Curiosidades do mundo animal

10 curiosidades sobre os golfinhos

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 19 julho 2016
10 curiosidades sobre os golfinhos

Os golfinhos são das criaturas do reino animal mais populares, carismáticas e inteligentes que existe. Com aquela expressão que parece que estão sempre sorrindo, são um símbolo de alegria e liberdade. Os golfinhos inspiram coisas positivas, como não lembrar o famoso Flipper, um golfinho que parecia ser muito feliz.

Os golfinhos são uma das maiores espécies do mundo. Existem mais de 30 espécies de golfinhos navegando pelos oceanos e rios do planeta. São considerados os cachorros do mar, porque são muito amigáveis e relacionam-se muito bem com os humanos.

Mas tudo isto é apenas a ponta do iceberg, os nossos animais marinhos favoritos são criaturas muito interessantes e complexas. Certamente, existem muitas coias que não sabe sobre eles. Neste artigo do PeritoAnimal revelamos-lhe 10 curiosidades sobre os golfinhos.

Também lhe pode interessar: Golfinhos têm pelo?

Índice

  1. Os golfinhos, um mundo desconhecido
  2. Uma grande família
  3. Golfinho-roaz, um verdadeiro mestre
  4. A extraordinária inteligência dos golfinhos
  5. Curiosidades sobre as mães golfinho
  6. Podem ouvir 10 vezes mais que nós
  7. A origem dos golfinhos
  8. Conhecem o significado da morte
  9. A comunicação dos golfinhos
  10. Sentem o sofrimento dos seus
Ver mais >>

Os golfinhos, um mundo desconhecido

Iniciamos a lista das 10 curiosidades sobre os golfinhos que não conhecia com um dado realmente impressionante: os golfinhos são familiares das baleias, isto inclui as orcas. De fato as baleias são um tipo de golfinho, visto que ambos fazem parte da família dos cetáceos.

10 curiosidades sobre os golfinhos - Os golfinhos, um mundo desconhecido

Uma grande família

São muito sociais entre eles e adoram caçar, brincar e nadar juntos. Grandes grupos de golfinhos pode chegar a ter 1000 exemplares. Imagine estar em um barco e presenciar essa quantidade de golfinhos ao mesmo tempo. Um verdadeiro espetáculo!

Embora o valor anterior possa ser elevado e nos leve a pensar que existe um grande número de golfinhos, o certo é que algumas das suas espécies encontram-se em grave perigo de extinção, como o golfinho cor-de-rosa. Se quer sabe mais sobre os perigos a que se encontra exposto o reino animal, não perca o nosso artigo em que lhe dizemos quais são os 10 animais em perigo de extinção no mundo.

10 curiosidades sobre os golfinhos - Uma grande família

Golfinho-roaz, um verdadeiro mestre

A espécie de golfinhos-roaz são professores natos. Para caçar e cavar no fundo marinho e entre as rochas, não usam a boca ou bico para não se magoarem, em vez disso aprendem entre eles a usar materiais que vão encontrando enquanto nadam.

A extraordinária inteligência dos golfinhos

Outra das curiosidades sobre os golfinho mais chamativa é que se diz que são mais inteligentes e evoluídos que os macacos. O seu cérebro é incrivelmente similar ao cérebro de um ser humano.

Curiosidades sobre as mães golfinho

Dependendo da espécie, o processo de gestação de um golfinho pode durar até 17 meses. As mães golfinho costumam ser muito carinhosas, expressivas e protetoras, e não se separam das suas crias.

10 curiosidades sobre os golfinhos - Curiosidades sobre as mães golfinho

Podem ouvir 10 vezes mais que nós

No que diz respeito aos sentidos, os golfinhos podem ver quase perfeitamente tanto dentro como fora da água, sentem muito bem através do tato, e embora não tenham sentido de olfato, o seu ouvido compensa tudo isso. Estes animais podem ouvir frequências 10 vezes o limite superior dos seres humanos adultos.

A origem dos golfinhos

Os golfinhos percorreram um longo caminho para chegar onde estão. São descendentes de mamíferos terrestres que regressaram às águas há mais de 50 milhões de anos. O interessantes é que outros animais que descenderam dos mesmo mamíferos terrestres evoluíram de forma diferentes, como por exemplos as girafas e o hipopótamo. Todos os animais acabam por ser parentes.

Conhecem o significado da morte

Os golfinhos sentem e sofrem de forma muito semelhante aos seres humanos. Sentem dor e podem chegar a sofre de estresse. Descobriu-se que os golfinhos têm consciência da sua própria mortalidade, ou seja, que sabem que em algum momento vão deixar esta terra, e por isso mesmo, alguns deles preferem tomar as rédias e cometer suicídio. Desta forma, outra das curiosidades sobre os golfinhos mais impactante é que, juntamente com o Homem, são os únicos animais capazes de se suicidarem. As formas mais comuns de suicídio são: chocar com violência contra aluma coisa, deixar de comer e respirar.

10 curiosidades sobre os golfinhos - Conhecem o significado da morte

A comunicação dos golfinhos

Para comunicarem entre si utilizam um método muito desenvolvido e sensível chamado "ecolocalização". Este método funciona para navegar longas distâncias por muito tempo, enviar sinais para encontrar presas, evitar obstáculos e predadores. Como funciona? Consiste na emissão por parte de um golfinho de uma gama de sons em forma de rajadas de impulsos sonoros que ajudam a que outro e outro golfinho possam analisar o meio envolvente à medida que chega o eco do som. O som é captado pelos dentes da mandíbula inferior que absorve as vibrações sonoras.

Sentem o sofrimento dos seus

Para finalizar esta lista das 10 curiosidades sobre os golfinhos, podemos dizer que não só são animais inteligentes, mas também muito sensíveis ao sofrimento de outro golfinho. Se um golfinho está morrendo, outros virão para o socorrer e o apoiar, irão levá-lo entre todos a um ponto acima do nível da água onde possa respirar pelo buraco superior do seu corpo conhecido como "espiráculo".

10 curiosidades sobre os golfinhos - Sentem o sofrimento dos seus

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 curiosidades sobre os golfinhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
10 curiosidades sobre os golfinhos