Curiosidades do mundo animal

Cefalópodes - Características e exemplos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 fevereiro 2023
Cefalópodes - Características e exemplos

O termo "cefalópode" provém das palavras gregas kepbale (cabeça) e pous, podos (pé). São animais exclusivamente aquáticos, que taxonomicamente correspondem à uma classe dentro do filo dos moluscos e, embora através da história evolutiva do grupo, na qual se remonta ao registro fóssil Cambriano, têm sido mais diversos, atualmente somente existe duas subclasses vivas, que são Coleoidea e Nautiloidea, onde se agrupam ao redor de 800 espécies.

Estes animais apresentam uma série de características únicas e diversas, que particularmente fazem certas espécies serem peculiares e curiosas. Te convidamos a seguir lendo este artigo do PeritoAnimal para que você conheças todas as características dos cefalópodes, exemplos concretos e como se classificam.

Índice

  1. O que são os cefalópodes?
  2. Tipos de cefalópodes
  3. Características dos cefalópodes
  4. Habitat dos cefalópodes
  5. Alimentação dos cefalópodes
  6. Reprodução dos cefalópodes
  7. Exemplos de cefalópodes

O que são os cefalópodes?

Os cefalópodes são um tipo de molusco que correspondem aos animais invertebrados, de hábitos exclusivos marinhos, que em geral são conhecidos comumente como polvos, lulas e chocos. Possuem uma longa história evolutiva, com vários grupos com os quais têm parentesco, mas que agora se encontram extintos. Por outro lado, os cefalópodes têm características de anatomia diferentes, particularmente por suas cabeças proeminentes e a presença de braços e/ou tentáculos.

Tipos de cefalópodes

A taxonomia dos cefalópodes é mais ampla porque possuem uma diversidade importante de grupos extintos. No entanto, na atualidade vivem os seguintes:

Subclasse Coleoidea

Esta subclasse agrupa animais nomeados como moluscos de corpo mole ou sem casca, os quais irradiaram nos oceanos fazem milhões de anos. Neste grupo encontramos:

  • Superordem Decabrachia ou decapodiformes: se caracteriza pela presença de dez extremidades, das quais dois são tentáculos compridos e oito braços de tamanho menor.
  • Superordem Octobrachia ou octopodiformes: apresentam oito braços sem tentáculos.

Os decapodiformes incluem os conhecidos como lulas e chocos, enquanto que os octopodiformes incluem polvos e lulas vampiros. Em geral, dentro desta subclasse se reconhecem uns 142 gêneros e 727 espécies.

Subclasse Nautiloidea

Neste caso, atualmente existe somente uma ordem, Nautilida ou nautiloides, com traços anatômicos que diferenciam o grupo, como sua evidente concha externa e a presença de entre 60 e 90 tentáculos sem ventosas, mas com capacidade de segregar uma substância pegajosa útil para a captura de alimento.

Os únicos nautilódes vivos na atualidade são as espécies conhecidas como náutilos e, embora com posições distintas, podem ser considerados dois gêneros e sete subespécies. Isto contrasta enormemente com a diversidade de espécies extintas, nas quais se estimam em um número superior a 2.500, que se caracterizavam por serem fortes predadores na sua época de florescimento.

Cefalópodes - Características e exemplos - Tipos de cefalópodes

Características dos cefalópodes

Agora que conhecemos os tipos de cefalópodes que existem e podemos ter uma ideia de seus principais traços, vamos aprofundar um pouco mais para conhecer mais detalhes das características dos cefalópodes que os distinguem dos demais moluscos:

  • São animais invertebrados.
  • Segundo a espécie, os tamanhos variam desde os 2 ou 3 cm até aproximadamente 15 metros ou mais de comprimento.
  • A concha varia em função da espécie. Assim, pode estar presente de forma modificada, já que, embora seja vista externamente, se divide em câmaras internas; pode ser uma pequena estrutura fechada no manto; pode ter desaparecido a maior parte, deixando somente vestígios; ou estar totalmente ausente. O manto é uma extensão do corpo dos moluscos que se projeta ao exterior em forma de capa. No caso dos cefalópodes é macio e não tem concha, como mencionamos, está encerrada nele.
  • Sua locomoção é através de um sistema de propulsão a jato, graças a expulsar a água do manto de maneira violenta por meio de uma estrutura conhecida como "funil ventral" ou "sifão".
  • O funil ventral é móvel, por isso que podem controlar tanto a velocidade de expulsão da água, e a força do movimento, como a direção a que se dirigem. Todos os cefalópodes têm esse funil, mas a forma varia segundo o grupo. Assim, por exemplo, nas lulas e nos chocos está parcialmente incluído no corpo, enquanto que nos polvos está totalmente incluído.
  • Em geral, são muito bons nadadores.
  • Possuem uma série de apêndices tipicamente musculares que se localizam na cabeça e ao redor da boca.
  • As extremidades, que variam em número segundo o grupo, são úteis para alimentar-se, movimentar-se ou se reproduzir.
  • Embora se possa utilizar indiscrinadamente os termos tentáculos e braços, cientificamente eles podem ser distinguidos, sendo os primeiros mais compridos e úteis para capturar o alimento, enquanto que os segundos são mais curtos e ajudam a manipular a comida. Em alguns casos, estão cobertos de ventosas e variam em número segundo o tipo de cefalópodo.
  • Apresentam uma cabeça bem desenvolvida, com cérebro que é mais complexo de todo o grupo de invertebrados.
  • Uma característica dos moluscos é a presença de uma estrutura musculosa na parte inferior destes animais chamada "pé". No caso dos cefalópodes, este pé está modificado e se encontra fundido com a cabeça. Assim, do pé derivam os tentáculos tão típicos desses animais.
  • Possuem um manto fortemente muscular, no qual rodeia a cavidade visceral e é útil para a contração desta cavidade e a respiração. A cavidade visceral é uma câmara que se forma dentro do manto e onde se resguardam os órgãos vitais.
  • Outra das características dos cefalópodes é que seu manto possui uma cavidade de tipo inalante e o funil tem função exalante.
  • Com exceção dos náutilos, que possuem dois pares, todos os demais cefalópodes possuem um par de ctenídeos sem cílios, que correspondem aos órgãos respiratórios, ou seja, às brânquias. Como curiosidade, este par tem forma de pente.
  • Possuem um pico córneo ao redor da cavidade bucal e dentro dela uma rádula, estrutura usada para a alimentação. Embora em alguns é muito reduzida ou ausente.
  • Contam com dois pares de glândulas salivares, que em certas espécies podem ser venenosas.
  • O sistema digestivo é formado por três estruturas: esôfago, estômago e o ceco.
  • Na maioria dos nautilóideos, a última porção do ceco consta uma estrutura que funciona como glândula produtora de tinta, a qual se expulsa através da cavidade do manto.
  • Com exceção dos náutilos, os cefalópodes se caracterizam pela presença de células conhecidas como "cromatóforos", as quais lhes permitem exibir diversas mudanças de cor e padrão diante de situações de estresse, perigo ou dependendo do ânimo do indivíduo. Este é um traço bastante particular porque em segundos alguns podem modificar completamente sua aparência, já que também podem mudar a textura da pele. Este traço não somente permite a certos indivíduos se camuflar, mas inclusive imitar outras espécies de animais. Conheça outros Animais que se camuflam neste outro artigo.
  • O sistema nervoso está muito bem desenvolvido e é complexo, por isso suas formas de comunicação respondem a estas características.
  • Em alguns tipos de cefalópodes se demonstrou a aquisição de aprendizagem e memória, um traço sumariamente distintivo dentro do grupo dos invertebrados.
  • Embora os náutilos possuam olhos primitivos, o restante possui estruturas oculares bem desenvolvidas, com presença de córnea, cristalino, retina e iris, de forma que formam imagens e podem distinguir cores.
  • Em geral, entre as características dos cefalópodes também podemos dizer que eles possuem uma curta expectativa de vida, a qual compensam com um crescimento rápido.

Habitat dos cefalópodes

Os cefalópodes são animais de habitat exclusivamente aquático e de tipo marinho. Em geral, são pouco tolerantes às baixas concentrações de salinidade. No entanto, existem umas poucas exceções dentro do grupo que podem viver em águas com baixo conteúdo de sal. Dependendo do tipo de cefalópode, se distribuem desde águas superficiais e níveis intermediários até fundos marinhos importantes, como os 5.000 metros de profundidade.

Tem uma ampla distribuição global, posto que estão presentes em praticamente todos os oceanos do mundo. No entanto, podem aumentar em diversidade e em número próximo ao equador e diminuem próximo das áreas polares. Alguns podem ter hábitos de nado livre, enquanto que outros preferem associar-se à áreas rochosas, formações de corais ou inclusive no fundo do mar.

Alimentação dos cefalópodes

Os cefalópodes podem ser caçadores ativos, que perseguem e capturam suas presas com certa facilidade, apoiando-se em suas extremidades e em alguns casos com o uso de substâncias tóxicas e seu bico, que pode perfurar quase qualquer coisa que capture.

Dependendo da espécie, se alimentam de:

  • Plâncton
  • Diferentes tipos de peixes
  • Caramujos
  • Caranguejos
  • Camarões
  • Copépodes
  • Amêijoas
  • Medusas
  • Vermes
  • Carniça

Inclusive se estima que espécies de lulas gigantes podem caçar e se alimentar de mamíferos como baleias. No entanto, como não foram estudados vivos em seus habitats, faltam evidências sobre esse respeito. Também se sabe que são predadores de membros do seu próprio grupo.

Cefalópodes - Características e exemplos - Alimentação dos cefalópodes

Reprodução dos cefalópodes

Os cefalópodes possuem sexos separados e às vezes realizam cortejos antes da reprodução, que podem consistir em movimentos particulares entre o par e inclusive a mudança de coloração, especificamente nos machos, o que se estima que também pode ser usado como advertência para outros machos.

Após o cortejo, se inicia a reprodução, que consiste principalmente no seguinte:

  • Os espermatozoides estão armazenados em um espermatóforo, o qual está em um saco que se abre na cavidade do manto. Este saco é transferido a uma cavidade no manto da fêmea que se localiza perto do oviduto. Para isso, utilizam braços especializados que se conhece como "hectocótilo".
  • Quando os ovos chegam na área do oviduto é quando ocorre a fertilização. Uma vez fertilizados, os ovos são depositados ou aderidos a algum substratos, que podem ser rochas, corais, grupos de plantas ou algas.
  • Os cefalópodes, com exceção das espécies de polvos, não realizam cuidados aos seus ovos. Estes últimos são muito susceptíveis às temperaturas, mas além das condições gerais da água e inclusive a contaminação pode afetar o desenvolvimento embrionário.

Os cefalópodes, por outro lado, não têm desenvolvimento larval livre, ou seja, depois do desenvolvimento embrionário, ocorre a eclosão do ovo, do qual emerge um indivíduo jovem completamente formado. Desde que o embrião começa a se desenvolver já não se diferencia a cabeça do pé, e na borda anterior deste último que se forma os tentáculos ao redor da boca.

Por outro lado, estes animais podem exibir uma série de comportamentos complexos para a reprodução, que como mencionamos não somente incluem cortejos, mas também fortes enfrentamentos entre os machos. Nestes enfrentamentos encontramos o uso de uma técnica de lavagem utilizada pelo segundo macho que tenta eliminar da fêmea o esperma que foi introduzido por um rival. Também se identificaram alguns machos que tentar modificar sua aparência para se mostrar como as fêmeas e evitar serem atacados por machos mais fortes.

Exemplos de cefalópodes

Mencionamos que os cefalópodes são comumente conhecidos como lulas, chocos, polvos e náutilus. No entanto, a seguir listamos alguns exemplos de cefalópodes com nomes de espécies concretas para que você possa conhecer melhor os tipos de cefalópodes:

  • Lula chifre de carneiro (Spirula spirula)
  • Lula-gigante (Architeuthis dux)
  • Lula-de-Humboldt (Dosidicus gigas)
  • Lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis)
  • Lula-rabo-de-peixe (Idiosepius paradoxus)
  • Lula-mansa (Loligo forbesii)
  • Lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni)
  • Lula vaga-lume (Watasenia scintillans)
  • Choco flamboyant (Metasepia pfefferi)
  • Sepia esculenta (Sepia esculenta)
  • Choco tridente (Sepia trygonina)
  • Maior argonauta (Argonauta argo)
  • Polvo-gigante-do-Pacífico (Enteroctopus dofleini)
  • Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena lunulata)
  • Polvo-comum (Octopus vulgaris)
  • Polvo-mímico (Thaumoctopus mimicus)
  • Polvo-de-sete-braços (Haliphron atlanticus)
  • Náutilus-de-câmara-de-Bali (Allonautilus perforatus)
  • Náutilus com crosta (Allonautilus scrobiculatus)
  • Náutilus Palauan (Nautilus belauensis)
  • Náutilo-da-Nova-Caledônia (Nautilus macromphalus)
  • Náutilus de câmara (Nautilus pompilius)

Agora que você conheceu as principais características dos cefalópodes, não perca este outro artigo sobre a reprodução dos moluscos com exemplos.

Cefalópodes - Características e exemplos - Exemplos de cefalópodes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cefalópodes - Características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • ITIS (2022). Cephalopoda. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=82326#null>. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
  • Wheeler, K.; Fautin, D. (2001). Cephalopoda. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Cephalopoda/>. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cefalópodes - Características e exemplos