Troca de dentes do cachorro

Troca de dentes do cachorro

Ter um filhote de cachorro em casa é descobrir todo um mundo novo, tanto para ele como para nós, pois são várias as mudanças pelas quais um cachorro passa entre as quais a mudança dos seus dentes, um processo que pode surpreender se você nunca cuidou de um cachorro antes.

Este processo pode passar despercebido no caso de não ocorrerem complicações, mas se soubermos um pouco mais sobre a troca de dentes do cachorro poderemos acompanhar o nosso animal de estimação também durante esta mudança. Neste post do PeritoAnimal esclarecemos informações importantes sobre esse processo: com quantos meses o cachorro troca o dentes, os sintomas dessa troca e o que fazer para que o processo ocorra da maneira menos dolorida e mais saudável possível.

Cachorro troca dentes?

Sim, assim como criança cachorro perde dente. A dentição de um filhote de cachorro conta com 28 dentes de leite que à medida que vão caindo dão lugar a uma dentadura definitiva com 42 peças dentais. Então, quando nos perguntamos quantos dentes tem um cachorro devemos lembrar que essa resposta é diferente dependendo da idade dele: cachorros adultos têm 42 dentes na sua dentadura definitiva e filhotes com menos de 4 meses têm 28 dentes de leite.

Com quantos meses o cachorro troca os dentes?

Os dentes de lente começam a nascer em um cachorro recém-nascido a partir dos 15 dias de vida, quando começam a abrir os olhos e a explorar o ambiente. De qualquer forma, esse acompanhamento pode ser feito pelo próprio tutor, revisando a boca do filhote, e pelo veterinário ou veterinária durante as consultas para seguir o calendário de vacinas e desparasitações, indispensáveis nessa fase.

Depois, a troca definitiva inicia-se aproximadamente aos 4 meses e acaba entre os 6 e 9 meses, embora este período de tempo possa variar sempre dependendo do cachorro e da sua raça. Em alguns cachorros a dentição definitiva pode continuar se desenvolvendo até o primeiro ano de vida.

Sintomas de dente nascendo em cachorro

Este processo passa muitas vezes despercebido, uma vez que o cachorro não mostra nenhum sinal de dor e, por vezes chega a engolir os dentes. É por isso que pode ser difícil perceber quando o dente do cachorro cai. Um dos principais sintomas da mudança de dentadura é o desejo de morder, este desejo vem acompanhando de incômodos nas gengivas e uma ligeira dor ou ficar com as gengivas levemente inflamadas.

O que fazer quando o cachorro troca os dentes?

A nossa intervenção deve ser mínima porque se trata de um processo fisiológico e completamente normal, mas você pode revisar ocasionalmente para ter certeza que a troca de dentes acontece naturalmente. O que também se pode fazer é aliviar a dor que a troca de dentes no cachorro causa com brinquedos molezinhos e frios.

Se o cachorro tiver brinquedos moles para morder terá mais recursos para administrar a dor e a gengivite. É importante que estes sejam suaves, tenha em conta que os brinquedos mais duros não são recomendáveis até aos 10 meses. Outra dica é esfriar os brinquedos para diminuir o inchaço caso haja.

Os ossos também não são uma boa opção porque são demasiado duros e consistentes, guarde-os para quando o cão crescer. Do mesmo modo, durante este período de tempo, também não será necessário que escove os dentes do seu cachorro, a acumulação de tártaro e placa apenas ocorre nestas primeiras etapas.

Para aliviar a dor e o inchaço, uma alternativa para os dias quentes é oferecer sorvete. No vídeo abaixo deixamos uma receita específica para eles:

Esteja atento a possíveis complicações

Por vezes pode ser que os dentes de leite não caiam apesar da força que o dente definitivo exerce. Neste casos podem ocorrer algumas complicações.

Se você perceber que no período de tempo previsto o seu cachorro não trocou todos os seus dentes, é importante que você consulte um veterinário. Pois isso pode comprometer a mordida do cachorro, ou seja, pode fazer com que o encaixe da sua mandíbula não seja o adequado. Além disso, perante estes casos a visita ao veterinário é bastante necessária porque o aumento da dor pode ser considerável, além do surgimento de feridas, inflamação nas gengivas e crescimento inadequado das peças dentais, deixando com uma aparência de cachorro com dente para fora. É por isso que a avaliação veterinária é indispensável já que, em alguns casos, uma pequena intervenção cirúrgica pode ser necessária para desprender essa peça temporária e permitir o desenvolvimento da dentição definitiva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Troca de dentes do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.