Cuidados básicos

Como cuidar de um peixe Betta

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 setembro 2023
Como cuidar de um peixe Betta

O peixe Betta também é conhecido como peixe de briga siamês e trata-se de um animal de estimação muito popular pelas suas cores e aparência. São relativamente fáceis de manter embora você deva ter atenção a alguns cuidados para mantê-lo ainda mais saudável.

O peixe de briga siamês adapta-se facilmente a diversos ambientes e deixa-nos fascinados todos os dias com as suas fantásticas formas e movimentos. Se você quer saber como cuidar de um peixe Betta continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de peixes neon

Índice

  1. Aquário para peixe Betta
  2. Cuidados com peixe Betta
  3. Como alimentar o peixe Betta
  4. Como saber se o peixe Betta é masculino ou feminino?

Aquário para peixe Betta

Para fazer o melhor aquário para peixe Betta você deverá proporcionar ao seu pet diversos elementos dentro do aquário, utilize recursos originais para que seja único:

  • Areia ou cascalho: são preferíveis aqueles que sejam de textura suave e fina para que não machuque as barbatanas do peixe Betta. Além disso, deverá ter uma grossura mínima de pelo menos 2 centímetros.
  • Plantas: deverá utilizar sempre as que sejam naturais para evitar machucar a cauda do animal de estimação. Recomendamos a elódea densa, lentilha-d'água ou o bambu. Consulte em lojas específicas para que você veja as opções, você ficará surpreendido com o quão bonito poderá ficar.
  • Rochas: deve tentar minimizar o uso de rochas e outros elementos que possam ser prejudiciais para as barbatanas do peixe Betta. Com dois ou três elementos deste tipo será suficiente, você encontrará à venda todo o tipo de elementos, desde pequenos barcos piratas até dragões ou imagens.
  • Iluminação: um truque para deixar mais bonito o ambiente do nosso aquário é incluir elementos de iluminação do tipo led para aquários, disponíveis em lojas especializadas. Utilize um tom azul, verde ou lilás para destacar a decoração ou a cor do seu peixe Betta e que fiquem muito bem.
  • Esconderijos: especialmente se utilizar iluminação ou se tem vários exemplares de peixes Betta é imprescindível que crie esconderijos de todo o tipo dentro do aquário. Pode enterrar pequenos recipientes, fazer um ninho com plantas, caules, castelos, cocos, troncos, etc.

É importante que regularmente observe o seu peixe Betta para se certificar que se encontra bem fisicamente e que não sofreu lesões no seu corpo por culpa dos elementos do aquário ou dos outros peixes.

Se você pretender adotar um peixe Betta e pretende proporcionar um ambiente idêntico ao que teria no estado natural, você deve ter em conta alguns quesitos para fazer um aquário para peixe Betta ainda melhor. Para isso, confira a seguinte seção.

Cuidados com peixe Betta

Primeiro você deve saber que o peixe Betta é proveniente da Tailândia e habita em águas pouco profundas como são os arrozais. Saem com uma certa regularidade para tirar o ar, por essa razão, não será necessário utilizar um filtro ou um termostato. O tamanho do aquário dependerá da quantidade de peixes que você quiser ter.

  • Apenas um exemplar(macho ou fêmea): neste caso será suficiente ter um aquário de 20 litros e ambientado.
  • Incubadoras: são espaços específicos para a criação de peixes Betta. Têm um tamanho pequeno e reduzido, por isso o seu uso é exclusivo apenas das épocas de reprodução.
  • Várias fêmeas: você pode tentar juntar várias fêmeas em um mesmo aquário embora devam ser, pelo menos três, para estabelecerem uma hierarquia. Embora seja menos provável que no caso dos machos, pode ser que as fêmeas se ataquem entre si, neste caso deverá ter um aquário extra para as poder separar. Para melhorar as chances de convivência pode adotar ao mesmo tempo diferentes fêmeas (irmãs) que tenham convivido juntas desde pequenas. Utilize um aquário de pelo menos 30 ou 40 litros.
  • Um macho e três fêmeas: neste caso deve ter cuidado com as agressões que as fêmeas possam ter entre si. Siga os conselhos que referimos no ponto anterior. Utilize um aquário de 40 litros para evitar ataques, assim como deve fazer diferentes esconderijos no aquário no caso de precisarem de se esconderem.
  • Aquário do Betta ou beteira: são ambientes específicos para a cria do peixe Betta. São de um tamanho pequeno, por esse motivo o seu uso é exclusivo na época de reprodução.
  • Comunidade de peixes Betta: lembramos que o peixe Betta ou peixe de briga siamês é agressivo por natureza, por esse motivo e, a não ser que possua um aquário de pelo 100 litros cheio de esconderijos, não recomendamos que crie uma comunidade.
  • Comunidade de diferentes peixes: você deve se informar sobre os diferentes tipos de peixes de água fria antes de os juntar para prevenir ataques e agressões. É importante que o aquário conte com uma capacidade de pelo menos 100 litros e que tenha vários esconderijos. Os gouramis perola são uma boa opção.

Outros cuidados com peixe Betta essenciais

  • É importante que o aquário esteja coberto na sua parte superior uma vez que costumam saltar;
  • Tente utilizar água sem cloro ou sal, é aconselhável utilizar água filtrada;
  • Você deve renovar a água a cada 7 dias e mudar apenas a metade, assim a mudança do meio é menos radical;
  • A temperatura deve estar entre os 22ºC e os 32ºC. Caso você não viva em uma região com essas temperaturas é recomendável comprar um ambientador.

Como alimentar o peixe Betta

No estado natural o peixe Betta se alimenta de pequenos insetos que habitam entre as plantas ou no fundo dos rios e, embora se trate de um peixe omnívoro, o peixe Betta prefere alimentar-se como se fosse um carnívoro. Larvas de mosquitos, zooplâncton e diversos insetos são a sua fraqueza.

No entanto, se você está pensando em adotar um exemplar é importante saber como alimentar um peixe Betta:

  • Escamas: esse alimento está disponível em qualquer loja especializada e contribui diariamente para garantir uma nutrição adequada, no entanto, não deve ser a base da alimentação.
  • Crustáceos e insetos: você deve oferecer uma quantidade variada de alimentos de origem animal, você também pode comprar em lojas especializadas, sejam vivos ou congelados. Pode incluir larvas de mosquitos, verme tubiflex, grindal, etc.
  • Verduras variadas: para enriquecer ainda mais a alimentação do peixe Betta você pode fazer pequenos ramos de verduras variadas ou apostar em zooplâncton.
  • Papinha para peixe Betta: algumas pessoas preferem fazer uma papinha misturando os alimentos de origem vegetal e animal. Para isso você deve incluir 60% do alimento animal e 40% de escamas e verduras variadas.

Como referimos antes, é importante observar diariamente o comportamento e o estado físico do seu peixe Betta para garantir o estado de saúde dele. Um peixe Betta bem cuidado pode chegar a viver até aos 5 anos, uma valor impensável na natureza.

Como saber se o peixe Betta é masculino ou feminino?

Agora que você já sabe como cuidar de um peixe Betta, é provável que você se questione "como saber se o peixe Betta é masculino ou feminino?". A resposta é simples pois existem algumas características visíveis que diferenciam as fêmeas dos machos. Por exemplo:

  • Os machos, em geral, possuem barbatanas dorsais, ventrais e caudas mais compridas que a das fêmeas;
  • As fêmeas possuem cores mais opacas comparada com as cores dos machos;
  • Os exemplares machos costumam ser maiores que as fêmeas;
  • As fêmeas possuem um pontinho branco, conheci como tubo ovipositor, localizado na parte inferior do corpo.

Finalmente decidiu adotar um novo companheiro? Confira nossas sugestões de nomes para peixe Betta.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um peixe Betta, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Vídeos relacionados com Como cuidar de um peixe Betta

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar de um peixe Betta

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Laura Passos
macho ou fêmea?
A sua avaliação:
Roberto Salles Damha
Bom dia ou boa tarde
Comprei o Betta hoje.
Minha netinha Maria Eduardo deu o nome de Bob.
Gostei!!!!
Notei um ponto branco nele.
Estou preocupado. Espero que não seja nada.
Fico preocupado com calor que está fazendo.
Coloquei ele numa saleta tipo escritório. Tem bastante claridade.
Será que está no local certo?
Não sei se é macho ou fêmea.
Recebi orientações de cuidados básico e dar comida em também os cuidados com a água Deve ser filtrada.
Comida duas vezes ao dia. Na hora do almoço e na hora do jantar.
Não tenho muito conhecimento sobre como tratar.
Estou contente.
Gosto muito de animais. Apesar do Betta ser peixe. Animal vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos,
Tive cachorros, pássaros e agora resolvi ter um peixe.
Acho que faz bem para mente.
Abraço a todos desta comunidade.
Quem quiser pode fazer comentários ou mandar orientações.
Agradeço

Att.

Roberto
Giselle
esses pontinhos brancos podem ser uma doença de ictio. Pesquisa no youtube e veja opções de tratamento. Eu também colocava meu betta na frente da janela, mas li que eles nao podem ter contato direto com a luz eu acho. Então o deixo no outro lado da minha mesa onde a janela não alcança. Também gosto de peixes ¨^^
Rafaella
O meu peixe tbm tem pesquisei em outros sites e parece q isso indica ser uma femea
Maria Clara
Os machos ficam com a boca meio aberta e tem cores brilhantes. Já as fêmeas tem cores opacas e ficam com a boca fechada.
A sua avaliação:
Fernando Silva
Cada dia gosto mais deste meu hobby de cuidar dos bettas.
A sua avaliação:
Marcio Padovani
Coloquei a fêmea ovulada junto com o macho e eles se entenderam muito bem. O macho já tinha feito o ninho e pouco minutos depois já começaram os abraços nupciais. Ficaram nisso quase o dia todo. Ao final do dia, retirei a fêmea.
No entanto, não notei nenhum ovo no ninho... nem que ele os estava recolhendo depois dos abraços.
É possível que a fêmea não tenha soltado ovos nesse processo de acasalamento?
Ricardo Henriques
comprei o meu primeiro betta ontem pós lo no aquário e vejo o pouco activo nada muito pouco e nao come, é normal ?
Preciso mesmo de ajuda tou com medo que ele morra!!!
Luísa Savala
Oi Ricardo! Sem ver o seu peixe não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana silva
Eu posso deixar pedras no fundo do aquário?
Maria Clara
Depende, se as pedras forem lisas pode sim. Se forem pontudas não pode porque pode machucar eles.
Como cuidar de um peixe Betta