Partilhar

Cuidados do peixe Betta

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 maio 2017
Cuidados do peixe Betta

O peixe Betta também é conhecido como peixe de briga siamês e trata-se de um animal de estimação muito popular pelas suas cores e aparência. São relativamente fáceis de manter embora devamos conhecer alguns fatores para os mantermos saudáveis.

O peixe de briga siamês adapta-se facilmente a diversos ambientes e deixa-nos fascinados todos os dias com as suas fantásticas formas e movimentos.

Se quer saber tudo sobre os cuidados do peixe Betta continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Cuidados do peixe palhaço

Um aquário adequado

Se o que pretende é proporcionar-lhe um ambiente idêntico ao que teria no estado natural, deve saber que o peixe Betta é proveniente da Tailândia e habita em águas pouco profundas como são os arrozais. Saem com uma certa regularidade para tirar o ar, por essa razão, não será necessário utilizar um filtro ou um termostato.

O tamanho do aquário dependerá dos exemplares que quiser ter dele:

  • Apenas um exemplar, macho ou fêmea: Neste caso será suficiente ter um aquário de 20 litros medianamente ambientado.
  • Incubadoras: São espaços específicos para a criação de peixes Betta. Têm um tamanho pequeno e reduzido por isso o seu uso é exclusivo apenas das épocas de reprodução.
  • Várias fêmeas: Pode tentar juntar várias fêmeas em um mesmo aquário embora devam ser, pelo menos três, para estabelecerem uma hierarquia. Embora seja menos provável que no caso dos machos, pode ser que as fêmeas se ataquem entre si, neste caso deverá ter um aquário extra para as poder separar. Para melhorar as chances de convivência pode adotar ao mesmo tempo diferentes fêmeas (irmãs) que tenham convivido juntas desde pequenas. Utilize um aquário de pelo menos 30 ou 40 litros.
  • Um macho e três fêmeas: Neste caso deve ter cuidado com as agressões que as fêmeas possam ter entre si. Siga os conselhos que referimos no ponto anterior. Utilize um aquário de 40 litros para evitar ataques assim como deve fazer diferentes esconderijos no aquário no caso de precisarem de se esconderem.
  • Aquário do Betta ou beteira: São ambientes específicos para a cria do peixe betta. São de um tamanho pequeno e reduzido, por esse motivo o seu uso é exclusivo na época de reprodução.
  • Comunidade de peixes betta: Lembramos que o peixe Betta ou peixe de briga siamês é um peixe agressivo por natureza, por esse motivo e ao não ser que possua um aquário de pelo 100 litros cheio de esconderijos, não lhe recomendamos que crie uma comunidade.
  • Comunidade de diferentes peixes: Deve se informar sobre os diferentes tipos de peixes de água fria antes de os juntar para prevenir ataques e agressões. É importante que o aquário conte com uma capacidade de pelo menos 100 litros e que tenha vários esconderijos. Os gouramis perola são uma boa opção.

Também deve saber...

Nunca deverá juntar dois ou mais machos, são muito agressivos entre e si e acabariam por se machucar uns aos outros.

É importante que o aquário esteja coberto na sua parte superior uma vez que costumam saltar.

Tente utilizar água sem cloro ou sal que renovará a cada 7 dias, mudar metade da água será suficiente.

A temperatura deve estar entre os 22ºC e os 32ºC.

Cuidados do peixe Betta - Um aquário adequado

Elementos do aquário

Deverá proporcionar ao seu peixe betta diversos elementos dentro do aquário, utilize recursos originais para que o seu seja único:

  • Areia ou cascalho: São preferíveis aqueles que sejam de textura suave e fina para que não machuque as barbatanas do nosso peixe betta. Além disso, este deverá ter uma grossura mínima de pelo menos 2 centímetros.
  • Plantas: Deverá utilizar sempre as que sejam naturais para evitar machucar a cauda do nosso animal de estimação. Recomendamos-lhe a elódea densa, lentilha-d'água ou o bambu. Consulte na loja onde adquiriu o peixe betta quais têm disponíveis e selecione-as em função dos seus gostos. Ficará surpreendido como ficarão bonitas no aquário.
  • Rochas: Deve tentar minimizar o uso de rochas e outros elementos que possam ser prejudiciais para as barbatanas do peixe betta. Com dois ou três elementos deste tipo será suficiente. Encontrará à venda todo o tipo de elementos, desde pequenos barcos piratas até dragões ou budas.
  • Iluminação: Um truque para deixar mais bonito o ambiente do nosso aquário é incluir elementos de iluminação do tipo led para aquários, disponíveis em lojas especializadas. Utilize um tom azul, verde ou lilás para destacar a decoração ou a cor do seu peixe betta e que fiquem muito bem.
  • Esconderijos: Especialmente se utilizar iluminação ou se tem vários exemplares de peixes betta é imprescindível que crie esconderijos de todo o tipo dentro do aquário. Pode enterrar pequenos recipientes, fazer um ninho com plantas, caules, castelos, cocos, troncos,...

Também deve saber...

É importante que regularmente observe o seu peixe betta para se certificar que se encontra bem fisicamente e que não sofreu lesões no seu corpo por culpa dos elementos do aquário ou dos outros peixes.

Cuidados do peixe Betta - Elementos do aquário

Alimentação do peixe Betta

No estado natural o peixe betta enrique-se com pequenos insetos que habitam entre as plantas ou no fundo dos rios e, embora se trate de um peixe omnívoro, o peixe Betta prefere alimentar-se como se fosse um carnívoro. Larvas de mosquitos, zooplâncton e diversos insetos são a sua fraqueza.

  • Encontrará à venda alimento específico para o peixe betta em forma de flocos, granulados ou bolinhas. Deverá dar-lhe de comer duas ou três vezes por dia.
  • Também lhe pode oferecer uma quantidade variada de alimentação incluindo larvas de mosquitos, vermes tubifex, grindal, artêmia, etc. Trata-se de alimento vivo embora também tem disponível em lojas alimento congelado.

O alimento repercute diretamente no saúde e aparência do peixe betta que ficará mais bonito, ativo e vibrante depois de receber suplementos alimentares.

Cuidados do peixe Betta - Alimentação do peixe Betta

Curiosidade

Por último e como referimos é importante que observe diariamente o comportamento e o estado físico do seu peixe betta para confirmar que se encontra saudável e estável. Um peixe betta bem cuidado pode chegar a viver até aos 5 anos, uma valor impensável na natureza.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do peixe Betta, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados do peixe Betta

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ricardo Henriques
comprei o meu primeiro betta ontem pós lo no aquário e vejo o pouco activo nada muito pouco e nao come, é normal ?
Preciso mesmo de ajuda tou com medo que ele morra!!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ricardo! Sem ver o seu peixe não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana silva
Eu posso deixar pedras no fundo do aquário?

Cuidados do peixe Betta
1 de 4
Cuidados do peixe Betta

Voltar ao topo da página