Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os pumas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 12 outubro 2022
Curiosidades sobre os pumas

Os felinos são uma família de mamíferos que estão incluídos na ordem dos carnívoros. Eles são um grupo muito variado, desde pequenos gatos domésticos até grandes predadores, como leões e tigres, que estão localizados no topo das teias tróficas dentro dos ecossistemas em que vivem.

Neste artigo do PeritoAnimal você vai descobrir uma série de curiosidades sobre os pumas que vão te surpreender, pois este felino tem uma série de peculiaridades que o tornam um animal bastante interessante. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Tipos de pumas

Índice

  1. Sua taxonomia vem mudando ao longo do tempo
  2. Tem uma longa história evolutiva
  3. É o segundo maior felino das Américas
  4. Possui a mais ampla gama de distribuição do ocidente
  5. Tem uma densidade populacional muito diversificada
  6. É um animal solitário
  7. Sua frequência de copulação é muito alta
  8. É um predador muito silencioso
  9. Caça presas muito maiores que ele mesmo
  10. É muito rápido
  11. É um grande escalador
  12. O puma não pode rugir
  13. Está no Guinness, o livro dos recordes
  14. É muito resistente aos impactos causados pelo ser humano
  15. Está classificado em diferentes estados de conservação
Ver mais >>

Sua taxonomia vem mudando ao longo do tempo

O puma pertence à subfamília Felinae, compartilhada com vários tipos de gatos, linces, chitas e caracais, entre outros, e ao gênero Puma, no qual existe apenas uma espécie: Puma concolor. Entretanto, por um tempo foi considerada a existência de um número variado de subespécies, especificamente 32, mas posteriormente reduzido para 6:

  • Puma concolor puma
  • P. c. costaricensis
  • P. c. capricornensis
  • P. c. concolor
  • P. c. cabrerae
  • P. c. puma

No entanto, um estudo mais recente de 2017[1], baseado em investigações moleculares, propôs provisoriamente a existência de apenas 2 subespécies: P. c. concolor e P. c. couguar. Podemos provar, então, que a taxonomia do puma não tem sido consistente ao longo do tempo.

Neste outro post, falamos em profundidade sobre os diferentes tipos de puma que existem.

Tem uma longa história evolutiva

Os felídeos são divididos em duas subfamílias, Felinae e Pantherinae, que divergiram cerca de 11,5 milhões de anos atrás. Então, dentro deste caminho evolutivo, estima-se que a linhagem da puma tenha divergido há cerca de 8 milhões de anos, o que explica sua antiguidade. Por outro lado, esta mesma linhagem inclui o guepardo ou chita, com a qual o puma está intimamente relacionado.

É o segundo maior felino das Américas

Outra das curiosidades sobre os pumas é que, depois da onça-pintada (Panthera onca), o puma é o segundo maior felino das Américas, por isso é considerado um animal de grande porte em sua área nativa. Um puma macho pesa mais que uma fêmea, com massas que variam de 36 a 120 kg, enquanto uma fêmea pesa de 29 a 54 kg. Em termos de tamanho, as dimensões de um macho adulto variam de 1 a 1,5 metro de comprimento, enquanto as de uma fêmea variam de 0,85 a 1,3 metro.

Possui a mais ampla gama de distribuição do ocidente

Uma das curiosidades do puma é que ele é considerado o animal terrestre com a mais ampla gama de distribuição no ocidente. Isto porque está presente desde o norte das Américas, mais precisamente no Canadá, ao sul, tanto na Argentina quanto no Chile. Embora haja variações dentro de cada país em particular, elas ocupam um grande número de regiões.

Tem uma densidade populacional muito diversificada

O puma tem uma densidade populacional diferente, dependendo da região ou área em que está presente. Em princípio, isto poderia ser devido a causas naturais, como a presença de presas, que são indispensáveis para que este animal se sustente. Entretanto, com o avanço do desenvolvimento urbano e das estradas, a distribuição deste felino tem sido interrompida e fragmentada. Assim, em algumas regiões pode haver 1 puma por 100 km2, enquanto em outras há 8 pumas por 100 km2.

É um animal solitário

Ao contrário de outros tipos de felinos, os pumas são animais solitários, e é por isso que na curiosidade anterior vimos que poderíamos encontrá-los a tantos quilômetros de distância de um indivíduo para outro. Além disso, eles são muito territoriais, como é usual em todos os felinos.

Curiosidades sobre os pumas - É um animal solitário

Sua frequência de copulação é muito alta

Dissemos que os pumas são solitários, exceto durante a época de acasalamento. Neste sentido, a área de um macho pode se sobrepor à de várias fêmeas, com as quais ele tentará se reproduzir. Um fato curioso sobre os pumas é que após o cortejo e as vocalizações que fazem, eles podem ter uma alta frequência de copulação, sendo que um casal chega a copular até nove vezes em uma hora, cada ato durando menos de um minuto.

É um predador muito silencioso

Como os felinos tendem a ser, os pumas são predadores altamente furtivos, mas o são especialmente com grandes presas, que eles perseguem silenciosamente, pulando sobre eles a curtas distâncias e procedendo a cortar suas gargantas. Esta técnica de caça sem dúvida garante o sucesso na maioria das vezes, pois a presa não percebe seu predador.

Neste outro artigo falamos sobre os tipos de felinos.

Curiosidades sobre os pumas - É um predador muito silencioso

Caça presas muito maiores que ele mesmo

Apesar do exposto acima, as curiosidades sobre os pumas relativas à sua forma de caça não acabam por aqui. Um puma pode caçar presas com o dobro de seu peso ou até um pouco mais. Nesses casos, ela arrasta a vítima a poucos metros de distância e a esconde para comê-la durante vários dias. Um único puma pode comer 48 animais ungulados (veados, antílopes, antílopes, antas, etc.) em um ano.

É muito rápido

Outra das curiosidades dos pumas é que eles são felinos capazes de atingir velocidades entre 60 e 80 km/h e, embora não se comparem com a velocidade das chitas, que estão na lista dos animais mais rápidos do mundo, isto não é de forma alguma um valor insignificante, pois eles podem fazer pequenas corridas a uma boa velocidade.

Curiosidades sobre os pumas - É muito rápido

É um grande escalador

Pumas também são escaladores ágeis, pois são capazes de saltar a 4 metros de altura e 10 metros de comprimento. Sem dúvida, estes são fatos realmente curiosos e incríveis sobres os pumas, você não acha? Graças a esta habilidade, estes animais também passam parte de seu dia nas árvores, porque, lembremo-nos, os felinos adoram descansar em áreas altas para melhor controlar seu território e se sentirem mais seguros.

Curiosidades sobre os pumas - É um grande escalador

O puma não pode rugir

Certamente esta é uma das curiosidades sobre os pumas que você não conhecia! O rugido dos felinos deve-se a uma disposição anatômica graças ao fato de que o osso hióide não é rígido ou ossificado, além de outras características da laringe e das cordas vocais. No entanto, os pumas carecem destas características, de modo que não podem rugir como as demais espécies Panthera, por isso sua comunicação vocal é baseada em grunhidos, ronronadas e espécies de assobios.

Está no Guinness, o livro dos recordes

Outra das curiosidades sobre o puma é que ele está no livro dos recordes, o Guinness, por ser o mamífero com mais nomes. Curiosamente, só em inglês este animal pode ser referido de 40 maneiras diferentes, incluindo cougar, panther ou mountain lion. Em espanhol também é chamado de león de montaña, puma de Yuma e puma de Colorado, entre outros nomes. Já em português, o puma também é conhecido como onça-parda, suçuarana e leão-baio.

É muito resistente aos impactos causados pelo ser humano

Embora os pumas tenham estado sob pressão do impacto humano desde a chegada dos europeus ao continente americano, o que sem dúvida reduziu drasticamente sua presença em alguns lugares e até os eliminou de certas áreas, eles tiveram a capacidade de resistir a estes aspectos, razão pela qual atualmente não são considerados animais ameaçados de extinção, mas a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) os incluiu na categoria de menor preocupação com uma tendência decrescente da população.

Está classificado em diferentes estados de conservação

Espécies com uma distribuição tão ampla, como é o caso do puma ou onça-parda, podem ser classificadas de acordo com a IUCN em uma categoria global, mas então cada país, dependendo das condições de cada subpopulação local, tem a possibilidade de indicar uma categoria diferente, pois em certos casos há espécies que estão sob maior pressão em alguns países do que em outros. O puma é um desses casos, razão pela qual no Brasil, Argentina, Colômbia e Peru é classificado como quase ameaçado de extinção; fora da Amazônia, é classificado como como vulnerável; e no Chile, está na categoria de dados insuficientes.

Por todas essas razões, é importante estabelecer planos de conservação para ajudar a evitar a extinção da onça-parda, pois, embora sua classificação geral seja "de menor preocupação", a verdade é que sua população está diminuindo drasticamente.

Agora que você conhece essas incríveis curiosidades sobre os pumas, diga-nos, você sabe mais alguma coisa? Não deixe de aprender e confira este outro artigo sobre os maiores felinos do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os pumas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. UICN (2017). A new taxonomy of the Felidae. Disponível: <https://repository.si.edu/bitstream/handle/10088/32616/A_revised_Felidae_Taxonomy_CatNews.pdf?sequence=1&isAllowed=y#page=33>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
Bibliografia
  • Guinness World Records Limited (2022). Mammal with the most names. Disponível: <https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/78143-mammal-with-the-most-names>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
  • Nielsen, C., Thompson, D., Kelly, M. & Lopez-Gonzalez, CA 2015. Puma concolor (versión de fe de erratas publicada en 2016). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015. Disponível: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T18868A50663436.en>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
  • Shivaraju, A. 2003. Puma concolor (On-line), Animal Diversity Web. Consultado el 7 de abril de 2022 en Disponível: <https://animaldiversity.org/accounts/Puma_concolor/>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Curiosidades sobre os pumas