Problemas de alimentação

Cachorro com muita fome - Causas e Soluções

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. Atualizado: 31 maio 2023
Cachorro com muita fome - Causas e Soluções
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seu cachorro está sempre com fome? Um dos problemas que as pessoas que convivem com cães costumam comentar com seus veterinários é o apetite insaciável deles. Pode ser um pouco angustiante para o tutor ver o cachorro desesperado para comer e comendo ansiosamente sem desfrutar da comida.

É importante conhecer as razões de um cachorro com muita fome para poder compreender essa condição e tentar encontrar uma solução. Se o seu cão tem esse problema, apresenta ansiedade por comida e você gostaria de ajudá-lo, leia este artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cachorro comendo terra: causas e soluções

Índice

  1. Hábitos alimentares em cães
  2. Leptina: o que é e como afeta o apetite do nosso cão?
  3. Polifagia
  4. Como saber se o cão está passando fome?
  5. Cachorro com muita fome pode ser verme?
  6. Como ajudar um cachorro desesperado para comer?

Hábitos alimentares em cães

Os cães, na natureza, têm uma alimentação muito variada. De acordo com alguns estudos realizados através da coleta de fezes de cães selvagens, esses animais, quando vivem livres, se alimentam principalmente de resíduos humanos, seguidos por mamíferos médios e pequenos, como gatos e roedores, insetos e, em menor proporção, vegetais.

O cão doméstico, quando vive no lar humano, é geralmente alimentado com uma ração completa que atende a todas as necessidades nutricionais do animal. No entanto, comer sempre o mesmo pode ser entediante.

Cachorro com muita fome - Causas e Soluções - Hábitos alimentares em cães

Leptina: o que é e como afeta o apetite do nosso cão?

A leptina é um hormônio presente em muitos grupos de animais, incluindo seres humanos e cães. Este hormônio é responsável por inibir o apetite, sendo liberado principalmente pelos adipócitos (células que formam o tecido adiposo), mas também pelo hipotálamo, ovários e placenta.

Em um animal saudável com peso correto, quando tem reservas de gordura suficientes, os adipócitos começam a liberar leptina, que viaja pelo sangue até o cérebro, avisando que o corpo já tem energia suficiente acumulada, podendo, assim, parar de comer.

O problema surge quando o animal está com excesso de peso. Embora libere muita leptina, o corpo se torna resistente e não entende que já tem energia suficiente. Algo semelhante ocorre quando o cão sofre de diabetes mellitus. Portanto, um cachorro com fome excessiva normalmente é aquele com excesso de peso.

Polifagia

Um cachorro ansioso por comida ou qualquer outro objeto é algo muito sério. As obsessões em cães devem ser tratadas por um profissional, pois geralmente derivam de problemas subjacentes, como estresse, tédio, condicionamento inadequado ou doenças.

Um cachorro com fome constante e que come sem parar pode sofrer do que é conhecido como polifagia. A polifagia geralmente aparece com outros sintomas, como obesidade, ganho ou perda de peso, polidipsia (aumento da ingestão de água), poliúria (aumento da micção) e incapacidade de absorver corretamente nutrientes.

A polifagia pode aparecer no processo de envelhecimento do cão, seja porque ele começa a não absorver certos nutrientes ou porque está tomando algum medicamento que a causa. Por outro lado, um dos sintomas da diabete também é o aumento da ingestão de alimentos. Tumores ou processos inflamatórios gastrointestinais também causam polifagia.

Cachorro com muita fome - Causas e Soluções - Polifagia

Como saber se o cão está passando fome?

A primeira razão que nos leva a pensar que nosso cachorro está com fome é quando ele começa a comer em excesso ou está sempre pedindo mais comida, visitando constantemente sua tigela e a lambendo, mesmo que não haja nada lá.

A evidência irrefutável de que nosso cachorro está passando fome é a perda de peso. Em um cachorro obeso, essa perda é normal, intencional e necessária, mas sempre deve ser feita sob estrito controle veterinário. Se seu cachorro não precisa perder peso e, mesmo assim, está perdendo, é hora de fazer uma visita ao veterinário para que ele possa fazer uma avaliação completa, incluindo exames de sangue, urina e talvez algum exame hormonal.

Cachorro com muita fome pode ser verme?

É comum que tutores se perguntem se um cachorro com muita fome pode estar sofrendo de uma infestação de vermes. Embora a fome excessiva possa ser um sintoma de vermes intestinais, é importante destacar que outros fatores também podem contribuir para esse comportamento. Por isso, se o seu cachorro está mostrando um aumento significativo no apetite, é essencial consultar um veterinário para um diagnóstico adequado.

A infestação por vermes pode interferir na saúde geral do seu cachorro, causando sintomas como perda de peso, fraqueza e até mesmo uma aparência geral de má condição física. No entanto, é importante observar que nem todos os cães infestados por vermes apresentam um aumento no apetite.

Como ajudar um cachorro desesperado para comer?

Uma vez que um veterinário tenha determinado a causa da polifagia, se a razão for um problema gastrointestinal, pode ser necessário mudar a alimentação ou o consumo de algum medicamento. Se for devido à diabete, será necessário usar medicação.

Se o cachorro estiver com muita fome devido a razões comportamentais, medidas devem ser tomadas para ajudar o cão a mudar seu comportamento. Mudar gradualmente a ração para outra com maior teor de fibras pode ser uma opção ou a mudança para uma dieta mais saciante, como a dieta BARF para cães, sempre sob supervisão veterinária.

Também podemos racionar a comida em quantidades menores várias vezes ao dia, e não grandes quantidades uma ou duas vezes ao dia. É muito importante que o cão tenha uma rotina diária de alimentação. Muitos estudos revelaram que se um animal sabe quando vai comer e suas expectativas serão atingidas, os níveis de estresse diminuem enormemente.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer com o cachorro com muita fome, não perca este artigo no qual explicamos por que um cachorro come fezes.

Cachorro com muita fome - Causas e Soluções - Como ajudar um cachorro desesperado para comer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com muita fome - Causas e Soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro com muita fome - Causas e Soluções