Xaropes para cahorro gripado
Ver fichas de Cachorros
A tosse nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo. É a tentativa de expulsar algo que esteja fazendo mal ao indivíduo para fora do seu sistema respiratório. No entanto, em algumas situações, a tosse pode ser excessiva e causar desconforto no cachorro, como uma tosse alérgica, por exemplo. Nesses casos, os xaropes podem ser utilizados, sempre com muita cautela e com orientação do médico veterinário.
Os xaropes possuem mecanismos de ação diferentes, podendo ser benéficos para algumas doenças e prejudicias para outras. O ideal é buscar a causa da tosse e analisar se o uso do xarope é adequado ou não. Tosses produtivas não devem ser inibidas, mas as tosses secas podem ser contidas caso estejam causando muito desconforto ao animal. As causas de tosse também podem variar bastante, havendo a possibilidade de ser até mesmo um alerta sobre a saúde do coração do amigo peludo.
Neste artigo, o PeritoAnimal vai te dar algumas dicas sobre o assunto e até indicar xaropes para cahorro gripado, para você ficar mais informado e tranquilo. Boa leitura!
Pode dar xarope para o cachorro?
Sim, mas deverá ser prescrito pelo médico veterinário. Nem toda doença que deixa o animal tossindo pode ser controlada por xaropes. A tosse produtiva, por exemplo, aquela que faz com que ocorra expectoração, não deve ser inibida, pois ela serve justamente para expulsar dos pulmões e da traquéia a secreção acumulada. Cada tipo de tosse deverá ser observada com atenção, e o uso do xarope ser analisado com muita cautela.
Quais os melhores xaropes para cachorro?
Existem vários xaropes específicos para cachorros, com diversos princípios ativos. Além desses, ainda são utilizados alguns xaropes de uso humano. Para te ajudar a ficar mais por dentro do assunto, descrevemos alguns xaropes utilizados em cachorros:
- Tossecanis: é uma preparação para uso oral, sob a forma de xarope, formulada especificamente para cachorros, cuja base medicamentosa é o di-ter-butil naftaleno sulfonato de sódio associado a extratos de plantas, com ação no trato broncopulmonar como balsâmico e expectorante. Exerce a sua ação sobre os centros tussígenos, atuando sobre as secreções brônquicas acumuladas, fluidificando-as e facilitando a sua remoção, com o consequente alívio que isto acarreta, acalmando a tosse.
- Vibral: é um xarope de uso humano, mas pode ser utilizado em cachorros, desde que prescrito pelo médico veterinário. É um medicamento que age bloqueando os receptores da tosse. Apresenta uma discreta ação antialérgica, podendo ser usado no tratamento da tosse associada à condição alérgica. A dropropizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, com início de ação entre 15 a 30 minutos após a sua administração por via oral. Doses excessivas podem causar sonolência no cachorro.
- Codeína: É indicada no tratamento da dor moderada, associada ou não a anti-inflamatórios não esteroidais. Pode ser usada como antitussígeno. No entanto, sua eficácia em animais como analgésico e antitussígeno não foi estabelecida.
- TUSSEDAN Xarope: atua nas infecções das vias respiratórias e na asma brônquica dos animais domésticos. Em sua formulação possui princípios ativos que agem eficazmente, trazendo alívio imediato para o incômodo da tosse. Possui como princípios ativos bromolactobionato de cálcio, sulfoguaiacolato de potássio, cloreto de amônio, Tintura de Lobelia e Xarope de Poligala.
Xaropes caseiros para cachorro gripado
O uso de xaropes caseiros não é indicado para cães. No entanto, alguns cuidados podem ajudar o peludo a se recuperar mais rápido de uma gripe. E aí vão algumas dicas:
- Mantenha o cachorro sempre aquecido, em local sem vento ou friagem e protegido da chuva, com algum pano ou colchão para deitar, evitando que se deite diretamente no chão;
- Ofereça muita água para ele. Aqui vale usar caldos, comida úmida, refrigerante de cachorro e sachês. O importante é que ele se mantenha hidratado;
- Evite dar banhos durante alguns dias, pelo menos até que ele esteja totalmente recuperado;
- Ofereça alimentos pastosos e mornos caso ele não queira se alimentar. Aquecer o alimento ressalta o seu cheiro, o que pode ser bastante útil para cães com congestão nasal e dificuldades para sentir o aroma da comida;
- Procure ajuda do médico veterinário caso ele não melhore. E lembre-se de que o tratamento correto deverá ser iniciado o mais breve possível, para que o cachorro restaure sua saúde e qualidade de vida.
Efeitos colaterais dos xaropes para cachorro
lguns xaropes podem causar letargia, sonolência, aumento ou diminuição do apetite, sede, tremores e ansiedade nos cachorros. Tudo vai depender do xarope utilizado e da dose administrada. Normalmente, quando utilizados na dose indicada, não causam efeitos colaterais.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Xaropes para cahorro gripado, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Bula do Tossicanis. Disponível em https://consultaremedios.com.br/tossicanis-para-caes-provets/bula. Acesso em 31/10/2024.
- Bula do Vibral. Disponível em https://consultaremedios.com.br/vibral/bula. Acesso em 31/10/2024.
- Codeína. VetSmart. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/produto/1882/codeina. Acesso em 31/10/2024.