Partilhar

Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 29 dezembro 2016
Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?

O guepardo ou chita (Acinonyx jubatus) é o animal terrestre mais rápido, quando consideramos a velocidade de ponta.

Alcança os 100-115 km/h e é capaz de os manter durante uma corrida curta, de uns 400 a 500 metros, na qual caça as suas presas. Mas há algo ainda mais importante que a velocidade máxima no caso do guepardo, é a sua aceleração. Como conseguem os guepardos superar os 100 km/h em apenas 3 segundos?

Descubra isto e muito mais neste artigo do PeritoAnimal sobre qual a velocidade que um guepardo pode atingir.

Também lhe pode interessar: Como saber qual a raça do meu gato?

Diferentes dos outros felinos

Quando analisamos as diferenças entre guepardo e leopardo, comprovam-se as suas diferenças morfológicas, compreende-se que a chita está perfeitamente adaptada para a corrida, em solos que poderiam ser escorregadios e que além de contar com um corpo mais aerodinâmico que outros felinos, possui a capacidade de não perder aceleração com as mudanças de direção. Isso acontece devido às suas unhas, não retráteis, muito sólidas e não tão afiadas como no restantes felinos (à exceção de uma garra interna das patas traseiras).

As garras da chita chegam a penetrar no solo durante as mudanças bruscas de direção e, conferem ao guepardo a capacidade de ser também o animal terrestre com maior aceleração e desaceleração.

Com isso, muitas vezes um guepardo não precisa alcançar a sua velocidade máxima para pegar uma presa, pois pode consegui-lo com velocidades de cerca de 60 km/h, tendo em conta que a sua passada é capaz de aumentar a sua velocidade em 10 km/h e que a potência durante a aceleração de um guepardo pode alcançar os 120 watts por kg, o dobro de um galgo. Como curiosidade, o recorde de potência de Usain Bolt está nos 25 watts por kg.

Qual a velocidade que um guepardo pode atingir? - Diferentes dos outros felinos

Surpreendentes até para os zoólogos

A comunidade científica não reparou nos incríveis valores de potência e aceleração do guepardo até ao ano de 2013, apesar das caraterísticas particulares das garras dos guepardos terem sido objeto de estudo nos anos 70.

Estes valores unidos à capacidade de ziguezague acelerando ou desacelerando como lhe convém, mostram que o guepardo é ainda mais surpreendente e inteligente, pois adapta-se às caraterísticas do piso das suas presas tentando gastar o mínimo de energia possível.

É importante referir que o sistema de caça do guepardo requer um grande consumo energético por cada tentativa e que não conta com a potência na hora de abater as suas presas do leão, do tigre ou do leopardo. Deve atacar quando tiver muitas possibilidades de êxito.

Pouco antes deste descobrimento, outra equipa de investigação descobriu que a distribuição dos diferentes tipos de fibras musculares no guepardo difere tanto da dos outros felinos como da distribuição dos canídeos.

Qual a velocidade que um guepardo pode atingir? - Surpreendentes até para os zoólogos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?
1 de 3
Qual a velocidade que um guepardo pode atingir?

Voltar ao topo da página