Coelhos

Coelho Jersey wooly

Atualizado: 22 novembro 2022
Coelho Jersey wooly

Procedente de Nova Jersey, o coelho jersey wooly é um pequeno mamífero que pesa menos de 2 kg e possui pelos compridos. É resultado do cruzamento entre o coelho francês angorá e o coelho anão holandês nos anos 1970. Trata-se de um coelho alegre, simpático, amoroso e sociável, que adora sair para se aventurar, brincar e demonstrar afeto aos seus cuidadores. É, portanto, uma raça muito boa para companhia e muito popular nos Estados Unidos. Seus cuidados não diferem muito dos demais coelhos, com exceção da sua pelagem longa, que requer uma manutenção cuidadosa. Siga lendo esta ficha do PeritoAnimal para conhecer as características, saúde, cuidados e muito mais sobre o coelho jersey wooly ou coelho lanoso.

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Índice

  1. Origem do coelho jersey wooly
  2. Características do coelho jersey wooly
  3. Personalidade do coelho Jersey wooly
  4. Cuidados com o coelho jersey wooly
  5. Saúde do coelho Jersey wooly

Origem do coelho jersey wooly

O coelho jersey wooly se originou nos Estados Unidos, especificamente de Nova Jersey, e surgiu na década de 1970, fruto do cruzamento entre o coelho francês angorá e o coelho anão holandês. No início, quando começaram os cruzamentos, os primeiros jersey wooly conservavam o característico comprimento do corpo do francês angorá mas, com o passar das gerações, foram nascendo cada vez menores, devido aos genes que causam o tamanho reduzido dos coelhos anões holandeses. Atualmente o jersey wooly é um coelho pequeno, mas não anão, de pelagem lanosa graças aos genes do angorá.

Foi reconhecido como raça pela Associação Americana de Criadores de Coelhos (ARBA) em 1988, embora, em 1984, uma mulher, Bonni Seeley, já havia introduzido o primeiro exemplar em uma exibição por esta associação. Atualmente é um dos coelhos que mais participa em espetáculos e exibições dos Estados Unidos e América em geral e é uma das raças favoritas para companhia no lar.

Características do coelho jersey wooly

O coelho jersey wooly é de tamanho pequeno e não passa dos 2 kg de peso. Seu corpo é forte e possui uma cabeça proporcional e de forma quadrada. Também é conhecido como «cabeça de copo». Suas orelhas são retas e pequenas, medindo de 5 a 7 cm de comprimento. Os olhos são redondos e brilhantes e sua cor combina com a pelagem. O corpo é curto, mas compacto, com uns ombros e umas extremidades posteriores bem desenvolvidas.

No entanto, o traço mais chamativo do seu aspecto físico é seu manto de aspecto lanoso, que pode ser encontrado em diversas cores e tonalidades. Diferente dos coelhos de angorá, esta pelagem lanosa oferece mais facilidades na hora de cuidar do mesmo pois apresenta numerosos guardhairs, que são mais grossos que os pelos encaracolados debaixo da lã, dando uma textura mais grossa e simples de cuidar.

Cores do jersey wooly

A coloração divide esses coelhos em seis tipos:

  • Wooly agouti: são os coelhos de cor castanha, esquilo, opala ou marfim.
  • Wooly broken: é um dos tipos mais comuns e são os coelhos brancos, com ou sem outras cores combinando.
  • Wooly tan: são cores exóticas, como zibelina prateada preta, azul lontra, pérola, prata madrepérola, o prata com azul ou com preto ou o preto lontra.
  • Wooly self: inclui preto, lilás, chocolate, azul e branco de olhos azuis ou vermelhos.
  • Wooly shaded: se refere às cores tartaruga ou pérola de fumaça.
  • Cores sólidas: neste tipo se incluem os coelhos jersey wooly azuis, pretos, lilás ou chocolates.

Personalidade do coelho Jersey wooly

Os jersey wooly são coelhos muito bons como companheiros em casa e são magníficos graças ao seu bom comportamento. São carinhosos, tranquilos, inteligentes e dóceis, além de sociáveis e brincalhões, gostando muito da companhia dos seus. Devido ao seu tamanho pequeno, adoram sair da gaiola e explorar a casa, tem curiosidade por pessoas, animais e todos os objetos que vai encontrando.

Algo a ser ressaltado nesses coelhos é sua grande sociabilidade, relacionando-se muito bem com crianças, aquelas que não os batem nem mordem, pois sempre temos que advertir aos pequenos da casa de que os coelhos são seres vivos e não brinquedos, assim devemos manuseá-los sempre com cuidado e sem causar danos. Em geral, se dão bem com pessoas de todas as idades e não deixam de se dirigir às pessoas para pedir afeto, jogos e atenção.

Cuidados com o coelho jersey wooly

Para manter a pelagem destes coelhos em perfeito estado, sem nós e limpos, devem ser escovados 1-2 vezes na semana, sendo necessário aumentar a frequência durante a troca de pelos que pode ocorrer na primavera e no verão, principalmente. Diferente de seus progenitores, o coelho angorá, os jersey wooly não precisam ter os pelos cortados para manter a lã. Por outro lado, o banho está desaconselhado nesta espécie, pois é um procedimento muito estressante para eles e pode provocar problemas como alterações cardíacas. Assim, quando seu jersey wooly está sujo, simplesmente passe um pano úmido nele.

Por outro lado, estes coelhos devem viver em uma gaiola espaçosa, de acordo com seu tamanho, para que possam se movimentar e pular livremente. Além disso, precisam sair algumas vezes por dia para estimular sua mente e gastar de forma mais eficaz sua energia, enquanto recebem e oferecem carinho aos seus cuidadores. A gaiola deve conter espaço para descanso e para o alimento e ser limpa diariamente. Também precisa ter um solo liso coberto de palha ou lascas de madeira.

O alimento deve ser baseado em, ao menos, em 70% de feno, completando o menu com frutas, verduras e ração para coelhos. Dispor de água fresca e sempre acessível, melhor em bebedouros pra coelhos do que em recipientes. Por outro lado, os dentes precisam ser revisados e mantidos. Para isso temos que oferecer madeira ou objetos para roer. Desta forma se evitam problemas como má oclusão ou problemas de crescimento e assimetria. Além disso, as unhas devem ser cortadas somente quando necessário e sabendo bem a técnica.

Por fim, nosso Jersey wooly tem que passar por revisões e controles veterinários de rotina a fim de prevenir doenças, comprovar seu estado de saúde, vacinar contra a doença hemorrágica e a mixomatose, se você vive na Europa, já que no Brasil os coelhos não precisam tomar nenhuma vacina, bem como ser desparasitado regularmente para mantê-lo livre de parasitas internos, como coccídeos ou vermes, e externos como os ácaros.

Saúde do coelho Jersey wooly

Os coelhos jersey wooly têm uma expectativa de vida de 7 a 10 anos, segundo os cuidados que recebem. As doenças mais comuns que podem afetá-los, são:

  • Doença hemorrágica viral: pode causar a morte além de febre, hemorragias, corrimentos nasais, cianose, opistótono, pneumonia, anorexia, prostração, alteração da marcha ou convulsões, dentre outras grandes variedades de sintomas graves.
  • Mixomatose: doença viral que produz mixomas, que são nódulos na pele, e que também pode causar inflamação da pálpebra, otite, dispneia, febre ou convulsões. É uma doença mais comum na Europa e com raros registros no Brasil.
  • Má oclusão dental: consiste no desgaste não uniforme dos dentes, provocando assimetria dental com lesões nas gengivas e na boca e predispondo a infecções.
  • Problemas do sistema respiratório por micro-organismos como Pasteurella: nestes casos apresentam sinais clínicos como secreção nasal, dispneia, tosse, espirros ou pneumonia.
  • Miíase cutânea: o pelo comprido e as dobras destes coelhos podem ser lugares ideais para que as moscas coloquem suas larvas e se formem os vermes. As larvas de moscas destroem a pele, escavando buracos e causam coceira, dor, infecções e lesões.
  • Fungos: estes organismos provocam alterações na pele, formando lesões como pápulas, pústulas, áreas com alopecia circulares e urticária.
  • Problemas do sistema digestivo: ocorrem quando o coelho tem uma dieta não equilibrada, o que o predispõe a infecções por micro-organismos, que também podem ser produzidas por parasitas internos ou por obstruções por consequência de bolas de pelos, devido ao comprimento dos seus pelos. Os sinais clínicos são vômitos, dor abdmoninal, inchaço, diarreia, desidratação e mal-estar.

Por fim, é importante a esterilização ou castração para prevenir tumores do sistema reprodutivo (câncer de testículo, ovário, mama) e outros problemas como os cistos ou processos infecciosos ou inflamatórios que parecem ter certa predisposição. Lembre-se que para manter a saúde do coelho Jersey wooly é necessário visitar, de forma periódica, o centro veterinário de exóticos para realizar uma boa medicina preventiva e diagnosticar, precocemente, problemas de saúde.

Agora que você já sabe tudo sobre a raça de coelho jersey wooly, continue navegando nas fichas de animais do PeritoAnimal para saber tudo sobre diferentes raças de cães, gatos, lobos e muitos outros animais!

Bibliografia

Associação Americana de Criadores de Coelhos. Disponível em: <https://arba.net/>. Acesso em 22 de novembro de 2022.

Fotos de Coelho Jersey wooly

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho Jersey wooly

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 3
Coelho Jersey wooly