Partilhar

Coelho Hotot

Atualizado: 11 novembro 2020
Coelho Hotot

O coelho branco Hotot ou coelho Hotot é um coelhinho lindo, caracterizado por seu pelo branco puro com manchas pretas que colorem a área ao redor de seus olhos grandes e expressivos. Mas o coelho Hotot não impressiona apenas pela sua aparência, porque sua personalidade não fica atrás. O Hotot é um coelho simpático, carinhoso e muito calmo, que adora a companhia e atenção de sua família e ama compartilhar grandes momentos com ela.

Quer saber um pouco mais sobre essa raça de coelho? Nesta ficha de raça do PeritoAnimal, vamos te mostrar todas as características do coelho Hotot, seus cuidados mais importantes e possíveis problemas de saúde.

Origem
  • Europa
  • França

Origem do coelho Hotot

O coelho Hotot é um coelho de origem totalmente francesa. Este coelho não surgiu espontaneamente, e sim devido ao extenso trabalho de criação da criadora Eugenie Bernhard, com a primeira ninhada nascendo em 1902. O nome da raça corresponde à região de onde provém, Hotot-en-Auge. Essa raça compartilha a genética com outras, como o coelho borboleta, o Gigante de Flandres e o coelho branco de Viena.

A nova raça logo se tornou popular. Foi exportada para outros países europeus até chegar a países como os Estados Unidos da América em 1920. Na verdade, na América não ganhou muita popularidade e praticamente desapareceu, e na Europa sofreu os estragos ocasionados ​​pela Segunda Guerra Mundial. Contudo, a raça ressurgiu das cinzas, retornando ao palco nas décadas de 1960 e 1970, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos. Atualmente, é reconhecida pelas principais organizações cinológicas, mas é classificada como ameaçada devido ao alto risco de desaparecimento a que está sujeita a raça Hotot.

Características do coelho Hotot

O branco Hotot é um coelho de pequeno porte. As fêmeas tendem a pesar por volta de 3,6 a 4,5 kg, enquanto os machos, um pouco maiores, variam entre 4,1 e 5 kg de peso corporal. Sua expectativa de vida é muito longa, já que está situada entre os 12 e os 14 anos, embora já tenham sido registrados vários casos de coelhos Hotot que ultrapassaram os 16 anos de idade.

A característica mais relevante do branco Hotot, além de seu pequeno tamanho, é sua pelagem, completamente branca com peculiares faixas pretas que circundam seus olhos. Essas faixas muito chamativas têm uma largura que deve medir entre 0,16 e 0,32 centímetros para estar dentro do padrão oficialmente estabelecido. Estas faixas pretas fazem com que pareça que o coelhinho tem os olhos delineados, ou que usa elegantes óculos pretos, sendo uma característica que evidencia seu parentesco com o english spot ou coelho borboleta.

A pelagem branca como a neve do coelho Hotot é de comprimento médio e de grande densidade, sendo sempre lisa. Seu corpo é compacto, musculoso apesar de pequeno, grosso e com membros poderosos.

Cores do coelho branco Hotot

A única cor aceita no padrão oficial do coelho branco Hotot é o branco puro, interrompido apenas pelo preto puro nas linhas que circundam seus grandes olhos.

Personalidade do coelho Hotot

Os pequenos Hotot são coelhos realmente sorridentes e agradecidos. Possuem uma personalidade bondosa, sendo um dos coelhos mais recomendados para se ter como animal de estimação. Além de calmos e carinhosos, devido ao seu tamanho, também são ideais para criar em apartamentos de qualquer tamanho, mesmo os menores.

Além disso, destacam-se por sua inteligência, capacidade e predisposição para o aprendizado. Tanto é o caso, que especialistas do mundo da cunicultura ressaltam que se trata de uma das raças de coelhos mais obedientes e mais fáceis de treinar. Talvez você não consiga fazê-lo realizar truques de campeonato, mas é verdade que os coelhos brancos Hotot anões aprendem muito rapidamente os comandos básicos e, a educação sobre higiene e as regras de convivência da casa em que vivem.

Cuidados do coelho branco Hotot

É preciso estar muito atento à sua alimentação, pois é uma raça bastante gulosa, que costuma desenvolver problemas de sobrepeso e até obesidade com relativa facilidade. Mas isso pode ser evitado fornecendo a eles uma dieta balanceada e ajustada às suas necessidades nutricionais específicas. Deve-se sempre ter em mente que a dieta do coelho branco Hotot, assim como a de qualquer outro coelho, deve ser baseada no consumo de feno suplementado com frutas e vegetais frescos.

Outro dos cuidados do branco de Hotot aos quais você deve prestar atenção é o espaço dedicado ao seu descanso. Por ser uma raça pequena, a gaiola não precisa ser tão espaçosa quanto a de outros coelhos. Obviamente, as dimensões mínimas devem ser 61x61. É importante colocar na gaiola feno, água e uma toca para que o hotot possa descansar. Além disso, assim como todos os coelhos, o branco Hotot precisa se exercitar e explorar, e por isso não é apropriado mantê-lo confinado na gaiola 24 horas por dia. Idealmente, ele deve ter seu próprio cômodo para deixar a gaiola aberta, e poder explorar o resto da casa na presença de humanos para evitar acidentes.

Consulte todos os cuidados do coelho neste outro artigo.

Saúde do coelho Hotot

Esta raça de coelhos não é particularmente delicada em termos de seu estado de saúde, e por isso, existem poucas doenças inerentes à raça. Especificamente, o problema mais comum é a má oclusão, uma condição que afeta a saúde bucal e, portanto, a saúde geral do animal. Para resolver isso, é preciso ficar atento ao ritmo de crescimento dos dentes do coelho, fazendo raspagens no veterinário, se necessário, para evitar um problema mais sério. Em casa, isso pode ser evitado fornecendo ao branco Hotot elementos ou brinquedos que ele possa roer, desgastando os dentes de uma forma muito mais natural e progressiva.

Outra doença bucal que afeta o Hotot é o aparecimento de abscessos, que devem ser tratados por veterinários e podem ser notados por outros sintomas como caroços, diminuição ou interrompimento da ingestão ou apatia.

Além de poderem adoecer pelos motivos citados, são inúmeros os patógenos que afetam os coelhos, e o Hotot não é a exceção, por isso recomenda-se mantê-los devidamente vacinados. Os veterinários recomendam fortemente vacinar os coelhos contra duas enfermidades letais, que são a mixomatose e a febre hemorrágica viral.

Coelho Hotot para adoção

O coelho Hotot não é uma raça muito difundida fora dos Estados Unidos. Por esta razão, encontrar um coelho branco Hotot para adotar pode ser uma tarefa realmente difícil. Contudo, embora não seja exatamente fácil encontrar um exemplar desta raça para adotá-lo, é sempre aconselhável procurar todas as associações e protetores possíveis, para caso tenham um exemplar que esteja à procura de moradia.

Claro, antes de tomar uma decisão importante como a adoção de um animal, você deve avaliar cuidadosamente suas necessidades, a fim de garantir que poderá cumprir as tarefas necessárias para fornecer o cuidado adequado ao animal. Nós defendemos sempre a adoção responsável, que constitui um profundo compromisso com respeito à posse e o bem-estar do animal adotado.

Fotos de Coelho Hotot

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho Hotot

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho Hotot
1 de 4
Coelho Hotot

Voltar ao topo da página