta.

Gato pode comer melancia? - Como dar melancia para um gato?

Contraindicações da melancia para gatos

A melancia pode ser perigosa para gatos, não só porque pode causar alergias ou danos intestinais, mas também devido ao risco de ingerir a casca ou as sementes. Se comerem a casca, podem ter problemas para digeri-la, fazendo seu sistema digestivo trabalhar duro, o que pode ser danificado e causar sintomas como dor abdominal, flatulência, diarreia ou vômito.

Por outro lado, as sementes contêm uma certa quantidade de cianeto. Embora várias precisem ser comidas para que ocorram sinais de envenenamento, é importante saber que o cianeto se liga ao íon férrico da enzima envolvida na respiração celular, de modo que as células não possam usar oxigênio, causando uma ausência de oxigênio nos tecidos e produzindo sinais como pupilas dilatadas, membranas mucosas vermelhas brilhantes, desconforto respiratório, tremores, instabilidade, quedas, hipersalivação, choque e morte. Novamente, para que isso aconteça, o gato teria que ingerir uma grande quantidade de sementes, no entanto, é sempre preferível eliminá-las completamente para evitar quaisquer problemas, tais como asfixia.

Finalmente, não é aconselhável dar melancia a gatos com sobrepeso, com diabetes ou diarreia, pois isso agravará essas condições devido a seu teor de açúcar e fibras.

Agora que você já sabe que gato pode comer melancia, desde que com moderação, neste vídeo mostramos as frutas mais adequadas para os gatos, embora em todos os casos seja aconselhável oferecê-las como um lanche, precisamente por causa do açúcar que contêm:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer melancia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • J. D. Rode. Manual de toxicología veterinaria. Disponível em: <http://www.rednacionaldeveterinarias.com.uy/articulos/farmacologia%E2%80%8F/Manual_de_toxicolog_a_veterinaria.pdf>. Acesso em 24 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato pode comer melancia?
1 de 2
Gato pode comer melancia?

Voltar ao topo da página