Curiosidades do mundo animal

As 10 raças de gatos mais populares do mundo

Katja Polisseni
Por Katja Polisseni. Atualizado: 23 abril 2018
As 10 raças de gatos mais populares do mundo
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Sabemos que adotar um gato, independentemente de sua raça, cor, sexo ou idade é um ato de puro amor que nos brinda com a oportunidade de conviver com um felino repleto de habilidades e encantos. Quantas vezes somos surpreendidos e aprendemos com as atitudes e capacidades de nossos bichinhos de estimação? No entanto, algumas raças de felinos têm mais sucesso em conquistar milhões de pessoas de diferentes culturas que outras raça, seja por sua beleza física privilegiada, por sua personalidade ou notável inteligência e amabilidade. Por essa razão, em Perito Animal te convidamos a conhecer as 10 raças de gatos mais populares do mundo e a conhecer um pouco mais esses apreciados felinos.

Também lhe pode interessar: As galinhas ornamentais mais populares

Índice

  1. Gato persa: um conquistador por excelência
  2. Siamês: o mais carinhoso de todos
  3. Gato azul russo: pura elegância
  4. Bobtail americano: sempre pronto para a brincadeira
  5. Somali: enigmático e distinto
  6. Siberiano: o olhar mais selvagem e cativante
  7. Ragdoll: o doce boneco de trapos
  8. Maine coon: um gigante charmoso
  9. Manx: o adorável sem cauda
  10. Burmês: um felino muito sociável
Ver mais >>

1. Gato persa: um conquistador por excelência

É provável que você tenha ou conheça alguém que possua ou simplesmente ame a estes charmosos felinos. Os gatos persas parecem ter nascido para o êxito. Não apenas devido a sua aparência doce e um pouco bonachona, mas também por sua personalidade nobre, e ao mesmo tempo amável e carinhoso. De fato, os persas são tão queridos em todo o mundo que, desde que começaram a ser registrados pela CFA (Cat Fanciers Association), em 1871, ocupam o primeiro lugar entre as raças de gatos mais populares do mundo. Um conquistador inegável!

Embora seu pelo seja realmente precioso, devemos ter em conta que os cuidados de um gato persa como animal de estimação necessariamente deve incluir escovações diárias para preservar sua boa saúde e evitar a formação de nós em sua bela pelagem.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 1. Gato persa: um conquistador por excelência

2. Siamês: o mais carinhoso de todos

Impossível falar de gatos siameses sem lembrar daqueles olhos com belíssimas tonalidades de verde e azul, que combinam perfeitamente com os seus traços elegantes. Você não concorda? Os siameses são tão especiais que seus tutores afirmam que miam de uma forma única, como se conversassem com seus humanos favoritos.

Há muitos possíveis motivos que justificam o êxito dos siameses como animais de companhia, mas certamente sua personalidade merece o maior destaque. São gatos muito carinhosos e leiais, capazes de trasmitir um enorme afeto aos membros de sua família. Além disso, o pelo curto também é um atrativo desta raça, já que requer cuidados simples para serem mantidos limpos, belos e saudáveis.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 2. Siamês: o mais carinhoso de todos

3. Gato azul russo: pura elegância

É muito fácil reconhecer um gato Azul Russo: trata-se de uma raça média, de porte elegante e estilizado com uma pelagem curta e tonalidades cinzas ou prata que, às vezes, pode mostrar uma sombra azulada e grandes orelhas. Esta raça de felino ficou popular em razão de sua aparência peculiar e também por sua personalidade carinhosa e muito brincalhona. Além disso, solta menos pelo e requer cuidados simples com sua escovação, o que facilita a manutenção de sua pelagem. Atualmente é muito comum encontrar um Azul Russo entre os animais de estimação preferidos de famílias com crianças.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 3. Gato azul russo: pura elegância

4. Bobtail americano: sempre pronto para a brincadeira

A aparência de um gato da raça Bobtail americano geralmente é muito amável e atrativa, estando também entre as raças de gatos mais populares do mundo. A raça se caracteriza por ter estatura média mas robusta, com uma postura notavelmente retangular e patas traseiras maiores que as dianteiras. Além disso, possui uma cauda pequena, tanto em relação ao seu próprio corpo como em comparação a outras raças de gatos.

No entanto, sua popularidade não se deve ao charme de seu corpo, mas à sua personalidade ativa, inteligente e sociável. Um excelente animal de companhia para quem desfruta com as brincadeiras e longos períodos de diversões com seu companheiro fiel.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 4. Bobtail americano: sempre pronto para a brincadeira

5. Somali: enigmático e distinto

Um gato Somali geralmente é muito interessante e algo enigmático, graças a sua aparência um pouco selvagem resultante de sua pelagem e de seus traços. No entanto são felinos domésticos com grande capacidade de adaptação à vida familiar e caseira. Possuem personalidade ativa, aprendem facilmente e têm muita predisposição para serem adestrados.

O somali não apenas provém do gato abissínio, mas também é muito parecido a um animal desta antiga raça de felinos. De fato, a única diferença realmente perceptível entre os dois felinos é a longitude de sua pelagem: enquanto que o somali possui uma pelagem média, que necessita escovação diária, o abissínio tem pelo curto e fácil de manter.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 5. Somali: enigmático e distinto

6. Siberiano: o olhar mais selvagem e cativante

Nas últimas décadas, as raças originárias da Russia e da Sibéria se expandiram significativamente e ganharam enorme popularidade em todo o mundo. Se entre os cães, o husky siberiano e o samoieda se tornaram animais queridos, no que toca aos gatos, a raça siberiana conquistou a muitos apaixonados por gatos, tornando-se outra das raças de gatos mais populares do mundo.

Assim como os seus compatriotas caninos, o gato siberiano conserva uma aparência algo selvagem, é muito resistente e ostenta uma abundante pelagem que lhe permitiu sobreviver ao frio extremo de sua terra natal. Antes de os escolhermos como animal de estimação, temos que ter claro que trata-se de uma raça de gato grande, a qual requer atenção especial tanto na escovação de sua pelagem como em sua socialização precoce.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 6. Siberiano: o olhar mais selvagem e cativante

7. Ragdoll: o doce boneco de trapos

Ragdoll pode ser traduzido ao português literalmente como "boneca de pano". Mas longe de se parecer a um brinquedo antigo, estes gatos desfilam traços elegantes, que são complementados por uma personalidade dócil e muito equilibrada. Seguramente, graças a isso, los ragdoll estão entre as raças de gatos gigantes mais populares de todo o mundo.

Suas origens, conforme os especialistas em genética felina, resultam de diversos cruzamento entre outras raças mais antigas, como o persa e o siamês. Uma das características particulares desta raça é que sua infância geralmente é longa, pode demorar até 3 anos para alcançar a idade adulta e completar o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 7. Ragdoll: o doce boneco de trapos

8. Maine coon: um gigante charmoso

Esses felinos ganharam muita popularidade nos últimos anos graças ao seu enorme tamanho e notável robustez. Um Maine coon macho adulto pode chegar a pesar mais de 10 quilos e medir ate 70 cm de largura. Mas este corpo gigante revela um gato muito carinhoso, que se dá bem com a água e demonstra grande sociabilidade. Ou seja, um bichinho de estimação excelente para uma família com crianças ou para um lar com outros gatos.

Além disso, essa raça tem algumas curiosidades relativas às suas origens, começando pelo seu nome. A primeira parte é derivada do Estado de Maine, nos Estados Unidos, de onde é originária, mas o “Coon” é uma abreviatura de “racoon”, que significa literalmente “guaxinim”. Tudo isso é explicado por uma lenda que diz que os Maine coon são um híbrido entre um guaxinim e um gato selvagem. Curioso, não é mesmo?

E não podemos esquecer de uma particularidade muito interessante desta raça: Os Maine são capazes de miar em diversos tons. Como se não bastasse nos conquistar por sua beleza e por sua personalidade, estes charmosos gigantes também podem "cantar para você". Como resistir?

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 8. Maine coon: um gigante charmoso

9. Manx: o adorável sem cauda

Essa raça originária da ilha de Man (uma das ilhas Britânicas), se diferencia das demais raças felinas por ter sofrido uma mutação natural na sua coluna vertebral. Os gatos maneses, também conhecidos como gatos manx, não têm calda, embora alguns exemplares possam contar com um toco minúsculo na região da calda. Além dessa particularidade, trata-se de uma raça amável e leal, de porte médio e pelagem média.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 9. Manx: o adorável sem cauda

10. Burmês: um felino muito sociável

Apesar de ser originária de Tailândia, esta raça se divide em 2 grupos na atualidade: O birmano (ou burmês) inglês e o americano. São donos de uma comprida e sedosa pelagem, que costuma ser muito fácil de mater em comparação com os demais gatos de pelagem abundantes, um dos motivos que os levou a fechar a lista de raças de gatos mais populares do mundo.

Ficou muito popular graças a seu caráter "canino": são gatos sociáveis e extrovertidos, que demonstram muita flexibilidade em seus hábitos cotidianos. E segundo afirmam os tutores de gatos da raça burmês, seus bichanos não apenas respondem por seu nome, mas também os recebem na porta de casa com uma animada recepção.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo - 10. Burmês: um felino muito sociável

Se deseja ler mais artigos parecidos a As 10 raças de gatos mais populares do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fabiana de S. Rocha Lanes
Meu gatinho é filho de gatos de pelo curto, mas ele tem o pelo longo. Meu filho é lindo tem as cores dos pais so que ele é felpudo.
1 de 11
As 10 raças de gatos mais populares do mundo