Curiosidades do mundo animal

Peixes que respiram fora de água

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 2 março 2017
Peixes que respiram fora de água

Se falarmos de peixes todo o mundo pensa em animais co branquias e vivendo em uma grande quantidade de água, mas, sabia que existem algumas espécies que pode respirar fora de água? Quer seja durante horas, dias ou de forma indefinida, existem peixes que têm órgãos que lhes permitem sobreviver em ambientes não aquáticos.

A natureza é fascinante e conseguir que alguns peixes modificassem o seu corpo para poderem deslocar-se e respirar em terra. Continue lendo e descubra junto com o PeritoAnimal alguns peixes que respiram fora de água.

Índice

  1. Periophthalmus
  2. Perca trepadora
  3. Peixe-cabeça-de-cobra
  4. Bichir-de-senegal

Periophthalmus

O periophthalmus é um dos peixes que respiram fora de água. Vive em regiões tropicais e sub-tropicais, incluindo toda a região do Indo-Pacífico e do Atlântico africano. Só podem respirar fora de água se permanecerem em condições de muita umidade, por isso estão sempre em áreas lamacentas.

Além de ter branquias para respirar na água, tem um sistema de respiração através da pele, mucosas e a faringe que lhes permite respirar também fora dela. Também têm umas câmaras branquiais que acumulam oxigênio e ajudam a sua respiração em espaços não aquáticos.

Peixes que respiram fora de água - Periophthalmus

Perca trepadora

Trata-se de um peixe de água doce originário da Ásia que pode chegar a medir até 25 cm de comprimento, mas o que a torna tão especial é que pode sobreviver fora da água até seis dias sempre que estiver úmida. Durante as épocas do ano mais secas, escavam nos leitos secos dos riachos para procurar umidade e poderem sobreviver. Estes peixes podem respirar fora de água graças ao chamado órgão labirinto que têm no crânio.

Quando os riachos em que habitam secam, têm que procurar um novo lugar para viver e para isso deslocam-se inclusivamente por terra seca. Têm o ventre um pouco achatado, por isso podem apoiar-se no solo quando saem dos charcos onde vivem e "andam" pela terra impulsionando-se com as suas barbatanas para procurar outro lugar onde possam viver.

Peixes que respiram fora de água - Perca trepadora

Peixe-cabeça-de-cobra

Este peixe cujo nome científico é Chana Argus, provém da China, Rússia e Coreia. Tem um órgão suprabranquial e uma aorta ventral bifurcada que lhe permite respirar tanto de forma aérea como aquática. Graças a isto pode sobreviver vários dias fora de água em lugares úmidos. Recebe o nome de cabeça de cobra pela forma da sua cabeça que é um pouco achatada.

Peixes que respiram fora de água - Peixe-cabeça-de-cobra

Bichir-de-senegal

O polypterus senegalus, bichir-de-Senegal ou pez dragão africano é outro dos peixes que pode respirar fora de água. Podem chegar a medir até 35 cm e podem movimentar-se no exterior graças às suas barbatanas peitorais. Estes peixes respiram fora de água graças a uns pulmões primitivos no lugar de uma bexiga natatória, o que faz com que, caso se mantenham úmidos, podem viver em meios não aquáticos indefinidamente.

Peixes que respiram fora de água - Bichir-de-senegal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Peixes que respiram fora de água, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Bichir de senagal
Eu tenho esse peixe. Ele pula do aquário e tenta pular em cima das coisas .
1 de 5
Peixes que respiram fora de água