Medicamentos

Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 17 maio 2023
Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ainda sem uma rotina de prevenção e cuidados com os dentes, os cães sofrem com problemas bucais, como infecções na gengiva, fratura de dentes, placas bacterianas e cáries. Os tutores não costumam escovar os dentes dos peludos diariamente, ficando restos de comida, que podem sofrer ação de bactérias da própria boca, inflamando a gengiva e prejudicando o periodonto (ligamento do dente).

Alguns animais chegam a emagrecer devido a problemas dentários, pois sentem muita dor ao mastigar o alimento. Além disso, é comum a reclamação dos tutores sobre o mau hálito canino. Sintomas como dentes escurecidos, gengiva com sangramentos, halitose e perda de dentes são indicativos de que algo não está bem na boca do pet. Como ninguém gosta de ver um amigo com dor, a consulta a um médico veterinário é de especial importância. Neste artigo, detalharemos vários tópicos sobre o cachorro com dor de dente: como identificar e tratar? Descubra também como prevenir problemas bucais em cachorros. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Qual remedio pode dar para cachorro com dor?

Índice

  1. Cachorro tem dor de dente?
  2. Como saber se o cachorro está com dor de dente? - Principais sintomas
  3. O que dar para um cachorro com dor de dente?
  4. Qual o tratamento para dor de dente em cachorro?
  5. Pode dar dipirona para cachorro com dor de dente?
  6. Existem remédios caseiros para dor de dente em cachorro?

Cachorro tem dor de dente?

O periodonto é um conjunto de tecidos que desempenham a função de sustentação e proteção de um dente na cavidade oral, sendo composto pela gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. Além do suporte e proteção física do dente, estes tecidos exercem uma importante função na resposta inflamatória e imune do animal. A inflamação do periodonto causa muita dor e desconforto ao animal.

A gengiva forma um revestimento em torno de cada dente e divide-se em: gengiva livre, que se adapta perfeitamente a superfície do dente, e gengiva inserida, firmemente aderida ao periósteo subjacente ao osso alveolar. Bactérias que se acumulam em restos alimentares causam uma inflamação na gengiva, que pode sangrar facilmente ao ser manipulada. A gengivite é um sintoma reversível se o agente irritante (placa bacteriana) for removido, não ocorrendo perda do ligamento periodontal.

Como saber se o cachorro está com dor de dente? - Principais sintomas

Vários sintomas são indicativos de que o cachorro está com dor de dente:

  • Edema e inflamação da gengiva
  • Acúmulo de sujeiras ao redor dos dentes
  • Formação de placa bacteriana
  • Deposição de cálculo
  • Presença de secreção purulenta
  • Mau hálito
  • Sangramento gengival
  • Dentes amolecidos
  • Perda dentária.

A halitose é causada pela putrefação dos tecidos e fermentação bacteriana no sulco ou bolsa periodontal.

Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar? - Como saber se o cachorro está com dor de dente? - Principais sintomas

O que dar para um cachorro com dor de dente?

Caso você desconfie que seu cachorro está com dor de dente, o procedimento correto é levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação. Várias doenças podem ter sintomas parecidos, não sendo adequado medicar o animal com, por exemplo, remédio para dente inflamado, sem descobrir a causa certa da dor. Alguns problemas exigirão tratamento com o uso de antibióticos sistêmicos, anti-inflamatórios e até mesmo extração de dentes.

Neste outro artigo falamos sobre a troca de dentes em cachorros.

Qual o tratamento para dor de dente em cachorro?

O tratamento da doença periodontal é complexo e consiste em um conjunto de procedimentos, sendo seu principal objetivo a eliminação da causa principal: a placa bacteriana. A terapia consiste em impedir a progressão da doença, sendo isso possível através do adequado controle da placa bacteriana. A maioria dos animais precisará passar por procedimento cirúrgico, sendo necessário acompanhamento do médico veterinário. Animais idosos, portadores de doenças sistêmicas ou com imunodeficiência deverão tomar antibióticos antes da cirurgia, para evitar que bactérias da boca migrem para a corrente sanguínea e atinjam outros órgãos.

A administração de remédios para dor devem ter orientação do médico veterinário, pois a maioria dos anti-inflamatórios e analgésicos de uso humano podem causar reações adversas nos animais. Não tente medicar seu amigo sozinho, isso pode agravar o quadro dele e causar mais problemas.

Pode dar dipirona para cachorro com dor de dente?

O uso da dipirona para diminuir a dor de dente do cachorro não resolverá o problema em definitivo. A causa da dor deve ser descoberta e tratada da forma correta. Se o cachorro estiver com um dente fraturado, com exposição da polpa, por exemplo, não adiantará dar uma analgésico sem resolver o problema do dente. O uso de analgésicos sem orientação pode mascarar o problema, que só será tratado quando estiver mais grave, podendo resultar em perda do dente afetado.

Existem remédios caseiros para dor de dente em cachorro?

Não existem remédios caseiros para dor de dente em cachorro. O que deve ser feito é a avaliação pelo médico veterinário para que o dente seja tratado da forma correta. A prevenção é muito importante e pode ser realizada pelo tutor, que deve escovar os dentes do seu pet pelo menos uma vez ao dia. A escovação é o método mais eficaz de interromper a formação da placa bacteriana. Essa técnica deve ser iniciada o mais cedo possível na vida do animal, mas seu sucesso dependerá da cooperação do pet, da persistência do tutor e de sua habilidade.

  • Para uma prevenção mais eficiente, a escovação deverá ser realizada com uma escova macia ou do tipo dedeira.
  • Deve-se usar pasta de dentes específica para cães e antissépticos orais.
  • Pastas dentais de uso humano não são indicadas devido à grande quantidade de flúor, que pode intoxicar o cão, pois ele vai ingerir o creme dental durante a escovação, não conseguindo eliminá-lo com bochechos, como as pessoas.

A alimentação é um tópico muito importante na saúde dos dentes dos animais. Características físicas do alimento, como textura, tamanho e forma têm papel importante na saúde bucal dos cães, o que ajuda a evitar que o cachorro tenha dor de dente.

  • O alimento macio favorece o desenvolvimento de placas e gengivite, sendo ideal o fornecimento de alimentos secos.
  • Produtos para cães que estimulam a mastigação apresentam efeitos benéficos na diminuição do acúmulo de placas, estimulando a produção de saliva.

Agora que você já sabe que os cachorros têm dor de dente e conheceu seus principais sintomas, talvez possa se interessar por este outro artigo sobre os alimentos para cães sem dentes.

Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar? - Existem remédios caseiros para dor de dente em cachorro?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Baia, J.D., Lemos, R.S, Moreira, A.B., Gioso, M.A. Doença periodontal em cães: Revisão de Literatura. Scientific Eletronic Archives, 2017, vol.10(5). Disponível em https://sea.ufr.edu.br/SEA/article/download/320/pdf/1864. Acesso em 01/03/2023.
  • Santos, N.S., Carlos, R.S.A., Albuquerque, G.R. Doença periodontal em cães e gatos – revisão de literatura. MedVep – Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais e Animais de Estimação, 2012, v.10(32). Disponível em https://medvep.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Doen%C3%A7a-periodontal-em-c%C3%A3es-e-gatos-revis%C3%A3o-de-literatura.pdf. Acesso em 01/03/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com dor de dente - Como identificar e tratar?