Partilhar

Curiosidades sobre as girafas

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Curiosidades sobre as girafas

Nunca esquecerei a primeira vez que vi uma girafa. Ali estava ela, comendo os frutos de uma árvore. Era muito elegante, de porte grande com aquele bonito e comprido pescoço que as torna tão especiais. A primeira curiosidade que vamos mencionar é que cada girafa tem um padrão de manchas específico, que não se repete exatamente em nenhum outro exemplar da sua espécie. Faz parte do seu DNA.

As girafas são animais impactantes, parecem ter uma mistura estranha, mas ao mesmo tempo interessante, de camelo com dinossauro diplococus (o de pescoço comprido) e onça-pintada (pelas suas manchas). Têm sempre um aspeto delicado e de fato são conhecidos como animais muito tranquilos e de alimentação herbívora.

Certamente que lhe aconteceu ao ver pela primeira vez uma girafa, e se perguntou sobre muitas coisas a seu respeito. Continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe desvendamos várias curiosidades sobre as girafas.

Também lhe pode interessar: Porque o pescoço da girafa é grande

O comportamento das girafas

As girafas não gostam muito de dormir, são tranquilas mas ativas no que diz respeito ao sono. Por dia, apenas dormem entre 10 minutos a 2 horas, esta quantidade de tempo parece ser suficiente para o seu correto funcionamento. Passam a maior parte da sua vida de pé, fazem praticamente tudo nesta posição, inclusive dormir e dar à luz.

Os seres humanos temos muito que aprender com o comportamento das girafas. Estes animais não só são tranquilos como também são muito pacíficos. São raras as vezes que lutam, inclusivamente nos rituais de acasalamento, que duram no máximo 2 minutos, quando os machos entrelaçam os seus chifres para ganharem a fêmea.

As girafas também não bebem muita água porque a obtêm, indiretamente, das plantas e frutos que comem. Podem beber água apenas uma vez durante vários dias sem que desidratem.

Curiosidades sobre as girafas - O comportamento das girafas

A fisiologia da girafa

Como comentava anteriormente, cada girafa é única. Tem um padrão próprio de manchas que varia em tamanho, forma e até cor. Os machos são mais escuros e as fêmeas mais claras. Isto é positivo para os investigadores porque podem identificar cada exemplar com maior facilidade.

As girafas são os mamíferos mais altos do mundo, inclusivamente as crias recém-nascidas, podem ser mais altas que qualquer ser humano. São autênticos atletas que podem chegar a atingir velocidades de até 20 km/hora, e em apenas uma passada podem avançar até 4 metros.

A sua língua de 50 cm serve como mão, com ele podem pegar, segurar e acessar a tudo. Isto é conhecido como "língua preênsil". O mesmo acontece com a tromba dos elefantes.

Se você já se perguntou porque o pescoço da girafa é grande, veja esse artigo do PeritoAnimal.

Curiosidades sobre as girafas - A fisiologia da girafa

Outras curiosidades da girafa

A maior parte da sua comunicação é não verbal. Isto faz que se pense que as girafas não emitem nenhum som, no entanto, isso faz parte de um falso mito. As girafas fazem ruídos parecidos aos de uma flauta com sopros e sibilos, e emitem outros sons de baixo tom e frequência que vão além do alcance do ouvido humano. Para os especialistas, este aspeto nas girafas, continua sendo um mundo por descobrir.

Em algumas religiões novas como a "Nova Era", considera-se as girafas como um símbolo de flexibilidade e intuição. O seu nome científico "Camelopardalis" quer dizer: o camelo marcado como leopardo, que caminha rapidamente.

Curiosidades sobre as girafas - Outras curiosidades da girafa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre as girafas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Curiosidades sobre as girafas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
junior
e muito bom para estudar
Gisleni Ferraz Cavinato
Gostaria de saber, do que as girafas tem medo?

Curiosidades sobre as girafas
1 de 4
Curiosidades sobre as girafas

Voltar ao topo da página