menu
Partilhar

Cachorro pode comer espinafre?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 9 maio 2022
Cachorro pode comer espinafre?

Ver fichas de  Cachorros

O espinafre são hortaliças de folhas verdes que as pessoas costumam usar como ingrediente em uma infinidade de pratos e receitas, especialmente em saladas. Mas você sabe se cachorro pode comer espinafre? A resposta é sim. Entretanto, é importante prestar atenção em como oferecer e a quantidade ideal para evitar que os espinafres tenham efeitos indesejáveis sobre a saúde dos cães.

Se você quiser saber mais sobre como incluir este vegetal na dieta do cachorro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

Espinafre faz bem para o cachorro?

O espinafre é uma planta da família Chenopodiaceae cultivada por suas folhas nutritivas e saborosas. É um ingrediente comum na dieta das pessoas, que também pode ser incluído na alimentação dos cães, pois faz parte da lista de verduras que eles podem comer. Seu alto conteúdo de vitaminas e minerais proporciona múltiplos benefícios para a saúde dos animais. Na verdade, há muitas rações comerciais que incluem espinafres em sua lista de ingredientes. Podemos, portanto, afirmar que os espinafres são bons para os cães.

No entanto, há duas razões pelas quais os espinafres devem ser incluídos com moderação na dieta de um cachorro:

  • Contêm ácido oxálico: quando o ácido oxálico é combinado com com o cálcio, formam-se cristais de oxalato de cálcio. Estes cristais podem se agregar e formar pedras nos rins. As pedras de oxalato de cálcio são muito mais comuns em machos do que em fêmeas, especialmente em raças pequenas, como o schnauzer miniatura, chihuahua ou yorkshire terrier.
  • Contêm nitratos: os nitratos em si são relativamente pouco tóxicos, porém, após a ingestão são convertidos em nitritos, o que pode causar um distúrbio sanguíneo conhecido como meta-hemoglobinaemia.

Portanto, sempre que decidir ncluir espinafres na alimentação de um cachorro, é importante fazê-lo com moderação para evitar esses efeitos indesejados à saúde. Nas seções seguintes discutiremos quanto e como dar espinafre para um cachorro.

Quais são os benefícios do espinafre para o cachorro?

O valor nutricional do espinafre reside em seu alto teor de vitaminas e minerais. Aqui estão os principais benefícios nutricionais dos espinafres que também podem beneficiar os cães:

  • Eles fornecem grandes quantidades de vitamina C, vitamina A e vitamina B9 (folatos). Em menor grau, fornecem vitamina E, vitamina B6 (piridoxina) e B2 (riboflavina).
  • Têm um alto teor de betacaroteno, que são transformados em vitamina A no organismo, realizando ações estimulantes antioxidantes e do sistema imunológico. Eles também contêm outros carotenóides sem atividade de provitamina A, como a luteína e a zeaxantina, que são benéficos para preservar a visão e impedir o desenvolvimento de catarata.
  • Entre os minerais, destaca-se seu alto teor de magnésio e ferro. Deve-se notar que o ferro está na forma de "ferro não heme", que é mais difícil de absorver do que a forma "heme" encontrada nos alimentos para animais. Entretanto, nutrientes como a vitamina C (também encontrada nos espinafres) melhoram significativamente a absorção do ferro. Embora em proporções menores, os espinafres também contêm potássio, fósforo e cálcio.
  • Têm uma quantidade significativa de fibra solúvel e insolúvel. Embora a fibra não possa ser digerida pelo sistema digestivo do cão, ela é um nutriente essencial na dieta do cão. Entre outras coisas, a fibra adiciona volume à ração, cria uma sensação de saciedade, contribui para a manutenção da microbiota intestinal, regula o trânsito intestinal e a consistência das fezes.

Quantidade de espinafre para cachorros

Como já falamos, podemos dar espinafre para o cachorro porque pode trazer vários benefícios a ele. Entretanto, deve ser incluído em sua dieta com moderação devido à presença de ácido oxálico e nitratos. O espinafre pode ser ruim para os cães se oferecido em excesso devido a esses componentes, por isso é importante prestar atenção ao valor oferecido e à frequência.

Para saber quanto de espinafre você pode dar ao cachorro, como diretriz você pode optar por incluir espinafres na ração do cachorro um dia por semana. Em cães pequenos é suficiente incluir cerca de 5 folhas e em cães grandes cerca de 10 folhas.

Como dar espinafre para o cachorro

Primeiramente, tanto os espinafres frescos quanto os congelados são adequados para cães. Se você optar por espinafre fresco, lembre-se de lavá-lo em bastante água para remover quaisquer contaminantes ou pesticidas que possam estar presentes em sua superfície.

Então, como preparar espinafres para cães? Embora você possa oferecê-los crus, é provável que o cachorro os rejeite, por isso recomendamos que o cozinhe em água, já que ele conservará mais de suas propriedades nutricionais.

Uma vez cozidos, você pode misturá-los com sua ração caseira, ou seja, adicionando proteínas animais, vegetais ou cereais ao prato, dependendo do alimento que você normalmente dá ao cão. Naturalmente, é muito importante ter o conselho de um veterinário especializado em nutrição canina para garantir que a dieta caseira não apresente nenhum déficit nutricional. Neste outro artigo falamos sobre a alimentação natural para cachorros.

Contraindicações do espinafre para cachorros

Embora os cães possam comer espinafre, há certas situações em que o espinafre é contraindicado. Especificamente, o uso deste ingrediente deve ser evitado nos seguintes casos:

  • Cães com problemas renais, especialmente em cães com pedras urinárias.
  • Cães machos de raça pequena (como o schnauzer miniatura, o chihuahua ou o yorkshire terrier) por terem uma tendência maior a formar pedras de oxalato de cálcio.
  • Cães com anemia.
  • Cães com alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Cães com um sistema digestivo particularmente sensível às mudanças na alimentação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer espinafre?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Agencia Española De Seguridad Alimentaria y Nutrición (AESAN). Recomendaciones de consumo para la población infantil por la presencia de nitratos en hortalizas de hoja.
  • Fundación Vasca para la Seguridad Alimentaria (ELIKA). (2013). Sustancias indeseables en alimentación animal: nitritos
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Espinacas, Spinacia oleracea L. Disponível em: <https://formacion.intef.es/pluginfile.php/86689/mod_imscp/content/10/35-espinacas.pdf>. Acesso em 5 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer espinafre?
Cachorro pode comer espinafre?

Voltar ao topo da página