menu
Partilhar

Cachorro dentro de casa ou fora?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 28 fevereiro 2022
Cachorro dentro de casa ou fora?

Ver fichas de  Cachorros

Escolher se o cachorro irá viver dentro de casa ou fora é uma decisão que irá influenciar o comportamento e atitude do cachorro quando adulto. Independentemente de já ter decidido que o cachorro deve viver dentro de casa ou no quintal, por exemplo, ou se ainda não decidiu, aconselhamos que leia atentamente este artigo, no qual deixaremos claro qual é a melhor opção e porquê.

Se você é um tutor responsável, compreenderá rapidamente porque sugerimos uma das duas opções. Então vamos lá? Descubra se ocachorro dentro de casa ou fora neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Devo ter um ou dois gatos em casa?

Os cachorros são felizes fora de casa?

É verdade que no passado, especialmente nas zonas rurais, praticamente todas as famílias mantinham os cachorros no exterior. Mas esta não foi uma escolha relacionada com a sujeira ou o pelo: a maioria dos cachorros que viviam fora de casa eram cães vigilantes de gado ou cães de guarda.

Um cachorro é feliz no campo quer estejamos em passeio, caminhando ou mesmo passando uma tarde jogando a bolinha. Contudo, os eles são animais sociais que estão habituados a viver numa "matilha", portanto, passar longas horas sozinhos torna-os vulneráveis a se sentirem sozinhos, entediados e marginalizados. Um dos problemas mais comuns nos cachorros que passam longas horas sozinhos é a ansiedade por separação, que afeta diretamente o comportamento do animal, tornando-o ansioso, estressado e destruidor.

Por esta razão, e apesar de trabalharmos diariamente na obediência, podemos sofrer ao observar como o cachorro se torna desobediente e começa a mudar o seu comportamento. Pode também começar a sofrer de "proteção de recursos" com o território, um comportamento que pode tornar-se agressivo e muito perigoso, inclusive para nós mesmos. O dia-a-dia com o animal de estimação nos ajuda a criar um laço forte e estreito que o fará seguir-nos, querer obedecer aos nossos comandos e, no fundo, ser feliz.

Por que é melhor o cachorro ficar dentro de casa?

Também deve ser considerado que as raças de cachorros mais inteligentes (que são atualmente as mais utilizadas na segurança e vigilância) são as que mais sofrem quando estão fora de casa. Cachorros como o pastor-alemão, dobermann, ou o pastor-belga-malinois requerem uma estimulação mental, social e física muito importante que, se não for fornecida, pode inevitavelmente conduzir a graves problemas de comportamento.

Além disso, colocar um cachorro como cão de guarda é uma péssima ideia. Os cachorros são seres vivos que precisam de atenção, afeto e uma família para chamar de sua. Os cães de guarda são animais tristes e desmotivados.

Finalmente, devemos notar um detalhe importante: um cachorro não é um animal que vai passar longas horas deitado e sem fazer nada, pelo contrário, precisa correr, brincar, explorar e ser feliz. Por esta razão, chegará um dia em que o cachorro decidirá deixar o quintal ou a zona rural onde vive à procura de um inseto para perseguir ou de um rasto que o levará a algum lugar. Vai se tornar um cachorro aventureiro, o que significa que pode partir para outras casas para roubar comida ou para matas fechadas, por exemplo. Muitas pessoas nesta situação irão decidir amarrá-lo, o que significa que o pobre animal terá de passar o resto da sua vida numa corrente.

É desnecessário dizer que manter um cachorro fora de casa, amarrado e provavelmente muito nervoso é uma má ideia. Se queremos um vigia, podemos contratar um sistema de alarme e se quisermos desfrutar de um animal peludo bonito, é melhor comprarmos um brinquedo fofinho. Adotar para manter um animal fora de casa, especialmente um cachorro que é tão social, pode não ser a melhor ideia. Não devemos deixá-los infelizes.

Caso estejamos considerando a opção de manter o cachorro fora de casa por razões de higiene, devemos lembrar que existem raças que não soltam pelo, algo a considerar se formos realmente criteriosos. Mas cuidado, é igualmente importante compreender que um cachorro é um animal que gosta de farejar (é uma forma de relaxamento e conhecimento do ambiente), de estar em lugares confortáveis como o nosso sofá (como nós) e que pode se babar ou ficar um pouco sujo (como nós!). Todos estes detalhes são de natureza do cachorro. Se não estivermos dispostos a tolerar, não devemos considerar adotar este nobre animal ao nosso lado.

Cachorro dentro de casa ou fora? - Os cachorros são felizes fora de casa?

Cachorro dentro de casa

Dentro de casa, o processo de socialização do cachorro com as pessoas é melhorado observando e lidando com membros da família e convidados, por isso, se queremos desfrutar de um cachorro adulto sociável, é essencial que ele aprenda a se relacionar com as pessoas. Por isso, viver com um cachorro dentro de casa é a melhor opção.

Além disso, dentro de casa, o cachorro ganhará em qualidade de vida:

  • Tocá-lo e acariciá-lo regularmente vai detectar mais cedo o aparecimento de uma possível doença, tumor ou mal-estar interno.
  • Será menos propenso ao aparecimento de calos nos seus cotovelos.
  • Também terá menos probabilidade de sofrer de infestação por parasitas.
  • A sua pelagem será mais limpa.
  • Não sofrerá as consequências de mau tempo: chuva, ventos, baixas temperaturas...

Em casa estaremos atentos aos gostos, hábitos e personalidade do pet. Estaremos ajudando-o no seu desenvolvimento de um ponto de vista próximo e familiar, algo que todos os cachorros deveriam ser capazes de desfrutar.

Manter o cachorro dentro de casa, independentemente de termos ou não um quintal, é a opção que todo tutor deveria escolher se ama o seu animal de estimação. Educação, paciência e afeto são a chave que nos permitirá desfrutar de um cachorro limpo, cuidadoso e calmo dentro de casa, mas ativo, entusiasmado e feliz quando saia para passear.

Agora que você já sabe que viver com o cachorro dentro de casa é a melhor opção para ele e para você também, não perca outros artigos que temos que podem te ajudar tanto na adoção de um pet como em seus cuidados dentro de casa ou apartamento:

Cachorro dentro de casa ou fora? - Cachorro dentro de casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro dentro de casa ou fora?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro dentro de casa ou fora?
1 de 3
Cachorro dentro de casa ou fora?

Voltar ao topo da página