PARTILHAR

Animais carniceiros: tipos e exemplos

Animais carniceiros: tipos e exemplos

Apesar da sua fama, os animais carniceiros têm um papel importantíssimo e fundamental no ciclo da vida. Graças aos animais que comem carniça a matéria orgânica pode se decompor e ficar à disposição das plantas e outros seres autótrofos. Não bastasse isso, eles também limpam a natureza de cadáveres que podem ser focos de infecções. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais são os animais carniceiros, o que são, a sua função no meio ambiente, classificações e exemplos.

Também lhe pode interessar: Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades

A cadeia alimentar

Para falar sobre os animais carniceiros, precisamos entender que uma cadeia alimentar é constituída pela relação de alimentação entre espécies diferentes dentro de um ecossistema. Ela explica como a energia e a matéria passam de uma espécie para outra dentro de uma comunidade biótica.

As cadeias alimentares costumam ser representadas com uma flecha que conecta um ser com outro, sendo que a direção do sentido da flecha representa o sentido da energia da matéria.

Dentro dessas cadeias, os organismos se organizam em níveis tróficos, de forma que os produtores primários autótrofos, são as plantas, capazes de conseguir energia a partir do sol e de matérias inorgânicas e produzir uma matéria orgânica complexa que servirá como alimento e energia aos heterotróficos ou consumidores primários como os herbívoros, por exemplo.

Esses consumidores serão os alimentos dos consumidores secundários ou depredadores, que depois servirão de alimento aos predadores ou consumidores de topo. E onde entram os animais que comem carniça nesse ciclo? O que acontece com o corpo deles quando eles morrem? Entenda a seguir.

Animais carniceiros: tipos e exemplos - A cadeia alimentar

O que são animais carniceiros

Quando os animais morrem, o corpo deles é decomposto por seres microscópicos como fungos e bactérias. Assim, a matéria orgânica dos seus corpos se converte em matéria inorgânica e volta a estar disponível para os produtores primários. Mas, esses seres minúsculos precisam de atuação de outros seres para realizar essas decomposição primária da matéria morta. E é aí que os animais carniceiros entram na história.

Os animais que se alimentam de carne em decomposição evoluíram para depender de organismo que já estão mortos ao invés de caçar o seu próprio alimento, A maioria deles é carnívora e alguns onívoros se alimentam de matéria vegetal podre e até papel. Em algumas ocasiões os carniceiros podem até caçar o seu próprio alimento, mas isso só acontece em situações de fome extrema, quando a presa já está quase morta. Existem vários tipos de animais carniceiros, você já vai conhecê-los a seguir.

Animais carniceiros terrestres

As espécies mais conhecidas de animais carniceiros terrestres são encontradas em algumas partes da África. É bem provável que você já tenha visto hienas em ação em algum documentário. Elas são animais carniceiros da savana e estão sempre alerta para roubar alimento caçado pelo leões e outros grandes predadores.

Surrupiar um presa de uma alcateia de leões é algo bem difícil já que quando eles superam a quantidade de hienas se defenderão, literalmente, com unhas e dentes. As hienas podem esperar até que os leões se saciem ou tentar roubar a presa de outros predadores solitários, como leopardos ou guepardos. Além disso, elas também podem caçar animais doentes ou feridos que não podem se mexer.

Outro grupo animais bem característico entre os animais carniceiros, mas menos conhecidos por essa função, são os insetos. Dependendo da espécie eles podem ser carnívoros, como os marimbondos carniceiros, ou onívoros, como as baratas, que podem até se alimentar de papel ou tecido.

Também existem os cachorros carniceiros, sejam indivíduos pertencentes à espécie Canis lupus familiaris, o cachorro doméstico (isso explica porque cachorro rola na carniça) e outras espécies como o chacal e o coiote.

Animais carniceiros: tipos e exemplos - Animais carniceiros terrestres

Animais carniceiros aquáticos

Outros exemplos de animais que se alimentam de carne em decomposição, talvez menos conhecidos, são os animais carniceiros aquáticos. Os caranguejos e lagostas se alimentam de peixes mortos ou qualquer outro organismo em decomposição que esteja no ambiente aquático. As enguias também consomem peixes mortos. E o grande tubarão branco, um dos maiores preadores do oceano, também se alimenta de baleais mortas, peixes mortos e cadáveres de leões marinhos.

Animais carniceiros: tipos e exemplos - Animais carniceiros aquáticos

Aves que comem carniça

Uma das espécies de aves carniceiras mais conhecidas é o abutre. Eles fazem uma busca desde a superfície terrestre até o céu procurando animais mortos e se alimentando exclusivamente deles.

Eles têm visão e olfato super desenvolvidos. Enquanto os seus bicos e garras não são tão fortes como de outras aves, já que eles não as usam tanto para caçar. Eles também são calvos, essa adaptação os ajuda a não acumular restos de carniça entre as penas e evitar infecções por bactérias patógenas.

É claro que também existem outras árvores carniceiras, confira uma lista de aves que comem carniça e seus nomes:

  • Abutre-barbudo (abutre quebra-ossos): como o apelido sugere, essas aves carniceiras se alimentam de ossos de animais mortos. Eles pegam os ossos e os jogam de grandes alturas para quebrá-los e então comê-los.
  • Urubu-de-cabeça-preta: similar ao abutre e sua alimentação. No entanto, é mais comum ver urubu comendo carniça e lixo mais próximo a áreas habitadas por humanos, não é raro observá-los voando com detritos entre suas garras.
  • Condor: parecido com o abutre, sua característica mais marcante desse animal carniceiro é que ele vigia a sua presa morta durante vários dias antes de descer para se alimentar dela.
  • Abutre-do-egito: esse tipo de abutre é o última ave carniceira a aparecer na hora da carniça. Eles se alimentam de pele e daquela carne que fica grudada no osso.Além disso, complementam a sua dieta com ovos de pequenos animais, insetos ou excrementos.
  • Corvo: são aves que comem carniça mais oportunistas e se alimentam de animais atropelados e outros restos de animais mortos, mas o corvo que come carniça também caça pequenos animais.
Animais carniceiros: tipos e exemplos - Aves que comem carniça

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais carniceiros: tipos e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Animais carniceiros: tipos e exemplos

Vídeos relacionados com Animais carniceiros: tipos e exemplos

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maycon Douglas
Interessante, amo biologia.
Animais carniceiros: tipos e exemplos
1 de 5
Animais carniceiros: tipos e exemplos

Voltar ao topo da página ↑