Partilhar

Coelho gigante de Flandres

Atualizado: 22 maio 2020
Coelho gigante de Flandres

Se você gosta de coelhos e quer aprender mais sobre eles, leia esta ficha sobre o coelho gigante de Flandres, porque você certamente vai adorar sua história. Estes coelhos são muito especiais e diferem muito das outras raças. Além de seu tamanho excepcional, pois são uma das maiores raças de coelhos, para não dizer a maior, eles têm muitas outras peculiaridades e, sem dúvidas, muitas qualidades. Você sabia que alguns desses coelhos podem ser maiores que cachorros de raça média? Descubra tudo no PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Bélgica

Origem do coelho gigante de Flandres

O primeiro espécime de um coelho gigante de Flandres data provavelmente do século XVI, já aparecendo em documentos desde essa época. Portanto, esta é considerada uma das raças atuais mais antigas de coelhos. No entanto, o primeiro padrão oficial não foi estabelecido até o século XIX, mais especificamente, em 1890. Apesar de sua longa história, essa raça não se expandiu e se popularizou fora da Bélgica, onde teve origem, até 1980, chegando primeiro à Inglaterra e depois ao resto do mundo em muito pouco tempo. Atualmente, o fã-clube desta raça está ficando cada vez maior, pois seu grande tamanho certamente não passou despercebido.

Características do coelho gigante de Flandres

De acordo com o padrão, um coelho gigante de Flandres pesa entre 6 e 10 kg em média, no entanto, já houve casos de coelhos que pesavam até 18 kg, com o tamanho semelhante ao de um poodle, por exemplo. Os coelhos desta raça possuem um corpo quadrado com costas arqueadas, membros musculosos e poderosos, e uma cauda redonda. Sua cabeça é grande e larga, apresentando uma papada notória e grossa. Suas orelhas são longas e grandes e seus olhos são escuros.

O pelo desses coelhos é denso e curto; ele recua se for escovado na direção contrária. As cores são muito variadas, e são aceitas um total de 10, dentre as quais as seguintes se destacam como as mais frequentes: preto, bege, azul, cinza aço, cinza branco e marrom.

Personalidade do coelho gigante de Flandres

São coelhos calmos, que muitos definem como tranquilos ou preguiçosos, pois gostam de passar seus dias deitados e aproveitando a calmaria. É por isso que eles não são adequados para casas muito movimentadas e barulhentas. São muito sociáveis, se dando muito bem com outros coelhos, bem como com outros animais de estimação, se estiverem acostumados a viver juntos. No entanto, eles são introvertidos por natureza, o que torna necessário um grande esforço para realizar uma socialização precoce bem-sucedida.

Cuidados do coelho gigante de Flandres

Além dos cuidados básicos de qualquer coelho, você deve prestar especial atenção à alimentação que fornece ao seu coelho gigante da Flandres. Isso porque é fácil cair no erro de pensar que, devido ao seu tamanho, ele precisa receber grandes quantidades de comida. E, embora consumam diariamente quantidades maiores de alimentos do que as raças menores, você não deve exagerar, ou eles podem ganhar muito peso em um espaço de tempo muito curto, o que causa problemas de saúde associados ao excesso de peso e obesidade.

Outro dos fatores que mais diferem em termos de seus cuidados em comparação com outras raças, é o espaço que sua gaiola ou acomodação deve ter. Esse espaço deve ser grande, permitindo que eles se movam livremente. É algo que você deve levar em consideração antes de adotar um desses coelhos, porque se morar em um apartamento pequeno, a falta de espaço pode ser um problema.

Saúde do coelho gigante de Flandres

Um dos principais problemas de saúde que esses grandes coelhos enfrentam é a obesidade, uma vez que é normal cair no erro de fornecer a eles comida em excesso, devido ao seu tamanho grande. Contudo, você deve ter em mente que são coelhos muito sedentários, por isso não precisam fazer uma ingestão desproporcional. Essa obesidade é perigosa porque tem como consequência uma maior probabilidade de fraturas, devido ao peso extra que seus ossos frágeis têm de suportar, além de problemas articulares e cardiovasculares.

Além disso, é importante visitar o veterinário regularmente para se manter informado sobre a saúde geral do seu amigo, realizando exames e análises importantes para isso. Você pode aproveitar essas visitas para realizar cuidados específicos, como cortar as unhas, pois cortar as unhas de um coelho em casa pode ser um pouco complicado.

Também é recomendado manter seu coelho vacinado e desparasitado tanto interna como externamente, pois isso evitará um grande número de doenças, como a mixomatose e a febre hemorrágica viral, ambas fatais em grande parte dos casos.

Fotos de Coelho gigante de Flandres

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho gigante de Flandres

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Coelho gigante de Flandres

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho gigante de Flandres
1 de 5
Coelho gigante de Flandres

Voltar ao topo da página