Advocate para gatos: para que serve, como usar e efeitos colaterais



Ver fichas de Gatos
Nenhum animal está totalmente livre da possibilidade de ser parasitado por pulgas, vermes intestinais, ácaros causadores de sarnas e verme do coração, principalmente os gatos que possuem acesso à rua ou vivem em locais com muitos animais. Até mesmo um passeio no quintal ou uma ida a um pet shop para um banho pode se tornar uma chance para esses parasitas atacarem o bichano. De qualquer maneira, a prevenção sempre é a melhor opção, pois além de evitar o sofrimento e desconforto do animal, fica menos onerosa que o tratamento de doenças.
E se existisse um medicamento que prevenisse e tratasse pulgas, vermes, sarnas e verme do coração ao mesmo tempo? Sim! Nós já temos esses produtos à venda no mercado pet e com excelentes resultados. O Advocate para Gatos, por exemplo, é efetivo contra todos esses parasitas, podendo ser utilizado com segurança em gatos. E para detalhar melhor o funcionamento do produto, o PeritoAnimal elaborou este artigo com várias explicações para auxiliar o tutor de gatos a se prevenir e tratar seu bichano contra esses indesejados parasitas. Boa leitura!
Para que serve Advocate para gatos?
O Advocate Gatos é um produto cujos princípios ativos são imidacloprida e moxidectina, de aplicação tópica e dose mensal, efetivo contra pulgas (Ctenocephalides spp.), vermes intestinais (Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense e Toxocara cati, incluindo suas larvas de quarto estágio e adultos imaturos), ácaros das sarnas otodécica e sarcóptica (Otodectes cynotis e Sarcoptes scabiei) e verme do coração (Dirofilaria immitis).
A imidacloprida é um composto ativo que age contra as pulgas e tem ação tópica. Isso significa que as pulgas morrem rapidamente após entrar em contato com os pelos do animal e não precisam picar o bichano para morrer. Isso reduz o risco de picadas e promove o alívio e bem-estar. Além disso, o produto auxilia no controle ambiental das pulgas, pois a imidacloprida é lançada no ambiente conforme o gato solta seus pelos, matando as larvas de pulgas presentes no local, interrompendo o ciclo de vida do parasita.O produto também pode ser indicado como parte do tratamento contra a Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP).
A moxidectina é frequentemente usada em cães e gatos para tratar e prevenir infestações pelo verme do coração (Dirofilaria immitis); verme redondo intestinal (Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense e Toxocara cati); parasitas externos, como ácaros da sarna (Sarcoptes, Demodex), ácaros da orelha (Otodectes) e piolhos (Trichodectes, Felicola). Esse princípio ativo é encontrado em vários produtos indicados para parasitas internos e externos.
Como dar Advocate para gatos?
O produto deverá ser aplicado mensalmente na pele do animal, de acordo com os seguintes passos:
- Retire a bisnaga do medicamento da embalagem;
- Segure-a com a tampa para cima, na posição vertical, e em seguida retire a tampa. Em seguida, recoloque a tampa no sentido inverso e gire-a, quebrando o lacre;
- Abra o pelos na região dorsal, perto da nuca, e aplique todo o conteúdo da bisnaga na pele seca;
- O pelo ficará com um aspecto oleoso, mas voltará ao normal dentro de algumas horas.
Deve-se evitar a aplicação perto da região dos olhos ou da boca, para evitar irritações. Não permitir que outros animais fiquem lambendo o produto, pois ele possui sabor amargo e ocasionalmente pode ocorrer salivação, não sendo esse um sinal de intoxicação, resolvendo-se em alguns minutos. Caso o seu gato use coleira, esta deverá ser retirada antes da aplicação, recolocando-a novamente apenas quando o produto estiver seco e com os pelos sem a aparência de oleosos.
Quanto tempo dura o efeito do Advocate no gato?
O fabricante do produto sugere que seja aplicada uma dose mensal. O produto permanece ativo se o animal ocasionalmente molhar-se (como nadar ou tomar chuva) ou tomar banho entre os tratamentos mensais.Não é necessário banhar o gato antes da aplicação.
Caso o animal esteja muito sujo e seja necessário uma higienização, recomenda-se primeiro banhar o animal, aplicando o produto em seguida, uma vez que o pelo e a pele estejam totalmente secos. Caso o gato conviva com outros animais, é recomendado separá-los, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dele e dos outros. Não é necessário deixá-los separados por muito tempo, somente até a secagem completa do medicamento.
Efeitos colaterais do Advocate nos gatos
Em alguns animais, pode ocorrer sensibilidade transitória na pele, incluindo coceira, eritema no local da aplicação e letargia. Nos casos de irritação, desconforto ou sensibilidade, dar banhono animal com água morna abundante e sabão neutro, até a completa remoção do produto. O produto pode ser utilizado em fêmeas gestantes com segurança, mas deve ser evitado em filhotes com menos de nove semanas e gatos com menos de um kg de peso corporal.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Advocate para gatos: para que serve, como usar e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Advocate Gatos. Meu Pet – para petz felizes e saudáveis. Disponível em https://meupet.elanco.com/br/nossos-produtos/advocate/advocate-gatos. Acesso em 08/05/2025.
- Advocate Gatos. Vetsmart. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/produto/1042/advocate-gatos. Acesso em 08/05/2025.