Problemas de alimentação

Alimentação para cães com dermatite atópica

Alimentação para cães com dermatite atópica
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dermatite atópica canina (DAC) é uma das doenças cutâneas mais comuns em cães, causando neles reações como coceira intensa, feridas como consequência do ato de coçar, erupções ou vermelhidão da pele. Dessa forma, os tutores ou as tutoras de cães atópicos devem proporcionar ao animal um cuidado específico para a pele com o objetivo de aliviar os sintomas produzidos pela patologia e fomentar sua estabilidade emocional, posto que o fato de sentir desconforto constante pode desenvolver no cão um estado de estresse e frustração.

Dentre os cuidados básicos para cães com dermatite, está a modificação da alimentação, pois uma dieta adequada pode favorecer consideravelmente o quadro clínico e melhorar a saúde cutânea. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a alimentação para cães com dermatite atópica e indicaremos o que deve ser levado em consideração.

Também lhe pode interessar: Alimentação para cachorro com diarreia

Índice

  1. Por que a alimentação alivia os sintomas da dermatite atópica?
  2. Alimentação para cães com dermatite atópica
  3. O que um cachorro com dermatite atópica NÃO pode comer?
  4. A mudança de alimentação é suficiente para tratar a dermatite em cães?

Por que a alimentação alivia os sintomas da dermatite atópica?

Por se tratar de uma doença de pele, uma correta alimentação para cães com dermatite atópica pode ajudá-los a reforçar o sistema imunológico e a reparar os danos causados na pele mais rapidamente. Tendo em conta que a DAC produz coceira intensa, vermelhidão da derme, irritação, inflamação e múltiplas feridas como consequências do excesso de coçar, uma alimentação inadequada pode piorar o quadro clínico fazendo com que os tecidos danificados não se reparem corretamente ou potencializando essas reações, além de produzir ressecamento na pele e, inclusive, descamação.

Por todo o exposto, a seguir apresentaremos os critérios para se levar em conta na hora de selecionar a alimentação para um cão com dermatite atópica e o que evitar para não piorar a situação.

Alimentação para cães com dermatite atópica

Modificar a alimentação do cão com dermatite atópica tem como finalidade três objetivos diferentes: ajudar a restaurar os tecidos danificados da pele, reduzir as coceiras e promover o crescimento adequado do pelo. Para isso, é importante revisar a composição da ração e optar por uma alimentação desenvolvida para peles atópicas, oferecida por algumas marcas. Algumas fórmulas ajudam a reduzir a coceira e a restaurar a saúde da pele. Além disso, contam com uma proteína alternativa que reduz o risco de reações alérgicas e oferece um sabor muito bom. Mas, quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite atópica? O que um cachorro com dermatite atópica pode comer? Listamos a seguir.

Ácidos graxos ômega 3 e 6

A deficiência de ácidos graxos ômega 3 e 6 não somente favorece o desenvolvimento da dermatite atópica canina, como também piora o estado da derme do cão e prejudica a saúde de seu pelo. Assim, o consumo dessas substâncias ajuda a aliviar sintomas como a irritação e a coceira, e a reparar as lesões produzidas. Optar por uma alimentação rica em ômega 3 e 6 está mais que recomendado, tanto para cães atópicos como para cães sem essa doença de pele.

Portanto, a alimentação de cães com dermatite atópica deve conter ácido graxo ômega 3 que se encontra, principalmente:

  • Peixes gordos como o salmão ou a truta
  • Azeites e óleos vegetais
  • Verduras de folhas verdes
  • O ômega 6 também pode ser encontrado, principalmente, nos óleos vegetais.

Aloe Vera

Uma das plantas mais populares em todo o mundo por suas propriedades curativas, o aloe vera tem a capacidade de manter equilibrados os níveis de lipídios da epiderme do paciente e, em geral, de conservar a barreira cutânea em perfeitas condições. Dessa forma, beneficia a cicatrização das lesões produzidas pelo ato de coçar e favorece a regeneração adequada da pele.

Por outro lado, o aloe vera é antibacteriano, o que se traduz na prevenção de possíveis infecções tópicas através das feridas. Além disso, possui importantes propriedades hidratantes e anti-inflamatórias, tão relevantes para aliviar a coceira e a irritação associadas a dermatite atópica em cães.

Biotina e colágeno

A biotina, também conhecida como vitamina B8, B7 ou vitamina H, é um tipo de vitamina fundamental no processo de criação de hemoglobina, regeneração das células dos tecidos da pele, pelo e unhas, e metabolização dos carboidratos, gorduras e aminoácidos. Por tudo isso, não é de se estranhar que uma alimentação adequada para cães com dermatite atópica deva conter biotina em sua composição, pois um déficit da mesma pode aumentar a perda de pelo do cão afetado e piorar o estado das lesões cutâneas. Onde podemos encontrá-la?

  • Legumes
  • Cereais integrais
  • Levedura de cerveja
  • Frutos secos
  • Cenoura
  • Batata
  • Fígado de salmão.

Por sua vez, o colágeno é uma proteína que se encarrega de manter unidos os tecidos conectivos dos tendões, cartilagens, articulações, ossos, músculos e pele, entre outros. Assim, é uma substância imprescindível para manter a correta saúde da derme e, por isso, se o cão com dermatite atópica se alimenta a base de ração se recomenda optar por um produto que contenha peptídeos de colágeno.

Vitamina E

Aa vitamina E atua num papel fundamental na prevenção da oxidação celular do cão e, consequentemente, no cuidado da pele. Por isso, oferecer rações e dietas ricas em vitaminas é obrigatório para manter o animal saudável e forte. Assim, a vitamina E, além de favorecer a pele do cão atópico, reduzir as coceiras provocadas pela dermatite e acelerar o processo de regeneração da derme, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e fomenta, também, a saúde ocular. Alimentos como os:

  • Vegetais de folha verde
  • Cereais como o arroz
  • E frutas como o abacate, são excelentes fontes naturais de vitamina E.
Alimentação para cães com dermatite atópica - Alimentação para cães com dermatite atópica

O que um cachorro com dermatite atópica NÃO pode comer?

Após revisar os compostos recomendados para aliviar os sintomas da dermatite atópica em cães, chega o momento de mencionar aqueles alimentos que devem ser evitados para prevenir a aparição de reações cutâneas. Devido ao fato de que muitos casos de dermatite estão relacionados com alergias alimentares, é lógico solicitar ao veterinário que identifique o alimento que causa a alergia, se houver. Uma vez encontrado, se deve eliminar por completo da dieta do cão atópico.

As alergias alimentares, geralmente, ocorrem após o consumo de um determinado ingrediente ou composto do alimento, não do produto em si, sendo os mais comuns as proteínas de carne bovina, a carne de frango, os laticínios, o ovo ou o trigo. No entanto, isso não é uma ciência exata e, portanto, também existem cães que possuem alergia a proteínas de peixes específicos ou cereais. Por isso, se recomenda optar por rações de qualidade para facilitar a digestão dos cães e reduzir os sintomas da dermatite. Caso você queira seguir uma dieta caseira, deve ser o veterinário quem deve elaborá-la.

A mudança de alimentação é suficiente para tratar a dermatite em cães?

Ainda que não exista cura para a dermatite atópica, a alimentação é o elemento principal para aliviar os sintomas da doença. No entanto, para reforçar a efetividade, se recomenda optar por petiscos e guloseimas específicos que façam parte de sua rotina alimentar.

Portanto, se aconselha optar por suplementos alimentares desenvolvidos para reforçar a barreira natural da epiderme e melhorar o aspecto da pele, ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6, que ajudam a reforçar a barreira cutânea, além de serem macios, saborosos e efetivos.

Uma vez que a alimentação do cão com dermatite atópica tenha sido adaptada e aprovada pelo veterinário, se deve adquirir um shampoo dermoprotetor. Por outro lado, considerando que a dermatite atópica também pode ser causada por fatores ambientais e agentes irritantes, como o pólen ou a poeira, se deve analisar se esses são o motivo da reação cutânea para evitar que o cão afetado entre em contato direto com esses produtos.

Agora que você já sabe mais sobre a alimentação para cães com dermatite atópica, não perca os seguintes artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação para cães com dermatite atópica, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Alimentação para cães com dermatite atópica