menu
Partilhar

Animais que andam sobre a água

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 20 dezembro 2021
Animais que andam sobre a água

Você já ouviu falar do lagarto Jesus Cristo? E já se perguntou por que alguns insetos conseguem andar sobre a água? Dentre as características que definem o mundo animal, existem diversos aspectos de grande curiosidade relacionados com a grande quantidade de espécies que compõem a fauna global. Assim, encontramos diferentes comportamentos particulares que, em muitos casos, chegam a ser surpreendentes para nós.

Neste artigo do PeritoAnimal você conhecerá uma dessas particularidades dos animais, que é a possibilidade de alguns de pousar, flutuar, andar ou se mover sobre a água. Continue lendo e aprenda sobre os animais que andam sobre a água e por que eles conseguem fazer isso.

Também lhe pode interessar: Peixes que respiram fora de água

Por que existem animais que andam sobre a água?

Não são poucos os animais conseguem pousar e ficar parados sobre suas patas na superfície da água, mas o mais impressionante é que, além disso, conseguem se mover e em alguns casos até correr sobre ela. Mas, por que existem animais que se movem sobre a água? Quais características apresentam que os permitem executar essa ação? os insetos são leves... mas qual o lagarto que anda sobre a água? Essas são algumas perguntas que muita gente se faz.

À princípio, este fenômeno responde a um fato que a física explica e tem a ver com o que se conhece como «tensão superficial», e é um efeito de resistência que é gerado na superfície da água graças às forças intermoleculares. Desde que essa tensão não seja quebrada, os animais podem se manter sobre a água e se mover através dela, alguns até possuem membros que facilitam ainda mais o pouso sobre o líquido, já que possuem a capacidade de repelir a água, portanto quando o contato é gerado sem romper a tensão da mesma e o indivíduo se mantém flutuando.

Mas nem todos os animais têm a capacidade de manter a tensão superficial da água, já que seus tamanhos e pesos não permitem. No entanto, eles também conseguem se manter e se mover na água, de modo que poderíamos perguntar, como essas espécies conseguem esse comportamento? Nesses casos, entram em ação outras características específicas da espécie. Uma delas é a utilização de algum membro que lhes dá força e propulsão, permitindo que fiquem sobre a água por certo tempo; outra tem a ver com a impermeabilidade da pele e a velocidade com que o animal se move.

Vamos conhecer a seguir alguns exemplos de animais que andam sobre a água.

1. Geckos ou lagartixas

Os geckos, popularmente chamados de lagartixas no Brasil, são répteis que se encontram dentro do grupo dos lagartos e dos quais existem várias espécies que habitam comumente nossos lares. Entre suas características encontramos a possibilidade de deslocar por diversas superfícies, subir por paredes e até ficarem fixadas no teto graças às almofadas de suas patas. Mas alguns membros deste grupo, como os do gênero Hemidactylus, além disso, têm a possibilidade de correr sobre a água, o que, segundo estudos [1],realizam por várias razões:

  • Por um lado, a tensão superficial da água entra em jogo, embora estes animais possam rompê-la.
  • Por outro, sua pele hidrofóbica (impermeável) e isto, sem dúvida, também intervém no processo. No entanto, a velocidade com que correm apoiados em seus quatro membros, realizando movimentos que mantêm a cabeça e o corpo sobre a água e ter a cauda parcialmente submersa, são fundamentais para este tipo de movimento sobre a água.

A seguir falaremos sobre especificamente sobre o lagarto que anda sobre a água mais popular por sua incrível habilidade, o lagarto Jesus Cristo.

Animais que andam sobre a água - 1. Geckos ou lagartixas

2. Lagarto Jesus cristo

O lagarto Jesus Cristo (B. basiliscus), do gênero Basiliscus, é nativo de vários países da América. Além de ser um lagarto que anda sobre a água, esse animal também tem a habilidade de correr sobre a água, mas, ao contrário dos geckos, o fazem utilizando seus dois membros traseiros, ou seja, são animais que correm sobre a água com uma postura atipicamente bípede. Conheça mais sobre as características dos animais bípedes neste outro artigo.

A incrível habilidade do lagarto Jesus Cristo

Seu nome comum provém precisamente dessa capacidade de se mover sobre a água. Tal capacidade é possível graças ao fato de as patas traseiras possuírem lóbulos que funcionam como uma espécie de nadadeiras, o que lhes permite se apoiar sobre a água e gerar certa velocidade para se mover sobre ela. Porém, eles não podem fazer isso por um tempo indeterminado. Na verdade, os indivíduos menores são os que conseguem executar a ação por mais tempo e percorrer a água até cerca de 20 metros, enquanto os maiores e mais pesados percorrem pouquíssima distância e depois afundam, tendo que nadar em seguida. Estes animais precisam correr em alta velocidade para executar essa façanha.

Este lagarto que anda sobre a água compartilha essa característica com os demais lagartos do gênero Basiliscus, ou seja, eles são capazes de correr sobre a água sem afundar principalmente quando se sentem ameaçados por algum predador e, desta maneira, podem fugir.

Abaixo, confira uma bela imagem do lagarto Jesus Cristo correndo sobre a água colocando, assim, seu mecanismo de defesa em ação.

Animais que andam sobre a água - 2. Lagarto Jesus cristo
Imagem: amazing.zone

3. Mosquitos

Outros dos típicos animais que pousam sobre a água são os mosquitos, fato que também é vital para a postura dos seus ovos no meio. Um estudo [2] revelou que as patas desses animais são hidrofóbicas e que o tarso é flexível, o que permite posicionar essa parte da pata de maneira horizontal sobre a água. Ao fazer isso, uma força é gerada para cima que é 20 vezes maior que o próprio peso do animal. A soma desses dois aspectos lhe dá flutuabilidade.

Animais que andam sobre a água - 3. Mosquitos

4. Inseto alfaiate

O inseto alfaiate (Gerris lacustris) é uma espécie da ordem Hemiptera que vive na Europa e também é outro animal que caminha sobre a água. O patinador de lagoa, como também é chamado, possui as pontas de suas patas de constituição hidrofóbica, ou seja, que repelem a água, o que facilita que a tensão superficial do líquida não seja rompida e o inseto se mova com uma facilidade incrível. Um fato curioso sobre este inseto é que, quando está sobre a água, é capaz de sentir as vibrações de algum outro animal que caia por perto, o que permitirá se alimentar dele furtivamente, já que é um predador.

Animais que andam sobre a água - 4. Inseto alfaiate

5. Aranha-de-jangada

Outro inseto que é capaz de andar sobre a água é este aracnídeo conhecido como aranha-de-jangada (Dolomedes fimbriatus). Ele possui uma ampla distribuição pela Europa e regiões da Ásia. Vive perto de áreas aquáticas, nas quais pode entrar caminhando para caçar graças ao fato de que ele não rompe a tensão superficial da água. É um predador ativo que se alimenta de outros tipos de animais que não têm ossos (invertebrado) e até de alguns vertebrados, como rãs e peixes, que captura dentro da água.

Animais que andam sobre a água - 5. Aranha-de-jangada

6. Golfinhos

Embora aparentemente não seja um comportamento que fazem normalmente em seu habitat natural, e respondem ao treinamento quando infelizmente estão em cativeiro, alguns golfinhos conseguem sair quase completamente da água e se sustentar apenas sobre sua barbatana caudal para em seguida realizar fortes e rápidos movimentos que fazem parecer como se caminhassem sobre a água.

Lembre-se que esses e todos os animais que permanecem em zoológicos e parques de diversão deveriam estar desfrutando de uma vida em liberdade, em seu habitat natural. Muitos deles sofrem graves problemas de saúde devido ao cativeiro, principalmente pelo pouco espaço que dispõem. Portanto, encorajamos você a refletir antes de ir a um desses lugares.

Se você gosta desses animais e quer descobrir mais sobre eles, recomendamos que você continue se informando e descubra 10 curiosidades sobre os golfinhos neste outro artigo.

Agora que você já conheceu alguns dos animais que andam sobre as águas, como o lagarto Jesus Cristo, os geckos e as aranhas-de-jangada, não perca este outro artigo em que te contamos quais são os animais sagrados em diferentes países e religiões.

Animais que andam sobre a água - 6. Golfinhos
Imagem: WDCS Barbara Saberton

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que andam sobre a água, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Nirody, A., Jinn, J., Libby, T., Jusufi, A., Hu, D. y Full, R. (2018). Geckos Race Across the Water’s Surface Using Multiple Mechanisms. Disponível em: <https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(18)31469-6#>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
  2. ABC Ciencia (2015). ¿Cómo pueden algunos insectos caminar sobre el agua? Disponível em: <https://www.abc.es/ciencia/20150304/abci-como-pueden-mosquitos-caminar-201503031705.html?ref=https%3A%2F%2Fwww.google.co.ve%2F>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
Bibliografia
  • Wethington, A. (2014). Basiliscus basiliscus. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Basiliscus_basiliscus/>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
  • Vista al mar (2017). Delfines salvajes “caminan” sobre el agua por primera vez en años. Disponível em: <https://www.vistaalmar.es/especies-marinas/ballenas/6611-delfines-salvajes-caminan-sobre-agua-primera-vez-anos.html>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Animais que andam sobre a água
Imagem: amazing.zone
Imagem: WDCS Barbara Saberton
1 de 7
Animais que andam sobre a água

Voltar ao topo da página