Cachorro dentro de casa ou fora?

Cachorro dentro de casa ou fora?

Escolher se o cachorro irá viver dentro de casa ou fora é uma decisão que irá influenciar o comportamento e atitude do cachorro quando adulto. Independentemente de já ter decidido que o cachorro deve viver dentro de casa ou no quintal, por exemplo, ou se ainda não decidiu, aconselhamos que leia atentamente este artigo, no qual deixaremos claro qual é a melhor opção e porquê.

Se você é um tutor responsável, compreenderá rapidamente porque sugerimos uma das duas opções. Então vamos lá? Descubra se ocachorro dentro de casa ou fora neste artigo do PeritoAnimal.

Os cachorros são felizes fora de casa?

É verdade que no passado, especialmente nas zonas rurais, praticamente todas as famílias mantinham os cachorros no exterior. Mas esta não foi uma escolha relacionada com a sujeira ou o pelo: a maioria dos cachorros que viviam fora de casa eram cães vigilantes de gado ou cães de guarda.

Um cachorro é feliz no campo quer estejamos em passeio, caminhando ou mesmo passando uma tarde jogando a bolinha. Contudo, os eles são animais sociais que estão habituados a viver numa "matilha", portanto, passar longas horas sozinhos torna-os vulneráveis a se sentirem sozinhos, entediados e marginalizados. Um dos problemas mais comuns nos cachorros que passam longas horas sozinhos é a ansiedade por separação, que afeta diretamente o comportamento do animal, tornando-o ansioso, estressado e destruidor.

Por esta razão, e apesar de trabalharmos diariamente na obediência, podemos sofrer ao observar como o cachorro se torna desobediente e começa a mudar o seu comportamento. Pode também começar a sofrer de "proteção de recursos" com o território, um comportamento que pode tornar-se agressivo e muito perigoso, inclusive para nós mesmos. O dia-a-dia com o animal de estimação nos ajuda a criar um laço forte e estreito que o fará seguir-nos, querer obedecer aos nossos comandos e, no fundo, ser feliz.

Por que é melhor o cachorro ficar dentro de casa?

Também deve ser considerado que as raças de cachorros mais inteligentes (que são atualmente as mais utilizadas na segurança e vigilância) são as que mais sofrem quando estão fora de casa. Cachorros como o pastor-alemão, dobermann, ou o pastor-belga-malinois requerem uma estimulação mental, social e física muito importante que, se não for fornecida, pode inevitavelmente conduzir a graves problemas de comportamento.

Além disso, colocar um cachorro como cão de guarda é uma péssima ideia. Os cachorros são seres vivos que precisam de atenção, afeto e uma família para chamar de sua. Os cães de guarda são animais tristes e desmotivados.

Finalmente, devemos notar um detalhe importante: um cachorro não é um animal que vai passar longas horas deitado e sem fazer nada, pelo contrário, precisa correr, brincar, explorar e ser feliz. Por esta razão, chegará um dia em que o cachorro decidirá deixar o quintal ou a zona rural onde vive à procura de um inseto para perseguir ou de um rasto que o levará a algum lugar. Vai se tornar um cachorro aventureiro, o que significa que pode partir para outras casas para roubar comida ou para matas fechadas, por exemplo. Muitas pessoas nesta situação irão decidir amarrá-lo, o que significa que o pobre animal terá de passar o resto da sua vida numa corrente.

É desnecessário dizer que manter um cachorro fora de casa, amarrado e provavelmente muito nervoso é uma má ideia. Se queremos um vigia, podemos contratar um sistema de alarme e se quisermos desfrutar de um animal peludo bonito, é melhor comprarmos um brinquedo fofinho. Adotar para manter um animal fora de casa, especialmente um cachorro que é tão social, pode não ser a melhor ideia. Não devemos deixá-los infelizes.

Caso estejamos considerando a opção de manter o cachorro fora de casa por razões de higiene, devemos lembrar que existem raças que não soltam pelo, algo a considerar se formos realmente criteriosos. Mas cuidado, é igualmente importante compreender que um cachorro é um animal que gosta de farejar (é uma forma de relaxamento e conhecimento do ambiente), de estar em lugares confortáveis como o nosso sofá (como nós) e que pode se babar ou ficar um pouco sujo (como nós!). Todos estes detalhes são de natureza do cachorro. Se não estivermos dispostos a tolerar, não devemos considerar adotar este nobre animal ao nosso lado.

Cachorro dentro de casa

Dentro de casa, o processo de socialização do cachorro com as pessoas é melhorado observando e lidando com membros da família e convidados, por isso, se queremos desfrutar de um cachorro adulto sociável, é essencial que ele aprenda a se relacionar com as pessoas. Por isso, viver com um cachorro dentro de casa é a melhor opção.

Além disso, dentro de casa, o cachorro ganhará em qualidade de vida:

  • Tocá-lo e acariciá-lo regularmente vai detectar mais cedo o aparecimento de uma possível doença, tumor ou mal-estar interno.
  • Será menos propenso ao aparecimento de calos nos seus cotovelos.
  • Também terá menos probabilidade de sofrer de infestação por parasitas.
  • A sua pelagem será mais limpa.
  • Não sofrerá as consequências de mau tempo: chuva, ventos, baixas temperaturas...

Em casa estaremos atentos aos gostos, hábitos e personalidade do pet. Estaremos ajudando-o no seu desenvolvimento de um ponto de vista próximo e familiar, algo que todos os cachorros deveriam ser capazes de desfrutar.

Manter o cachorro dentro de casa, independentemente de termos ou não um quintal, é a opção que todo tutor deveria escolher se ama o seu animal de estimação. Educação, paciência e afeto são a chave que nos permitirá desfrutar de um cachorro limpo, cuidadoso e calmo dentro de casa, mas ativo, entusiasmado e feliz quando saia para passear.

Agora que você já sabe que viver com o cachorro dentro de casa é a melhor opção para ele e para você também, não perca outros artigos que temos que podem te ajudar tanto na adoção de um pet como em seus cuidados dentro de casa ou apartamento:

  • Preparando a casa para a chegada do cachorro
  • 5 jogos para brincar com seu cachorro em casa
  • Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa
  • Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro dentro de casa ou fora?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.