Curiosidades do mundo animal

Tipos de corvos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 1 setembro 2023
Tipos de corvos

Você sabe quantas espécies de corvos existem? Os corvos pertencem ao gênero Corvus e correspondem a um tipo de ave de médio a grande porte. Quase todas as espécies estão distribuídas nas zonas temperadas dos diferentes continentes, exceto pela América do Sul e algumas ilhas. São considerados animais inteligentes, capazes de usar ferramentas e também de se agregar a outros animais para obter benefícios, como com os lobos. Nesse sentido, os corvos indicam através de sons se há algum animal doente ou ferido. Dessa forma, a matilha mata a presa em questão e o corvo obtém alimento. Assim, foi estabelecido que, embora com estruturas cerebrais diferentes, essas aves têm funções semelhantes a dos primatas. Sua dieta é muito variada e, por isso, são considerados onívoros.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os tipos de corvos que existem. Na verdade, existem mais de 40 espécies dessas aves, por isso vamos destacar as principais.

Também lhe pode interessar: Animais carniceiros: tipos e exemplos

Índice

  1. Corvo-comum
  2. Gralha-preta
  3. Corvo malhado
  4. Corvus bennetti
  5. Corvo-americano
  6. Corvus cryptoleucus
  7. Corvo-do-havaí
  8. Corvus fuscicapillus
  9. Corvus ossifragus
  10. Gralha-indiana
  11. Outros tipos de corvos
  12. Existe corvo no Brasil?
Ver mais >>

Corvo-comum

O corvo-comum (Corvus corax) é o tipo de corvo com a distribuição mais ampla que existe, uma vez que está presente em todo o Hemisfério norte. Um indivíduo adulto mede entre 54 e 67 cm, pesando entre 700g e 2 kg. Geralmente aqueles que vivem mais ao norte tendem a ser maiores. A cor das penas é preto brilhante.

O corvo-comum habita uma enorme variedade de ecossistemas, como diversos tipos de florestas, áreas costeiras, regiões montanhosas, florestas temperadas e também certas áreas urbanas. A dieta varia conforme a disponibilidade da área. Contudo, em algumas regiões esses corvos são principalmente carniceiros, dependendo de outros animais para caçar e dilacerar a vítima primeiro, para depois poderem se alimentar dela. Eles também incluem certos vegetais em sua dieta. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Corvo-comum

Gralha-preta

A gralha-preta (Corvus corone) tem origem no norte da Ásia e da Europa, onde possui uma distribuição muito ampla, embora também esteja presente em uma extensão muito menor no norte da África. Em média, tem aproximadamente 50 cm e a cor de sua plumagem é preta com um certa tonalidade esverdeada ou roxa.

Este tipo de corvo vive em habitats diversificados, como áreas abertas com árvores isoladas, áreas costeiras, falésias, plantações de cultivo misto e áreas urbanas. Consome principalmente carne putrefata, entretanto também pode comer insetos, minhocas, ovos, anfíbios, peixes, pequenos mamíferos, nozes, frutas e grãos. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Gralha-preta

Corvo malhado

O corvo malhado (Corvus albus) é o tipo de corvo com maior presença na África. Mede entre 46 a 52 cm e pesa cerca de 500g. O nome corvo malhado provavelmente tem a ver com a combinação de branco e preto intenso em suas penas.

Tem como habitat principalmente os campos abertos, geralmente próximos aos centros urbanos. De fato, é muito comum que ele se associe a espaços próximos aos dos humanos, ainda que não estabeleça uma relação direta com eles. Não está presente nas florestas tropicais do continente africano. Alimenta-se principalmente de carniça, mas consegue caçar insetos, pequenos mamíferos, répteis e morcegos. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Corvo malhado

Corvus bennetti

O Corvus bennetti é um tipo de corvo natural da Austrália, presente principalmente nas áreas secas ou desérticas, áreas cultivadas e áreas rurais. É uma ave pequena, medindo entre 35 e 45 cm. Não é um corvo carniceiro como outras espécies, uma vez que se alimenta de certos insetos, cereais e sementes.

Caracteriza-se por apresentar uma plumagem totalmente preta. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Corvus bennetti
Imagem: ebird.org

Corvo-americano

O corvo-americano (Corvus brachyrhynchos) é uma ave nativa da América do Norte, sendo comum principalmente no Canadá, Estados Unidos e México, além de também estar presente no território ultramarino francês das ilhas Saint-Pierre e Miquelon. Mede entre 40 e 50 cm e pesa entre 300 e 600g. Sua plumagem é totalmente preta, distinguindo-se do corvo comum por ser menor.

Habita praticamente todos os tipos de ecossistemas das regiões em que se encontra, exceto pela tundra ártica. É encontrado em bosques, desertos, grandes cidades, entre outros. É um caçador ativo que se alimenta de todos os tipos de invertebrados, peixes, pequenos pássaros e mamíferos, anfíbios, carne putrefata, lixo humano, frutas e sementes. Seu risco de extinção também é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Corvo-americano

Corvus cryptoleucus

O Corvus cryptoleucus tem origem em certas áreas dos Estados Unidos e do México, onde se desenvolve em grandes planícies, espaços abertos, secos e cheios de árvores.

Mede entre 45 e 50 cm. Quanto a cor, é totalmente preto com tonalidade azulada ou roxa quando exposto à luz direta. Sua dieta é baseada em invertebrados, ovos, pequenos répteis, carniça e cactos. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Corvus cryptoleucus

Corvo-do-havaí

O corvo-do-havaí (Corvus hawaiiensis) é um tipo de corvo nativo dos Estados Unidos, especificamente do Havaí, como o próprio nome já indica, e infelizmente está classificado como uma espécie extinta na natureza.

Habitava certas regiões com matas secas e também certas encostas. Metade de sua dieta baseava-se em invertebrados, como insetos e aracnídeos, e a outra em determinadas flores, frutas e ovos. Sua extinção ocorreu principalmente pela transformação do seu habitat. Os poucos indivíduos que restaram são criados em cativeiro, sendo feitas algumas solturas em espaços monitorados.

Tipos de corvos - Corvo-do-havaí

Corvus fuscicapillus

O Corvus fuscicapillus é um tipo de corvo endêmico da Indonésia, onde habita matas virgens, manguezais, planícies e colinas. Não está presente diretamente nas costas ou em habitats abertos.

Em média, mede cerca de 56 cm. Sua cabeça e pescoço são preto-acastanhados, enquanto o resto do corpo é preto-arroxeado. Seu principal alimento são os frutos coletados do dossel das matas por onde se movimenta. Está classificado como quase ameaçado de extinção, isto devido à forte transformação que seu habitat está sofrendo com a exploração madeireira, mineração e a construção de barragens.

Tipos de corvos - Corvus fuscicapillus
Imagem: ebird.com

Corvus ossifragus

O Corvus ossifragus é uma ave nativa do Canadá e dos Estados Unidos, desenvolvendo-se ao longo de toda a costa leste e se estendendo até o Golfo do México.

Mede cerca de 40 cm no máximo, e o maior peso que chega a pesar é de 320g nos machos e 280g nas fêmeas. Habita sistemas fluviais, isto é, pântanos, rios, lagos e áreas adjacentes. Alimenta-se principalmente de peixes, crustáceos (como caranguejos e camarões), além de pequenos répteis, ovos, pequenos pássaros e diversas frutas. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Conheça nomes de pássaros com todas as letras do alfabeto neste outro artigo do PeritoAnimal.

Tipos de corvos - Corvus ossifragus

Gralha-indiana

A gralha-indiana (Corvus splendens) é um tipo de corvo típico da Ásia, especificamente em países como Bangladesh, Butão, China, Hong Kong, Índia, Maldivas (país), Myanmar, Nepal, Paquistão, Catar, Cingapura, Sri Lanka e Tailândia, apesar de ter sido introduzido em outras regiões, incluindo a América. Geralmente, vive perto de agrupamentos humanos.

A gralha-indiana mede cerca de 40 cm e sua coloração está entre o preto brilhante e o castanho acinzentado. Alimenta-se principalmente de lixo deixado por humanos, invertebrados, pequenos mamíferos e pássaros, ovos e frutas. Seu risco de extinção é pouco preocupante.

Tipos de corvos - Gralha-indiana

Outros tipos de corvos

Já destacamos antes que existem mais de 40 espécies de corvos. Por isso, além dos abordados acima, mencionaremos outros tipos de corvos abaixo:

  • Corvus florensis (Corvus florensis)
  • Corvo-das-montanhas (Corvus albicollis)
  • Corvo-australiano (Corvus coronoides)
  • Corvo de bico grosso (Corvus crassirostris)
  • Corvo somali (Corvus edithae)
  • Corvus enca (Corvus enca)
  • Corvus imparatus (Corvus imparatus)
  • Corvo da Jamaica (Corvus jamaicensis)
  • Corvo de pescoço branco (Corvus leucognaphalus)
  • Gralha-selvática-oriental (Corvus levaillantii)

Existe corvo no Brasil?

Sim! Existem no Brasil 9 espécies de corvos mas, como você viu, nem todos os membros do gênero Corvus são chamados de corvos, pois há também as gralhas.

Assim sendo, dentre os tipos de corvos que existem no Brasil, podemos listar:

  • Gralha-azul (Cyanocorax caerulus) - habita as florestas da Mata Atlântica.
  • Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) - encontrada nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
  • Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon) - encontrada na caatinga e no cerrado brasileiro.
  • Gralha-de-nuca-azul (Cyanocorax heilprini) - habita a região amazônica.
  • Gralha-guiana (Cyanocorax cayanus) - originalmente da Guiana, é encontrada na floresta amazônica.
  • Gralha-do-pantanal (Cyanocorax cyanomelas) - vive no pantanal brasileiro.
  • Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops) - vive na Mata Atlântica e no Cerrado.
  • Gralha-violácea (Cyanocorax violaceus) - encontrada na região Norte do Brasil.
  • Cancão-da-campina (Cyanocorax hafferi) - habita a caatinga.

Qual a diferença entre corvo e gralha?

O corvo preto, mais popular da espécie, vive apenas na Europa, América do Norte e na Ásia em regiões frias. Por isso, não há esses tipos de corvos pretos no Brasil.

No entanto, como já foi explicado, corvos e gralhas pertencem à mesma família e, assim, há corvos chamados de gralhas.

Texto escrito em parceria com: Aerton Guimarães

Tipos de corvos - Existe corvo no Brasil?
Imagem: Gralha-do-pantanal/Bernard Dupont

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de corvos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 29 de dezembro de 2022.
  • IUCN (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 29 de dezembro de 2022.
  • Ownes, J. (2004). Crow as Clever as Great Apes, Study Says. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com/animals/article/crow-as-clever-as-great-apes-study-says>. Acesso em 29 de dezembro de 2022.
  • Observador Animal. Corvos no Brasil: conheça algumas das caraterísticas e curiosidades sobre os corvos. Disponível em: <https://www.observadoranimal.com/corvos-no-brasil/>. Acesso em 29 de dezembro de 2022.
  • G1. Gralha-do-campo: um corvo brasileiro. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/02/10/gralha-do-campo-um-corvo-brasileiro.ghtml>. Acesso em 29 de dezembro de 2022.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ebird.org
Imagem: ebird.com
Imagem: Gralha-do-pantanal/Bernard Dupont
1 de 12
Tipos de corvos