menu
Partilhar

Cachorro pode comer limão?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 18 janeiro 2022
Cachorro pode comer limão?

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro pode comer limão? Esta fruta cítrica faz parte da alimentação de muita gente. Entretanto, o limão não é um alimento adequado para cães. Embora tenha algumas características nutricionais que podem ser benéficas, o sabor ácido de sua polpa e o gosto amargo de sua casca são realmente desagradáveis para estes animais. Além disso, a casca de limão contém substâncias que podem ser tóxicas para seu corpo. Portanto, a melhor opção é manter esta fruta fora do alcance dos cachorros para evitar quaisquer efeitos indesejados.

Se agora que você sabe que eles não devem comer essa fruta, você está se perguntando por que o limão não é bom para os cães, não perca este artigo do PeritoAnimal no qual explicamos as razões pelas quais o limão não é um alimento adequado para cães e quais as consequências que sua ingestão pode ter.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer laranja? E tangerina?

Cachorro pode comer limão?

Não, não é recomendado dar limão para cachorro. Embora o limão seja uma fruta cítrica que nós, humanos, geralmente incluímos em nossa alimentação como parte de vários pratos e bebidas, você deve saber que ele não é um alimento adequado para cães. Os cachorros podem comer frutas cítricas dependendo da quantidade que ingerirem e, acima de tudo, se gostam delas ou não, pois geralmente são desagradáveis para eles.

O limão é uma importante fonte de vitamina C e de ácidos orgânicos, que são poderosos antioxidantes. Também possui fibra solúvel e alguns fitonutrientes benéficos, como os limonóides. Entretanto, há várias razões pelas quais você não deve incluir o limão na dieta de um cachorro. O mesmo vale para a lima, que não é recomendada para cães. Na seção seguinte, explicamos estas razões.

Por que limão não é indicado para cachorros?

A primeira razão pela qual não devemos oferecer limão aos cachorros é porque ele é desagradável para eles. Naturalmente, é um alimento que os cães tendem a rejeitar por causa de seu sabor. A polpa e o suco de limão têm um sabor ácido devido à presença de vários ácidos orgânicos (como ácido cítrico, ácido málico, ácido acético e ácido fórmico) e a casca tem um forte sabor amargo que um cachorro também não vai gostar. Assim, dar suco de limão a um cão, ou água de limão, não lhe causará efeitos adversos, mas ele provavelmente o rejeitará. Portanto, você deve evitar oferecer ao cachorro qualquer parte do limão, pois será uma experiência verdadeiramente desagradável para ele.

Entretanto, o sabor não é a única razão pela qual o limão é uma fruta não indicada para os cães. A casca do limão contém óleos essenciais e psoralens, que são tóxicos para os cães. Seu consumo pode causar problemas digestivos como vômitos e diarreia, reações dermatológicas e outros problemas, como depressão e anorexia. Em particular, os psoralens são substâncias vegetais fotoativas, o que significa que eles são ativados pela luz ultravioleta. Como resultado, podem causar avermelhamento da pele, manchas marrons, edema, escamação e até mesmo queimaduras graves. Saiba mais sobre outros alimentos proibidos para cães neste outro artigo.

Como acabamos de explicar, as substâncias presentes no limão que são tóxicas para os cães são encontradas na casca. Em princípio, o restante da fruta é considerado comestível e não necessariamente causa envenenamento em cães. Entretanto, os benefícios do limão na dieta dos cães não são significativos. Em termos de valor nutricional, o limão é uma fonte de vitamina C e fibra. Entretanto, existem outros vegetais como pimentções que duplicam o teor de vitamina C, e que são bons para os cães. Da mesma forma, há uma grande variedade de frutas e vegetais (como maçãs, cenouras e espinafres) com um conteúdo significativamente maior de fibras.

Em resumo, o fato de seu sabor ser desagradável para os cães, a presença de substâncias tóxicas em algumas partes da fruta e os benefícios limitados de seu consumo significam que a melhor opção é manter esta fruta cítrica longe de nossos cães. Desta forma, evitaremos experiências desagradáveis e efeitos indesejados sobre sua saúde.

Pode dar limão para cães envenenados?

Embora há muito se acredite que o limão ajuda a neutralizar os efeitos do veneno, a verdade é que ele aumenta a irritação que o animal já sofre em seu sistema digestivo, portanto, não é aconselhável oferecê-lo nestas situações.

Pode dar limão com bicarbonato para cachorro?

O limão com bicarbonato é popularmente utilizado como um soro caseiro para cachorros desidratados. Mas muitas pessoas também acreditam que os dois ingredientes podem "curar o câncer". No entanto, é preciso fazer um alerta muito sério sobre isso, pois não há comprovação científica alguma sobre esse benefício do limão com bicarbonato para cachorro. Portanto, se o cachorro estiver com câncer, a melhor opção é sempre procurar um veterinário para iniciar o tratamento correto.

O que fazer se o cachorro tiver comido um limão?

Agora que você sabe que o limão não é indicado para os cães, você pode estar se perguntando o que acontece se o cachorro ingerir limão. Primeiro, você precisa considerar qual parte do limão que seu cão ingeriu. Se ele apenas lambeu a polpa do limão ou ingeriu uma pequena quantidade de suco, ele provavelmente não sofrerá nenhum efeito indesejável. Além disso, como já mencionamos, geralmente é um alimento que os cães rejeitam por causa de seu sabor, portanto, uma vez provado, eles geralmente não vão querer comê-lo novamente.

Se, por outro lado, o cachorro tiver ingerido cão parte de uma casca de limão, você deve ficar de olho em possíveis efeitos adversos. Como já explicamos, as substâncias tóxicas presentes na casca do limão podem causar problemas digestivos, dermatites ou sintomas como depressão e anorexia. Portanto, é importante que, quando seu cão tiver ingerido um limão ou parte dele e você detectar algum destes sinais clínicos, não hesite em visitar um veterinário.

Você já sabe que cachorro não pode comer limão e, se você quiser aprender mais e descobrir quais frutas e legumes são proibidos para os cães, não perca este outro artigo. Mas no vídeo a seguir, falaremos do contrário, conheça as frutas que são boas para os cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer limão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • American Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Toxic and non-toxic plants. Disponível em: <https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/lemon>. Acesso em 27 de dezembro de 2021.
  • Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía. (2017). Guías nutricionales para alimentos completos y complementarios para perros.
  • Fundación Española de Nutrición (FEN). Limón. Disponível em: <https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/limon.pdf>. Acesso em 27 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer limão?
Cachorro pode comer limão?

Voltar ao topo da página