menu
Partilhar

Galinha sedosa

Atualizado: 30 março 2022
Galinha sedosa

As galinhas sedosas são caracterizadas por sua aparência fofa e espetacular. No entanto, esta não é a única característica notável, pois elas têm muitas histórias para contar, já que são uma raça muito antiga de galinhas. São galinhas com um forte instinto materno, cuidando de seus pintinhos e defendendo-os ao máximo, razão pela qual são tão apreciadas no mundo avícola. Mas isso é apenas a ponta do iceberg, você ficará para descobrir os demais fatos sobre as galinhas sedosas?

No PeritoAnimal compartilhamos todas as características da galinha sedosa para que você possa conhecê-las e descobrir sua história, continue lendo!

Origem
  • Ásia
  • Japão

Origem da galinha sedosa

A galinha sedosa tem uma variedade de nomes: galinha moçambicana ou galinha pintada por causa da cor de sua pele; galinha sedosa preta por causa da suavidade de sua plumagem ao toque; ou galinha sedosa japonesa ou galinha silkie pelo mesmo motivo. O que é certo é que esta galinha é originária do Japão. No entanto, em alguns lugares também é conhecida como galinha sedosa chinesa ou apenas galinha chinesa.

Embora não se soubesse que existia antes do século XII, algo que foi registrado nos documentos do famoso Marco Polo, suspeita-se que a raça é ainda mais antiga, e sua origem filogenética não é conhecida com certeza. Estas galinhas começaram a ser levadas para o continente europeu por volta do século XVIII, onde foram inicialmente consideradas uma nova ave, não uma galinha.

Na Ásia, elas eram considerados animais de aplicação medicinal, atribuindo propriedades curativas e terapêuticas à sua carne, penas e ovos. Para obter estes remédios, a galinha deve que ser abatida com muito cuidado e de acordo com um protocolo específico. Hoje, elas são mais consideradas como galinhas domésticas, exceto em algumas fazendas onde cumprem funções tradicionalmente desempenhadas por galinhas chocas, pois não são boas poedeiras, mas são ótimas na incubação e no cuidado de pintinhos.

Características físicas da galinha sedosa

Uma galinha sedosa é uma galinha de tamanho médio, com um peso que varia de 800 gramas a um quilo em galinhas e de 1 a 1,3 quilo em galos. Sua característica mais distintiva, além de sua plumagem, é que tem 5 dedos nas patas, quando três ou quatro são comuns nestas aves. A cabeça é curta e arredondada, com um bico igualmente curto e olhos pequenos e escuros, com uma pluma de penas que se inclina para trás, atingindo suas orelhas azuis.

Apesar do exposto acima, entre as características da galinha sedosa, sem dúvida a mais característica e valorizada é sua plumagem exuberante. É muito abundante e densa, consistindo de penas sem nervuras. Há um brilho muito bonito, especialmente no ráquis e na barbela. É extremamente sedosa e 5 variedades se distinguem pela cor das penas: branco, azul, cinza prateado, preto e castanho selvagem. O mais icônico é o branco, que contrasta com a cor preta-azulada de sua pele.

Comportamento e personalidade da galinha sedosa

Devido à personalidade afetuosa e carinhosa das galinhas sedosas, elas se tornaram, ao longo dos anos, uma das galinhas domésticas mais populares. A raça é altamente valorizada como um animal de companhia, o que não é surpresa para aqueles que interagem com elas.

Elas são famosas por seu forte instinto materno, pois, embora não sejam muito boas como galinhas poedeiras, são excelentes incubadoras. Mas elas se destacam não apenas no que diz respeito à eclosão dos ovos, mas também no cuidado dos pintinhos, tanto recém-nascidos quanto ao longo de seu desenvolvimento maturacional. Até mesmo os galos são bons na criação, garantindo que os pintos sejam bem alimentados, incentivando-os a comer e ensinando-os a forragem.

Se você encontrou um pintinho abandonado ou ferido e decidiu adotá-lo para garantir sua sobrevivência, a primeira coisa a fazer é visitar o veterinário para tratá-lo. Não deixe de conferir nosso artigo com boas sugestões de nomes para pintinhos.

Reprodução da galinha sedosa

Estima-se que uma galinha sedosa põe, em média, cerca de 50-60 ovos por ano. Em comparação com outras raças de galinhas, este número é bastante baixo, o que é curioso para estes animais. Seus ovos pesam entre 35 e 45 gramas, têm uma casca de cor creme e, após um período de incubação de aproximadamente 21 dias, os pintos eclodirão. Nessa época, logo após o nascimento, os pintinhos não têm boa aparência, pois são bastante frágeis e a penugem é viscosa e gruda em seus pequenos corpos. Mas à medida que amadurecem, eles assumem a aparência adorável de pintinhos fofos e macios.

As fêmeas são tão boas incubadoras que muitas vezes lhes é confiada a incubação de ovos muito frágeis, como ovos de faisão, pois as taxas de sucesso são realmente altas, o que, dada a complexidade da tarefa, é altamente louvável.

É importante lembrar que não devemos adotar galinhas para criá-las e explorá-las, elas são seres sensíveis que merecem gozar de uma vida digna. Seu melhor lar é seu habitat natural, mas se você decidir adotar uma galinha sedosa porque a resgatou da indústria, a encontrou abandonada ou ferida, tenha em mente que ela merece ser amada e respeitada.

Cuidados com a galinha sedosa

Se quisermos ter uma galinha sedosa como animal de estimação, devemos levar em consideração uma série de aspectos relativos a seus cuidados e necessidades. Uma delas é ter uma área espaçosa para a galinha, bem como um lugar para ela se empoleirar, que recebe luz solar e é bem ventilada. É muito importante ter um espaço onde a galinha possa se movimentar livremente, apanhar sol, ciscar, tomar banhos de terra e, em resumo, aproveitar o ar livre. Uma galinha sem acesso ao ar livre não será nada feliz. É claro que nunca devemos confinar uma galinha sedosa, ou qualquer outra galinha, em uma gaiola.

Para que uma galinha sedosa esteja nas melhores condições, é importante que você lhe forneça uma ração de alta qualidade, mantendo um olho na composição de seu alimento. Você também deve certificar-se de que o bebedouro e o galinheiro estejam limpos e que haja sempre água fresca disponível. Descubra o que as galinhas comem neste outro artigo.

Também é essencial poder identificar quando sua galinha está saudável e quando aparecem sintomas preocupantes que podem fazer com que você suspeite que sua galinha está doente. Para fazer isso, você deve saber distinguir quando o bico, as penas, os olhos e as mucosas parecem saudáveis, limpos e com boa cor, e quando você deve ficar alarmado e ir ao veterinário, como no caso do aparecimento de secreções mucosas ou estranhas. A este respeito, recomenda-se a realização de controles veterinários regulares.

Agora que você já sabe tudo sobre a galinha sedosa, não perca este outro artigo sobre Como criar galinhas.

Fotos de Galinha sedosa

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha sedosa

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha sedosa
1 de 6
Galinha sedosa

Voltar ao topo da página