Cuidados básicos

Como cuidar do esquilo da mongólia

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 9 janeiro 2020
Como cuidar do esquilo da mongólia

A popularidade do Esquilo da Mongólia vem crescendo com o passar do tempo, devido ao pouco espaço que cada vez mais pessoas no Brasil dispõem para criar um bichinho de estimação. O esquilo da mongólia é considerado um animal de estimação exótico, pois não pertence à fauna brasileira. Dados indicam que ele é originário da Ásia Central ou do Oriente Médio. Também chamado de Gerbil e Rato da Mongólia, o Esquilo da Mongólia pertence à família dos roedores, é pequeno, sociável e pacífico, convive bem em grupos e, se estiver em condições favoráveis, pode ser bastante dócil.

Antes de adquirir um Esquilo da Mongólia, pesquise e leia bastante sobre a espécie para que você possa atender todas as necessidades básicas e especiais desse bichinho adorável. Fique por dentro das dicas aqui no PeritoAnimal e você vai saber como cuidar do Esquilo da Mongólia.

Índice

  1. Tamanho do Esquilo da Mongólia
  2. Esquilo da Mongólia: cuidados
  3. Comportamento do Esquilo da Mongólia
  4. Esquilo da Mongólia morde?
  5. Gaiola para o Esquilo da Mongólia
  6. O que come o Esquilo da Mongólia
  7. Como amansar o Esquilo da Mongólia
  8. Quantos anos vive o Esquilo da Mongólia?
  9. Como criar esquilo da mongólia

Tamanho do Esquilo da Mongólia

Na natureza, eles são encontrados no norte da China e nos desertos da Mongólia, onde o clima é árido, com pouca vegetação e chuvas escassas. São roedores de pequeno porte. O mini esquilo pesa entre 50 e 100 gramas, e sua cara lembra levemente a de um camundongo, possuindo rabos longos com um tufo na ponta. Possuem várias cores, sendo que a mais comum é a chamada Agouti, que é o esquilo marrom com a barriga branca. Porém, também podem ser encontrados Esquilos da Mongólia em tons de laranja, dourado, Siameses e Burmeses.

Esquilo da Mongólia: cuidados

Apesar de ser um roedor, ter um esquilo de estimação não é a mesma coisa que cuidar de um hamster, que é outro roedor bastante popular no Brasil. Hamsters são roedores solitários e noturnos e não podem conviver no mesmo alojamento, já o Esquilo da Mongólia, por ser um roedor sociável, prefere viver em grupos podendo, inclusive ficar doente caso seja mantido sozinho. Por isso, é importante conhecer bem a espécie para atender suas necessidades básicas.

Machos, em geral, se dão melhor em grupos de 2 a 4, porém fêmeas costumam ficar mais inquietas em grupos maiores. Portanto, o ideal é manter, pelo menos, 2 ou 3 em cada alojamento, em geral, composto por apenas machos ou apenas fêmeas, caso a sua intenção não seja procriá-los.

Por se tratar de um animal exótico, não são necessárias visitas muito frequentes ao veterinário, a não ser que apresente ele comportamento inadequado, pois pode ser um indício de doença. Ao contrário dos outros animais, o esquilo doméstico não precisa tomar vacinas. No entanto, você deve atentar aos cuidados básicos que deve ter com o Esquilo da Mongólia:

  • Alojamento ou a gaiola em que ele ficará.
  • Alimentação.
  • Convívio.

Comportamento do Esquilo da Mongólia

O Gerbil ou Esquilo da Mongólia é bastante ativo durante o dia, ao contrário de outros roedores que são notívagos, ou seja, mais ativos durante a noite. São animais bastante sociais e possuem temperamento dócil, caso sejam treinados desde pequenos. Se adapta rápido ao ambiente e é um animal bastante curioso que, frequentemente, fica se apoiando em suas patas traseiras prestando atenção em tudo que se passa ao seu redor.

Uma vez que o grupo está composto por esquilos que cresceram juntos, fêmeas tendem a ser agressivas com outros esquilos que não pertencem ao seu grupo social, o que pode acarretar em brigas. E, apesar de os machos serem um pouco mais tolerantes do que as fêmeas, em geral, em épocas de reprodução, machos também podem se tornar mais agressivos uns com os outros, se estiverem disputando por uma fêmea.

Como cuidar do esquilo da mongólia - Comportamento do Esquilo da Mongólia

Esquilo da Mongólia morde?

O Rato da Mongólia é considerado um ótimo animal de estimação, pois morde apenas se for provocado, em última instância. É normal que filhotes mordam o seu dedo, pois estão na fase de "colocar tudo na boca", para provar se é de comer ou não, da mesma forma que crianças fazem. É um comportamento que deve desaparecer com o tempo, pois em geral, são animais bastante dóceis.

Gaiola para o Esquilo da Mongólia

O alojamento ideal para o Esquilo da Mongólia deve ser calculado pensando na quantidade de animais que você deseja ter naquele espaço. Você pode utilizar gaiolas próprias para roedores ou fazer o seu próprio alojamento utilizando caixas de plástico fazendo furos ou colocando grades para tornar a ventilação adequada, ou aquários. Lembrando que o Esquilo da Mongólia é um roedor saltador, portanto a caixa ou o aquário devem ter tampa com grade ou tela para evitar fugas. Não deixe a gaiola em local muito exposto à luz do sol, mantenha na sombra, em local arejado e sem muitas correntes de ar.

Quanto à forração do alojamento, você pode utilizar feno, palha, papel craft ou até mesmo forração própria para roedores, que podem ser encontradas em grandes Pet Shops. A forração é importante para manter seu Esquilo da Mongólia num ambiente em que ele possa executar sua atividade preferida, que é a de cavar, roer e brincar.

A forração também serve para absorver o xixi e a umidade, devendo ser trocada a cada 2 semanas ou semanalmente, dependendo do tipo de forração que você usar. A vantagem de se usar forração própria para o efeito é a de que ela absorve melhor o xixi evitando o mau cheiro. Não utilize serragem de aparas de madeira como pinho ou cedro, pois podem causar infecções e alergias respiratórias nos filhotes.

Dica: O banho do Esquilo da Mongólia não pode ser dado com água. Eles devem usar uma banheira com pó de bicarbonato ou de mármore para banho seco, evitando assim o risco de contrair pneumonia.

Como cuidar do esquilo da mongólia - Gaiola para o Esquilo da Mongólia

O que come o Esquilo da Mongólia

Por serem animais originários do deserto, o Esquilo da Mongólia não é um animal herbívoro. Seu organismo está adaptado a extrair água e outros nutrientes da proteína animal que consumir, já que no deserto não é possível encontrar vegetais facilmente e a chuva é escassa. Todavia, nem por isso você manterá seu esquilo de estimação sem água. Já que a alimentação oferecida em cativeiro possui menos teor de água, é necessário que você tenha um bebedouro próprio para roedores com água sempre limpa e fresca.

A alimentação consiste em proteínas, minerais e vitaminas. É possível adquirir ração própria para Esquilos da Mongólia em grandes Pet Shops, e oferecer petiscos como maçã (sem sementes), cenoura e couve. Não há necessidade de um comedouro, pois o Esquilo da Mongólia prefere enterrar a comida e não come no comedouro como outros roedores. Você pode oferecer pedaços grandes de maçã e cenoura para que além de comerem, eles possam roer e gastar seus dentes, ficando entretidos por horas dessa forma. Proteína animal também é importante, já que são animais onívoros, então você pode oferecer larvas de tenébrios.

Como amansar o Esquilo da Mongólia

Com filhotes é mais fácil, ainda mais se você adquirir o seu Esquilo da Mongólia de um bom criador, já que ele terá feito metade do trabalho para você, socializando os filhotes de forma adequada. O Esquilo da Mongólia é um roedor que se acostuma rápido a ser manuseado, porém jamais o segure pelo rabo, pois ao contrário do que dizem, a cauda é frágil e pode se quebrar causando sérios problemas ao animal.

Para amansar o Esquilo da Mongólia, são necessárias de 2 a 3 semanas. Você pode iniciar introduzindo a mão na gaiola, com bastante paciência, sem querer pegá-los em um primeiro momento, até que eles se acostumem com a sua presença primeiro. Com o passar do tempo, coloque petiscos na sua mão para atraí-los e, aos poucos, eles se acostumam com a sua mão, possibilitando assim que você possa pegá-los e manipulá-los sem muito esforço. Procure fazer isso diariamente e não os persiga pela gaiola com as mãos, isso pode atrasar o processo.

Como cuidar do esquilo da mongólia - Como amansar o Esquilo da Mongólia

Quantos anos vive o Esquilo da Mongólia?

Por se tratar de um roedor e possuir alta taxa metabólica e reprodução, são animais que vivem pouco, cerca de 3 a 4 anos em boas condições de higiene e cuidados.

Como criar esquilo da mongólia

Inicialmente, o ideal é procurar criadores profissionais experientes para obter seu esquilo doméstico de um local confiável e indicado por outras pessoas. Só assim você consegue evitar vários problemas futuros. Sobre o local para criação do Esquilo da Mongólia, temos uma ressalva importante: deve ter uma temperatura amena, no máximo até 23°C. Não devem estar expostos nem ao sol, nem ao vento.

Para a reprodução do esquilo da mongólia, é necessário que o macho fique próximo da fêmea na gaiola somente no período reprodutivo. A partir dos 65 dias de vida, o Rato da Mongólia está pronto para reproduzir. Nas fêmeas, o cio tem duração de apenas um dia, porém com repetições frequentes. Seu período de gestação chega a 6 dias e ela pode chegar a ter em média, até 6 filhotes.

Assim que os filhotes nascerem, depois de algumas semanas é recomendado separá-los dos pais e dividi-los em gaiolas distintas para evitar brigas. Machos em uma, fêmeas na outra. Geralmente as fêmeas são tão dominantes que precisam ficar sozinhas em sua gaiola.

Como cuidar do esquilo da mongólia - Como criar esquilo da mongólia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar do esquilo da mongólia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Caring for your gerbil. Bluecross UK. Acessado em 9 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.bluecross.org.uk/pet-advice/caring-your-gerbil

Vídeos relacionados com Como cuidar do esquilo da mongólia

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar do esquilo da mongólia
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
izaura
Vou viajar por 15 dias que quantidade de comida tenho que deixar para 2 esquilo da Mongólia
José Maria de Oliveira
Posso fazer um viveiro com troncos e galho de árvores.
Excelente artigo
Mariana Pinto
Cheguei a casa e o meu esquilo tinha mandado para fora da gaiola mais de metade da sua areia , porque foi? também reparei que ele estava sem agua será por causa disso ?
1 de 5
Como cuidar do esquilo da mongólia